Qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo realizado em uma organização de coleta de resíduos não perigosos
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.307Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho; Satisfação; Fatores de Qualidade de Vida no Trabalho.Resumo
O artigo visa elaborar um diagnóstico de uma organização de coleta de resíduos não perigosos, onde se busca analisar quais os fatores determinantes da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da organização. Nadler e Lawler (1983) afirmam que a Qualidade de Vida no Trabalho é uma maneira de pensar nos indivíduos, no trabalho e na própria empresa. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e quantitativa, com o uso de estatística e aplicação de um questionário objetivando identificar a Qualidade de Vida no Trabalho da empresa em questão. O questionário aplicado foi criado por meio da interpretação e análise das oitos dimensões de QVT apresentadas por Walton (1973). Quanto à população, utilizou-se uma amostra intencional compreendendo os funcionários do setor administrativo. Quanto às análises realizadas a partir dos gráficos, constatou-se que a organização transmite aos seus funcionários uma boa qualidade de vida, pois se obteve um pequeno percentual de respondentes que não concordavam em parte, ou não concordavam com algumas das afirmativas indagadas.
Referências
ABREU, M. V. MORAES, L. F. R. A Qualidade de Vida no Trabalho de Pessoas com Deficiência: um Estudo de Caso em uma Grande Empresa do Setor Metalúrgico. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, vol. 10, n. 1 p. 084-104, 2012.
BASTOS, R. L. Ciências humanas e complexidades: projetos, métodos e técnicas de pesquisa: O Caos, a nova ciência. 2. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FAGUNDES, E. F.; COSTA, J. C.; MOREIRA, T. A. S. Qualidade de Vida no Trabalho: o caso de agentes penitenciários em um Centro de Detenção Provisória do Rio Grande do Norte. Research, Society and Development, v.5, n.2, p. 109-123, jun. 2017.
FEITOSA, T. V. N. et al. Percepções de Qualidade de Vida no Trabalho e Consciência Ecológica em Condições Extremas. In: XL ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2016, Costa do Sauipe/BA. Anais... Costa do Sauipe: ENANPAD, 2016.
FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 2. Ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos, abordagens, inovações e desafios nas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Medicina Psicossomática. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, p. 79-83, 1997.
LIMONGI-FRANÇA, A.C. Qualidade de vida no trabalho (QVT): conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MALHOTRA, N. K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
NADLER, D.A.; LAWLER. E. E. Quality of Work Life: perspectives and directions. Organization Dynamics, 1983.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
REIS, Linda G. Produção de monografia: da teoria à prática. 2. ed. Brasília: Senac, 2008.
REZENDE, L. A. P. LIMA, M. E. A. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) – qual a eficácia possível? In: IX Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2016, Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: ENEO, 2016.
RIBEIRO, L. A. SANTANA, L. C. Qualidade de Vida no Trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional. Revista de Iniciação Cientifica. Cairu. vol. 2, n. 2, p. 75-96, 2015.
VASCONCELOS, A. F. Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, vol. 08, n.1, 2001. Disponível em: <http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2009/06/qualidade-de-vida-no-trabalho-origem.pdf >Acesso em: 06 dez. 2017.
WALTON, R. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, v.15, n.1, p.11-21, 1973.
WERTHER, W.B.; DAVIS, K. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw Hill, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.