Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior acerca da contabilidade tributária e sua influência na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29064Palavras-chave:
Didática; Ensino da Contabilidade; Área fiscal; Ensino Superior; Conteúdos Tributários.Resumo
A falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão a fazer sobre a Contabilidade Tributária é uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Partindo do pressuposto da relevância da contabilidade tributária, na formação do profissional de contabilidade, evidenciaria então, ao futuro profissional da contabilidade, maior habilidade no tratamento tributário. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre a importância do conhecimento em contabilidade tributária para sua formação. Para coleta de evidências, utilizou-se de uma pesquisa quantitativa através de amostragem não probabilística e, aplicação de questionário elaborado na plataforma do Google Formulários®, e aplicado aos acadêmicos e egressos de uma Instituição de Ensino Superior de Manaus–AM. Com um total de 29 respostas, as análises indicaram que os alunos acreditam que o conhecimento contábil tributário é fornecido suficientemente na IES. Evidencia-se que esta pesquisa possa contribuir com os discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis, no sentido de proporcionar uma visão mais aprofundada acerca das principais e mais recorrentes competências do profissional contábil, possibilitando que seja ofertado pelos docentes um ensino mais efetivo na formação profissional de seus alunos e também servir como facilitador para os discentes definirem com maior segurança sua área de especialização, com base nos requisitos do mercado de trabalho.
Referências
Azeredo Filho, P. O. (2020). Metodologias Ativas de Ensino Aplicadas no Curso de Graduação de Ciências Contábeis: Uma transformação necessária. QUALIA: a ciência em movimento, 6(1), 120-122.
Barbosa, K. F., & Rêgo, T. D. F. (2019). Percepcao dos discentes do curso de graduacao em ciencias contabeis da universidade federal rural do semiarido, quanto a carga tributária nacional. Revista Razão Contábil & Finanças, 5(1),1-18.
Campos, A. F. R., da Silva, A. A. V. R., da Silva Neta, M. D. C., & dos Santos Araujo, V. (2020). Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior. Refas-Revista Fatec Zona Sul, 7(2), 1-16.
Da Silva Lima, M. A., & Martins, Z. B. (2020). A percepção de discentes de ciências contábeis acerca do exame de suficiência do conselho federal de contabilidade. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 7(1), 118-135.
De Andrade Simões, M. P., de Melo, L. S. A., Batista, F. F., & Cirne, G. M. P. (2018). Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 6(3), 75-95.
De Carvalho Almeida, L. F., Machado, M. R. R., Machado, L. S., ZANOLLA, E. (2017). Análise bibliometrica da produção científica brasileira sobre planejamento tributário. ConTexto, 17(35), 36-54.
De Vargas, S. B., Scherer, A. P. Z., & Garcia, L. S. (2020). As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3885-3905.
De Oliveira, A. J., Raffaelli, S. C. D., Colauto, R. D., & Nova, S. P. D. C. C. (2013). Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 236-262.
Delfino, G. S., Floriano, V. A., da Silva, C. E. A., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 10(16), 001-017.
Delfino, G. S., Floriano, V. A., da Silva, C. E. A., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 10(16), 001-017.
Do Nascimento, R. S., & de Santana Pinho, R. C. (2020). Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Ambiente Contábil, 12(1), 295-316.
Dos Santos Nunes, A., João Valeretto, G., & de Jesus da Silva, T. B. (2021). A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas. Revista FSA, 18(3), 77-100.
Marinho, C. C., Severiano, V. V., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior sobre seu papel em sua formação profissional. CAFI, 4(1), 94-113.
Moreira, C. S., de Souza, J. M., Araujo, A. O., & de Lima, D. H. S. (2020). Aprendizagem baseada em problemas: Relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade, 21(3), 84-96.
Marques, L., & Biavatti, V. T. (2019). Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 12(2), 24-47.
Ribeiro, S. P., Rai, C. G., Molina, M. V., Araújo, T. S., & Rizzo, M. R. (2021). Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes. Revista Contabilidade e Controladoria, 13(2), 45-63.
Rocha, A. G. P., Figueirêdo Junior, H. S. D., & Correa, D. M. M. C. (2012). Análise comparativa de desempenho do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará no Enade 2006. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 2(3), 105-120.
Silva, M. A., & Morais, M. Í. (2015). Contabilidade Tributária: percepção da importância do conhecimento da disciplina por discentes de uma Instituição de Ensino Superior de Tangará da Serra–MT. Revista UNEMAT de Contabilidade, 4(7), 24-51.
Stupp, D. R., Flach, L., Fernandes, F., & de Mattos, L. K. (2020). Impacto da Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade na Análise do Capital de Giro. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 10(1), 1-17.
Tan, L. M., & Laswad, F. (2015). Academic performance in introductory accounting: Do learning styles matter?. Accounting Education, 24(5), 383-402.
Venturini, L. D. B., Vilanova, B. M., & Bianchi, M. Percepção dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis sobre a Absorção e Domínio do Conteúdo da Disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(3), 173-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Ribeiro da Silva; Elison de Souza Sevalho; Ansselmo Ferreira dos Santos; Ires Paula de Andrade Miranda; Adenes Teixeira Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.