Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior acerca da contabilidade tributária e sua influência na formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29064

Palavras-chave:

Didática; Ensino da Contabilidade; Área fiscal; Ensino Superior; Conteúdos Tributários.

Resumo

A falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão a fazer sobre a Contabilidade Tributária é uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Partindo do pressuposto da relevância da contabilidade tributária, na formação do profissional de contabilidade, evidenciaria então, ao futuro profissional da contabilidade, maior habilidade no tratamento tributário. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre a importância do conhecimento em contabilidade tributária para sua formação. Para coleta de evidências, utilizou-se de uma pesquisa quantitativa através de amostragem não probabilística e, aplicação de questionário elaborado na plataforma do Google Formulários®, e aplicado aos acadêmicos e egressos de uma Instituição de Ensino Superior de Manaus–AM. Com um total de 29 respostas, as análises indicaram que os alunos acreditam que o conhecimento contábil tributário é fornecido suficientemente na IES. Evidencia-se que esta pesquisa possa contribuir com os discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis, no sentido de proporcionar uma visão mais aprofundada acerca das principais e mais recorrentes competências do profissional contábil, possibilitando que seja ofertado pelos docentes um ensino mais efetivo na formação profissional de seus alunos e também servir como facilitador para os discentes definirem com maior segurança sua área de especialização, com base nos requisitos do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Discente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM, Brasil.

Elison de Souza Sevalho, Universidade do Estado do Amazonas

Possui Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2016), Especialização em Tutoria em EAD e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2017), atualmente Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de BIONORTE vinculada a Universidade do Estado do Amazonas, desenvolvendo a Tese na Universidade Federal do Amazonas. Os termos mais frequentes atualmente na contextualização da produção científica e tecnológica são: biotecnologia para produção de biocompostos; biotransformação de substâncias orgânicas; fungos endofíticos isolados da floresta Amazônica.

Ansselmo Ferreira dos Santos, Instituto Federal do Amazonas

Atualmente é professor IFAM-Campus Maués, Possui doutorado em Agronomia Tropical (UFAM), mestre em Agronomia Tropical (UFAM), Pós Graduação "Latu Sensu" com especialização em Gestão do Agronegócio Café - FIA/ASCAFÉ (2011), graduação em Agronomia pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (2008).

Ires Paula de Andrade Miranda, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Doutorado em Ciências Biológicas, área Botânica com especialidade em Biopalinologia (Sandwich) Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) e INPA no Museum National d'Histoire Naturelle de Paris /Institut Pasteur em 1993. Pesquisadora Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Professora e orientadora do Programa de Pós Graduação da Rede Bionorte. Foi coordenadora do Departamento de Botânica do INPA no período (1995/1999), Líder do Grupo de Pesquisas e Laboratório de Estudos em Palmeiras da Amazônia (LABPALM/COBIO/INPA), atua no estudo de inventários, mapeamento de insumos vegetais e cadeias produtivas regionais, além de estudos morfológicos, químicos e bioquímicos do pólen. Publicou vários artigos indexados, livros e capítulos de livros, trabalhos em anais e resumos de eventos nacionais e internacionais, produções e exposições técnicas. Orientou e orienta trabalhos de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado, Foi agraciada em 2011 como 1º colocada na Categoria Social com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente com o projeto Criação de Núcleo Itinerante de Apoio Educacional Informal para a Modernização da Agricultura Familiar no Estado do Amazonas. Foi representante titular do Comitê Técnico da Cadeia Produtiva da Piaçava do Estado do Amazonas. Foi Membro Titular do Comitê de Assessoramento de Ciências Biológicas da FAPEAM e consultora Ad hoc. Membro do Conselho do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte. Presidiu o Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Área de Botânica - PIBIC-PAIC/INPA. Consultor Ad hoc da Revista Científica Pesquisa Agropecuária Tropical, além de outras nacionais e internacionais. Coordenou vários projetos interinstitucionais e multidisciplinares nacionais e internacionais. Atua na formação de recursos humanos em pesquisas, em cursos de Pós-graduação e graduação.

Adenes Teixeira Alves, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências Contábeis com Pós Graduação em Direito Tributário. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Doutorando em Biotecnologia pela Rede de biodiversidade e biotecnologia da Amazônia - BIONORTE da Universidade Federal do Amazonas. Professor no ensino a Distância no curso em Administração Pública nas disciplinas Teoria das Finanças Publicas e Legislação Tributária e Comercial pela Universidade Federal do Amazonas, sendo Perito Judicial Federal pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Republica Federativa do Brasil. Atualmente exerce a chefia do departamento do curso em Ciências Contábeis e Coordenador na Pós Lato Sensu do curso em Contabilidade e Finanças Públicas na Universidade Federal do Amazonas.

Referências

Azeredo Filho, P. O. (2020). Metodologias Ativas de Ensino Aplicadas no Curso de Graduação de Ciências Contábeis: Uma transformação necessária. QUALIA: a ciência em movimento, 6(1), 120-122.

Barbosa, K. F., & Rêgo, T. D. F. (2019). Percepcao dos discentes do curso de graduacao em ciencias contabeis da universidade federal rural do semiarido, quanto a carga tributária nacional. Revista Razão Contábil & Finanças, 5(1),1-18.

Campos, A. F. R., da Silva, A. A. V. R., da Silva Neta, M. D. C., & dos Santos Araujo, V. (2020). Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior. Refas-Revista Fatec Zona Sul, 7(2), 1-16.

Da Silva Lima, M. A., & Martins, Z. B. (2020). A percepção de discentes de ciências contábeis acerca do exame de suficiência do conselho federal de contabilidade. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 7(1), 118-135.

De Andrade Simões, M. P., de Melo, L. S. A., Batista, F. F., & Cirne, G. M. P. (2018). Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 6(3), 75-95.

De Carvalho Almeida, L. F., Machado, M. R. R., Machado, L. S., ZANOLLA, E. (2017). Análise bibliometrica da produção científica brasileira sobre planejamento tributário. ConTexto, 17(35), 36-54.

De Vargas, S. B., Scherer, A. P. Z., & Garcia, L. S. (2020). As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3885-3905.

De Oliveira, A. J., Raffaelli, S. C. D., Colauto, R. D., & Nova, S. P. D. C. C. (2013). Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 236-262.

Delfino, G. S., Floriano, V. A., da Silva, C. E. A., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 10(16), 001-017.

Delfino, G. S., Floriano, V. A., da Silva, C. E. A., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 10(16), 001-017.

Do Nascimento, R. S., & de Santana Pinho, R. C. (2020). Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Ambiente Contábil, 12(1), 295-316.

Dos Santos Nunes, A., João Valeretto, G., & de Jesus da Silva, T. B. (2021). A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas. Revista FSA, 18(3), 77-100.

Marinho, C. C., Severiano, V. V., & Martins, Z. B. (2021). A percepção de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior sobre seu papel em sua formação profissional. CAFI, 4(1), 94-113.

Moreira, C. S., de Souza, J. M., Araujo, A. O., & de Lima, D. H. S. (2020). Aprendizagem baseada em problemas: Relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade, 21(3), 84-96.

Marques, L., & Biavatti, V. T. (2019). Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 12(2), 24-47.

Ribeiro, S. P., Rai, C. G., Molina, M. V., Araújo, T. S., & Rizzo, M. R. (2021). Sistema Tributário Brasileiro: comparativo do conhecimento entre Discentes Ingressantes e Concluintes. Revista Contabilidade e Controladoria, 13(2), 45-63.

Rocha, A. G. P., Figueirêdo Junior, H. S. D., & Correa, D. M. M. C. (2012). Análise comparativa de desempenho do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará no Enade 2006. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 2(3), 105-120.

Silva, M. A., & Morais, M. Í. (2015). Contabilidade Tributária: percepção da importância do conhecimento da disciplina por discentes de uma Instituição de Ensino Superior de Tangará da Serra–MT. Revista UNEMAT de Contabilidade, 4(7), 24-51.

Stupp, D. R., Flach, L., Fernandes, F., & de Mattos, L. K. (2020). Impacto da Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade na Análise do Capital de Giro. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 10(1), 1-17.

Tan, L. M., & Laswad, F. (2015). Academic performance in introductory accounting: Do learning styles matter?. Accounting Education, 24(5), 383-402.

Venturini, L. D. B., Vilanova, B. M., & Bianchi, M. Percepção dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis sobre a Absorção e Domínio do Conteúdo da Disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(3), 173-189.

Downloads

Publicado

01/05/2022

Como Citar

SILVA, T. R. da .; SEVALHO, E. de S. .; SANTOS, A. F. dos .; MIRANDA, I. P. de A. .; ALVES, A. T. . Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior acerca da contabilidade tributária e sua influência na formação profissional. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e34811629064, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29064. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29064. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais