A influência da orientação para mercado no setor alimentício: um estudo de múltiplos casos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30744Palavras-chave:
Restaurante; Inssubordinação; Orientação para mercado.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a insubordinação em consonância com a orientação para mercado em restaurantes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa será exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, criou categorias de análise relacionadas a insubordinação em restaurantes e a orientação para mercado. A coleta de dados ocorreu através de questões abertas utilizando-se a técnica de esgotamento de dados junto a dois restaurantes denominados Restaurante Salmão e Pizzaria, assim como seus pratos principais, que foram analisados através da análise de conteúdo. Os principais resultados mostram que foi possível perceber que a orientação para mercado, principalmente pelo fator de responsividade combate a insubordinação, além disso, é possível verificar junto aos funcionários contratados através da orientação para mercado quem demonstra ou não insubordinação já com freelances não se mostrou possível verificar.
Referências
Abbade, E. B., Zanini, R. R., & Souza, A. M. (2012). Orientação para Aprendizagem, Orientação para Mercado e Desempenho Organizacional: Evidências Empíricas. RAC, 16 (1), 118-136.
Alberti, R., Zaluski, F. C., Santos Milani, L. C., & Moreira Junior, F. J. (2020). Características motivacionais no trabalho bancário: um estudo a partir da aplicação do sistema LEMO. 42, e52. https://doi.org/10.5902/2179460X39990.
Bardin, L (2011). Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro, 1° edição, 3° reimpressão, edições 70.
Coelho, A. A. S.., Juvenato, S. H., & Castro, W. A. (2020). Análise das percepções gerenciais e de contracepção sobre o uso do Bloco K como ferramenta de gestão de estoque. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(3).
Costa, D. M. (2015). Diálogos entre avaliação e o estabelecimento escolar aprendente: um princípio de insubordinação. In Werle, FOC. (ORG) Avaliação em Larga Escala: Foco na Escola, 131-140.
Franceschi, E. D., & Alberti, R. (2021). Os conflitos entre a atenção farmacêutica e a gestão empresarial. Administração de Empresas em Revista, 4(26), 123-142.
Gambato, C., & Gonçalves, R. B. (2017). Adaptação da cozinha francesa a cultura e ao paladar brasileiro. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 11(2), 58-86.
Guabiroba, R. C. S. et al. (2018). Estudo de filas e análise qualitativa do desempenho de um restaurante universitário. Sistemas & Gestão, 13, 130-140.
Kohli, A. K., Jaworski, B. J., & Kumar, A. (1993). Markor: a measure of market orientation. Journal of Marketing Research, 30(4), 467-477.
Lima, I. S. (2019). Importância da gestão do portfólio de produtos e da aplicação de ferramentas de gestão para resolução de problemas em um restaurante de pequeno porte. Monografia, pp. 52, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais, Curso de Engenharia de Produção, 2019.
Nascimento, H. L., & Brito, M. L. A. (2020). Clima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso em um supermercado. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (2).
Narver, Jc & Slater, S. F. (1990). The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, 54(4), 20-35.
Silva, L. A., et al. (2018). Pesadelo na cozinha: uma análise dos erros de gestão de restaurantes em SP. Revista Científica Hermes, (22), 561-582.
Silva, N. L. (2017). Atitudes dos funcionários no trabalho: análise em um restaurante. Trabalho de Conclusão de curso, pp. 24, Centro Universitário de Brasília, Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Administração de Empresas.
Silva, V. J. M. O., et al. (2020). Aprendizagem colaborativa com o mundo do café: uma experiência deste parceiro em sala de aula. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (6).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ricardo Alberti; Sonara Stringui; José Geraldo Wizniewsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.