Ensino de lógica de programação através de problemas abstratos com conteúdo de geometria plana
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.29683Palavras-chave:
Lógica de programação; Problemas abstratos; Transposição de conhecimento; Ensino.Resumo
Este artigo relata a aplicação de uma oficina com o objetivo de propor problemas abstratos em lógica de programação a partir de conteúdos de geometria plana. A ferramenta LOGO foi utilizada para o desenvolvimento de algoritmos, pelos estudantes, que tinham por finalidade construir figuras a partir da aplicação dos postulados da geometria plana. Estas figuras eram traçadas a partir do rastro da tartaruga, que se movimenta através de uma sequência de comandos de um algoritmo dado. Os resultados obtidos mostram que não houve transferência direta dos conhecimentos da geometria para a construção de algoritmos, mas é necessária a construção de um novo conhecimento que engloba estes dois domínios de conteúdo. Observamos dificuldades na interpretação e divisão dos problemas e na capacidade de abstração. Também concluímos que precisamos focar nossa práxis pedagógica em atividades que desenvolvam o pensamento abstrato dos discentes, pois a área de programação de algoritmos exige habilidades com alto nível de abstração e este gap acaba se tornando um desafio para o desenvolvimento dos alunos.
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