A importância da educação e da cultura para a construção de pertencimento social dos jovens no Bairro do Roger
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31128Palavras-chave:
Bairro do Roger; Pobreza; Educação; Manifestações culturais; Ensino; Cultura; Bairro pobre; Jovens; Juventude.Resumo
Este trabalho objetiva buscar e elencar as manifestações culturais no Bairro do Roger, João Pessoa, Paraíba. Objetiva também fazer uma relação entre a condição social de pobreza do bairro e a importância da educação e da cultura para favorecer a reflexão crítica e construção de pertencimento dos jovens desse local. A escolha dessa população para este estudo não foi ocasional. Entende-se, conforme o Materialismo Histórico-Crítico, que nela há fortes traços do poder excludente capitalista e da concepção de classes hegemônicas e subalternas. Foram consultados estudos e publicações que expõem adversidades vividas em passado próximo (1958 a 2003) por crianças, jovens e demais moradores e trabalhadores da região. Nem só de lutas e embates vivem as pessoas do Bairro do Roger. Há espaço para alegria, festejos e muita descontração entre esses moradores. Os mais experientes têm a incumbência de reger e repassar a importância de enaltecer e cultivar a história local, por meio dos movimentos culturais, religiosos e esportivos, fortemente difundidos nessa população. As principais manifestações culturais encontradas no bairro foram: Escolas de Samba, Demonstrações de Matrizes Africanas, Capoeira, Quadrilha Junina, Festejos Religiosos, Ala Ursas e Torneio de Argolinhas. Conclui-se que a educação, junto com a cultura do bairro do Roger, favorece um pensamento crítico e de pertencimento social, o que aprimora o reconhecimento do cidadão enquanto mantenedor de direitos e deveres comunitários e individuais. Reconhecer-se ajuda no reconhecimento do próximo, gerando respeito, empatia e o entendimento da diversidade social em que as pessoas estão inseridas.
Referências
Alves, C. (2020). Escola de Samba Unidos do Roger traz hino em homenagem a Fernanda Benvenutty. Brasil de Fato.
Bispo, L. M. C. (2015). Relicário urbano: uma leitura do Bairro do Roger na cidade de João Pessoa-PB (2003-2013). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
Botêlho, S. (2021). Festa de Santa Teresinha: fé e tradição no Bairro Roger. Turismo, cultura e economia do lazer. https://paraondeir.blog/santa-terezinha/.
Brasil carnaval. (2010). Grêmio Criativo Cultural Escola de Samba Catedráticos do ritmo. http://www.brasilcarnaval.com.br/escolas/joaopessoa/catedraticos.htm.
Campos, R. (2008). Sociabilidade, Medo e Estigma no contexto urbano contemporâneo: o Bairro do Roger na cidade de João Pessoa – PB. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
Cantisani, P. (2021). Parque Zoobotânico Arruda Câmara. João Pessoa: Secretaria do Meio Ambiente. https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/parque-zoobotanico-arruda-camara.
Costa, M. I. S. & Ianni, A.M.Z. (2018). A dialética do conceito de exclusão/inclusão social. EUFABC.
Fagundes, G. S. (2010). Influência do antigo lixão do Roger, João Pessoa, nas águas subterrâneas locais. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
Feitosa, E. F., Moraes, B. M. de, & Lopes Júnior, A. D. (2022). Análise de dados em Vigotski: um estudo com base no Materialismo Histórico-Dialético. Research, Society and Development, 11(7), e18311729872. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29872
Ferreira, N. (2012). Livro descreve detalhes da desativação do lixão. http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/livro-descreve-detalhes-da-desativacao-do-lixao.html.
Freire, P. (2000). Educação como prática de liberdade. Paz e Terra.
Gramsci, A. (2001). Cadernos do cárcere. Civilização Brasileira.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Síntese de Indicadores Sociais: em 2019, proporção de pobres cai para 24,7% e extrema pobreza se mantém em 6,5% da população. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29431-sintese-de-indicadores-sociais-em-2019-proporcao-de-pobres-cai-para-24-7-e-extrema-pobreza-se-mantem-em-6-5-da-populacao.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. (2a ed.), E.P.U.
Mello, S. & Dias, V. (2015). Guarany Esporte Clube Recreativo – João Pessoa (PB): Fundado em 1957. História do Futebol. https://historiadofutebol.com/blog/?p=74444.
Mello, S. & Feitosa, F. (2019). Onze Esporte Clube Recreativo – João Pessoa (PB): uma edição no segundo na Estadual de 1969. História do Futebol. https://historiadofutebol.com/blog/?p=120206.
Nascimento, A. C. A. V. (2012). A construção do informal: uma análise morfológica das favelas da cidade de João Pessoa. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
Nóbrega, C. C. (2003). Viabilidade econômica, com valoração ambiental e social de sistemas de coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares – Estudo de caso: João Pessoa/PB. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande.
Paraíba criativa. (2015)a. Banda Marcial 5 de Agosto. https://www.paraibacriativa.com.br/artista/banda-marcial-5-de-agosto/.
Paraíba criativa. (2016). Festa das Neves. https://www.paraibacriativa.com.br/artista/festa-das-neves/.
Paraíba criativa. (2015)b. Quadrilha Junina Lajeiro Seco. https://www.paraibacriativa.com.br/artista/quadrilha-junina-lageiro-seco/.
Paraíba. (2014). Relatório de visita realizada na Penitenciária Modelo Desembargador Flóscolo da Nóbrega - Presídio do Roger. http://www.mpf.mp.br/pb/sala-de-imprensa/relatorios-de-inspecao/relatorio-cedh-presidio-roger-04-11.2014.
Pessoa, V. C. S. (2012). Bairro do Roger em João Pessoa PB: o lugar e suas práticas culturais. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará.
Portal Correio. (2020). Paraíba tem mais de 500 mil pessoas em situação de extrema pobreza. https://portalcorreio.com.br/paraiba-tem-mais-de-500-mil-pessoas-em-situacao-de-extrema-pobreza/#:~:text=O%20levantamento%20aponta%20ainda%20que,igual%20%C3%A0%20nordestina%20(0%2C559).
Sales, H. C. (2020). Entrelaçando artes: frevo, ala ursa e processos de criação em dança na escola. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.
Saviani, D. (2009). Educação: do senso comum à consciência filosófica. Autores Associados.
Saviani, D. (2001). Escola e democracia. Autores Associados.
Seabra, G. F. & Neu, C. (2003) Lixão do Roger: habitat urbano do homem urubu. https://www.yumpu.com/pt/document/view/38659300/lixao-do-roger-habitat-urbano-do-homem-urubu.
Silva, T. T. (2015). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sheylene Tathiana Lages da Silva; Wilson Honorato Aragão; Sawana Araújo Lopes de Souza; Priscila Morgana Galdino dos Santos; Maraiane Pinto de Sousa; Miriam Espíndula dos Santos Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.