Efeitos de diferentes adoçantes na elaboração de bebidas compostas de caju (Anarcadium occidentale) e soro de leite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3121

Palavras-chave:

Apis mellifera; Suco tropical; Novos produtos.

Resumo

Os sucos compostos são cada vez mais procurados pelo consumidor em virtude dos elevados valores nutricional e funcional agregados, podendo ser desenvolvidos com uma gama diversificada de alimentos regionais. Assim, o objetivo foi avaliar os efeitos de diferentes adoçantes na elaboração de bebidas compostas de caju e soro de leite, de forma a proporcionar um produto saudável e diferenciado no mercado alimentício. Seis formulações de bebidas compostas foram elaboradas, das quais três foram adoçadas com emprego de mel de abelha e três com açúcar comercial, em diferentes concentrações de soro de leite e água. As bebidas e as matérias-primas foram avaliadas quanto aos parâmetros físico-químicos e as bebidas foram avaliadas sensorialmente quanto à aceitação sensorial e intenção de compra. Os dados obtidos foram analisados através da Análise de Variância, em Delineamento Experimental Inteiramente Casualizado, comparando-se as médias pelo teste de Tukey a nível de 5% de significância. A matéria prima utilizada está dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente, exceto pelo pH do soro do leite. A constituição físico-química do mel agregou valor às formulações em que o mel foi utilizado. A aceitação dos sucos não diferiu significativamente e mostrou que as formulações foram bem aceitas. A intenção de compra das formulações A e B foi superior, demonstrando que as bebidas desenvolvidas podem ser uma alternativa viável para a diversificação do mercado alimentício.

Biografia do Autor

Norrara Scarlytt de Oliveira Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em Alimentos pelo IFRN (2015), com experiência na área de análises fisicoquímicas e análise sensorial, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de alimentos. Graduanda em Fisioterapia pela FACISA/UFRN.

Érica Milô de Freitas Felipe Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2003), Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (2015), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2006) e, Doutorado em Ciência e Tecnologia de Aimentos da Universidade Federal Ceará (2013). Tem experiência como coordenadora do curso de graduação tecnológica do Instituto CENTEC (FATEC Sertão Central) no período de jan/2007 a mar/2010. Na área técnica, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e área de Higiene e Segurança do Trabalho, com ênfase em Avaliação, Controle de Qualidade de Alimentos, Secagem, Análise Sensorial e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação físico-química, resíduos agroindustriais, frutas tropicais e bebidas. Foi professora do Curso Técnico integrado e subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Álvaro Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Engenharia de Alimentos pela UFCG. Técnico em Alimentos pelo IFRN (2015). Colaborador do Grupo de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (GPCTEA), onde realiza análises físicas, químicas e enzimáticas de matéria prima e produtos acabados.

Bruno Fonsêca Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande

Técnico em Alimentos pelo IFRN, campus Pau dos Ferros-RN (2016). Graduando no curso de Engenharia de Alimentos pela UATA/CCTA/UFCG, campus Pombal-PB (2017.1). Foi Tutor de Aprendizagem e Laboratório (TAL) na disciplina de Análise de Alimentos (2015/16) e bolsista pelo Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como membro da CONSUALI Empresa Júnior de Alimentos. Pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, portando experiência em análises e controle de qualidade de alimentos, tecnologia e processamento de frutas, desenvolvimento de novos produtos e aproveitamento de resíduos agroindustriais.

Emanuel Neto Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Graduado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia CENTEC - Cariri (2009). Especialista em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri (2009) e em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia Agrícola na Área de Concentração em Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, Portugal (2018) na área de Tecnologia e Controle de Qualidade de Vinhos. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lotado no Campus Pau dos Ferros/RN. Possui experiência na área de Engenharia Agrícola e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas, Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e Animal, Análises Físicas e Químicas de Alimentos e Controle de Qualidade.

João Paulo de Holanda Neto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1994), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Biologia - Queen´s University Belfast (defendido em dezembro de 2008), e coloção de grau em 2009. Diploma validado pela Universidade Federal do Ceará em Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas africanizadas (apicultura tropical), polinização de culturas agricolas, comportamento de pastejo de polizadores. Na area de biologia tem experiência em genética (no uso e no desenvolvimento de marcadores genético molecular da classe microssatelites), ecologia da polinização, sistemas de reprodução sexual de plantas superiores, principalmente na espécie anacardium occidentale.

Referências

Abdel-Rahman, G. N., Ahmed, M. B., Sabry, B. A., & Ali, S. S. (2019). Heavy metals content in some non-alcoholic beverages (carbonated drinks, flavored yogurt drinks, and juice drinks) of the Egyptian markets. Toxicology reports, 6, 210-214.

Balisteiro, D. M., de Araujo, R. L., Giacaglia, L. R., & Genovese, M. I. (2017). Effect of clarified Brazilian native fruit juices on postprandial glycemia in healthy subjects. Food Research International, 100, 196-203.

Barukčić, I., Jakopović, K. L., Herceg, Z., Karlović, S., & Božanić, R. (2015). Influence of high intensity ultrasound on microbial reduction, physico-chemical characteristics and fermentation of sweet whey. Innovative food science & emerging technologies, 27, 94-101.

Bastos, J. S., Martinez, E. A., & Souza, S. M. A. (2016). Características físico-químicas da polpa de umbu (Spondias tuberosa Arruda Câmara) comercial: efeito da concentração. Journal of Bioenergy and Food Science, 3(1), 11-16.

Battino, M., Giampieri, F., Cianciosi, D., Ansary, J., Chen, X., Zhang, D., ... & Forbes-Hernández, T. (2020). The roles of strawberry and honey phytochemicals on human health: a possible clue on the molecular mechanisms involved in the prevention of oxidative stress and inflammation. Phytomedicine, 153170.

Bessa, M. M., & da Silva, A. G. F. (2018). Elaboração e caracterização físico-química e sensorial de iogurte prebiótico de tamarindo. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 73(4), 185-195.

Braghini, F., Chiapetti, E., Júnior, J. F. S., Mileski, J. P., Oliveira, D. F. D., Morés, S., ... & Tonial, I. B. (2017). Qualidade dos méis de abelhas africanizadas (Apis mellifera) e jataí (Tetragonisca angustula) comercializado na microrregião de Francisco Beltrão: PR. Revista de Ciências Agrárias, 40(1), 279-289.

Brasil. (2000). Instrução Normativa nº 11, de 20 de outubro de 2000: Estabelece o regulamento técnico de identidade e qualidade do mel.

Brasil. (2009). Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009. Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto nº 3.510, de 16 de junho de 2000. Altera dispositivos do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 2.314, de 4 de setembro de 1997, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 53, de 10 de abril de 2013. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Soro de Leite. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.

Brasil. Portaria nº 58, de 30 de agosto de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 169, 1 de setembro de 2016.

Caldeira, L. A., Ferrão, S. P. B., Fernandes, S. A. D. A., Magnavita, A. P. A., & Santos, T. D. R. (2010). Desenvolvimento de bebida láctea sabor morango utilizando diferentes níveis de iogurte e soro lácteo obtidos com leite de búfala. Ciência Rural, 40(10), 2193-2198.

Caramês, E. T., Alamar, P. D., Poppi, R. J., & Pallone, J. A. L. (2017). Quality control of cashew apple and guava nectar by near infrared spectroscopy. Journal of Food Composition and Analysis, 56, 41-46.

Cassani, L., Gomez-Zavaglia, A., & Simal-Gandara, J. (2019). Technological strategies ensuring the safe arrival of beneficial microorganisms to the gut: from food processing and storage to their passage through the gastrointestinal tract. Food Research International, 108852.

Cavia, M. M., Fernández-Muino, M. A., Alonso-Torre, S. R., Huidobro, J. F., & Sancho, M. T. (2007). Evolution of acidity of honeys from continental climates: Influence of induced granulation. Food chemistry, 100(4), 1728-1733.

Chanson-Rolle, A., Braesco, V., Chupin, J., & Bouillot, L. (2016). Nutritional composition of orange juice: a comparative study between French commercial and home-made juices. Food and Nutrition Sciences, 7(04), 252.

Das, I., & Arora, A. (2017). Post-harvest processing technology for cashew apple–A review. Journal of Food Engineering, 194, 87-98.

David, S., Wojciechowska, A., Portmann, R., Shpigelman, A., & Lesmes, U. (2020). The impact of food-grade carrageenans and consumer age on the in vitro proteolysis of whey proteins. Food Research International, 108964.

Dias-Souza, M. V., Dos Santos, R. M., De Siqueira, E. P., & Ferreira-Marçal, P. H. (2017). Antibiofilm activity of cashew juice pulp against Staphylococcus aureus, high performance liquid chromatography/diode array detection and gas chromatography-mass spectrometry analyses, and interference on antimicrobial drugs. journal of food and drug analysis, 25(3), 589-596.

Dionisio, A. P., Wurlitzer, N. J., Pinto, C. O., Goes, T. D. S., Borges, M. D. F., & Araújo, I. M. D. S. (2018). Processamento e estabilidade de uma bebida de caju e yacon durante o armazenamento sob refrigeração. Brazilian Journal of Food Technology, 21.

Dutcosky, SD. (2013). Análise sensorial de alimentos. 4ª ed. Curitiba: Champagnat, 531p.

Eyken, A.V., Ramachandran, S., & Bayen, S. (2020). Suspected-target screening for the assessment of plastic-related chemicals in honey. Food Control, 109, 106941.

Figueiredo, R. W., Lajolo, F. M., Alves, R. E., & Filgueiras, H. A. C. (2002). Physical–chemical changes in early dwarf cashew pseudofruits during development and maturation. Food chemistry, 77(3), 343-347.

Galvão, T. H. B., da Costa, F. B., do Nascimento, A. M., Brasil, Y. L., da Silva, Á. G. F., da Silva, K. G., & Gadelha, T. M. (2018). Physico-chemical Quality Changes of Young Cladodes of" Mexican Elephant Ear" Minimally Processed during Refrigerated Storage. Journal of Experimental Agriculture International, 1-9.

Gois, G. C., Rodrigues, A. E., de LIma, C. A. B., & Silva, L. T. (2013). Composição do mel de Apis mellifera: Requisitos de qualidade. Acta Veterinaria Brasilica, 7(2), 137-147.

IAL. Instituto Adolfo Lutz. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4a Ed., 1a Ed. Digital, São Paulo, 2008. 1020p.

Ibáñez, R. A., Govindasamy-Lucey, S., Jaeggi, J. J., Johnson, M. E., McSweeney, P. L. H., & Lucey, J. A. (2020). Low-and reduced-fat milled curd, direct-salted Gouda cheese: Comparison of lactose standardization of cheesemilk and whey dilution techniques. Journal of Dairy Science, 103(2), 1175-1192.

Kim, Y. B., Kim, H. W., Song, M. K., & Rhee, M. S. (2015). Decontamination method using heat and relative humidity for radish seeds achieves a 7-log reduction of Escherichia coli O157: H7 without affecting product quality. International journal of food microbiology, 201, 42-46.

Lanara, L. D. R. A. (1981). Métodos analíticos oficiais para controle de produtos de origem animal e seus ingredientes. Ii-Métodos físico e químicos. Mel. Ministério da Agricultura. Brasilia, 2(25), 1-15.

Lima, T. L., Cavalcante, C. L., de Sousa, D. G., Pedro, H. D. A., & Sobrinho, L. G. A. (2015). Avaliação da composição físico-química de polpas de frutas comercializadas em cinco cidades do Alto Sertão paraibano. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 10(2), 49-55.

Martins, I. B. A., Oliveira, D., Rosenthal, A., Ares, G., & Deliza, R. (2019). Brazilian consumer's perception of food processing technologies: A case study with fruit juice. Food Research International, 125, 108555.

Mračević, S. Đ., Krstić, M., Lolić, A., & Ražić, S. (2020). Comparative study of the chemical composition and biological potential of honey from different regions of Serbia. Microchemical Journal, 152, 104420.

Neelima, R. S., Rajput, Y. S., & Mann, B. (2013). Chemical and functional properties of glycomacropeptide (GMP) and its role in the detection of cheese whey adulteration in milk: a review. Dairy Science & Technology, 93(1), 21.

Nguyen, H. T. L., Katopo, L., Pang, E., Mantri, N., & Kasapis, S. (2019). Structural variation in gelatin networks from low to high-solid systems effected by honey addition. Food research international, 121, 319-325.

Oliveira, F. A. A., Oliveira, E. N. A., Rodrigues, F. F. G., Feitosa, B. F., Almeida, F. L. C. (2017). Caracterização físico-química e sensorial de bebidas funcionais mistas de graviola com água de coco. Revista Energia na Agricultura, 32(3), 301-308.

Owolade, S. O., Akinrinola, A. O., Popoola, F. O., Aderibigbe, O. R., Ademoyegun, O. T., & Olabode, I. A. (2017). Study on physico-chemical properties, antioxidant activity and shelf stability of carrot (Daucus carota) and pineapple (Ananas comosus) juice blend. International Food Research Journal, 24(2), 534.

Pescuma, M., Hébert, E. M., Mozzi, F., & De Valdez, G. F. (2010). Functional fermented whey-based beverage using lactic acid bacteria. International journal of food microbiology, 141(1-2), 73-81.

Pinto, O. R., Cardoso, J. E., Maia, A. H., Pinto, C. M., Lima, J. S., Viana, F. M. P., & Martins, M. V. (2018). Reaction of commercial clones of cashew to powdery mildew in northeastern Brazil. Crop Protection, 112, 282-287.

Protte, K., Weiss, J., Hinrichs, J., & Knaapila, A. (2019). Thermally stabilised whey protein-pectin complexes modulate the thermodynamic incompatibility in hydrocolloid matrixes: A feasibility-study on sensory and rheological characteristics in dairy desserts. LWT, 105, 336-343.

Quintão, A. L., de Figueiredo, E. A., Andrade, N. A., Nascimento, R. A., de Oliveira, T. P., & de Castro Eler, J. F. (2016). Avaliação do teor de ácido ascórbico presentes nos sucos de caju natural, na polpa industrializada e na polpa desidratada. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, 2(1).

Risner, D., Tomasino, E., Hughes, P., & Meunier-Goddik, L. (2019). Volatile aroma composition of distillates produced from fermented sweet and acid whey. Journal of dairy science, 102(1), 202-210.

Rodríguez, I., Cámara-Martos, F., Flores, J. M., & Serrano, S. (2019). Spanish avocado (Persea americana Mill.) honey: Authentication based on its composition criteria, mineral content and sensory attributes. LWT, 111, 561-572.

Sajid, M., Yamin, M., Asad, F., Yaqub, S., Ahmad, S., Mubarik, M. A. M. S., ... & Qamer, S. (2020). Comparative study of physio-chemical analysis of fresh and branded honeys from Pakistan. Saudi Journal of Biological Sciences, 27(1), 173-176.

Samborska, K. (2019). Powdered honey–drying methods and parameters, types of carriers and drying aids, physicochemical properties and storage stability. Trends in food science & technology.

Picanço, Y. S., Oliveira, S. S., Almeida, M., Otani, F. S., Pereira, E. J., & dos Santos, G. C. (2018). Análise de atividade de água e umidade na qualidade do mel produzido em comunidades da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns, Santarém, Pará. Revista Agroecossistemas, 10(2), 1-10.

Santos, B. A., Teixeira, F., do Amaral, L. A., Randolpho, G. A., Schwarz, K., dos Santos, E. F., ... & Novello, D. (2019). Caracterização química e nutricional de polpa de frutas armazenadas sob congelamento. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 17(1).

Silva, Á. G. F., Bessa, M. M., & da Silva, J. R. (2017). Elaboração e caracterização físico-química e sensorial de iogurte light prebiótico adoçado com mel. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 72(2), 74-84.

Silva, C. A., Gomes, J. P., SILVA, F. L. H., Melo, E. S. R. L., Caldas, M. C. S. Utilização de soro de leite na elaboração de pães: estudo da qualidade sensorial. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 13, n. Especial, p.355-362, 2011.

Silva, F. A. Z.; azevedo, C. A. V. The assistat software version 7.7 and its use in the analysis of experimental data. African Journal of Agricultural Research, Nairobi, v. 11, n. 39, p. 3733-3740, 2016.

Sormoli, M. E., & Langrish, T. A. (2015). Moisture sorption isotherms and net isosteric heat of sorption for spray-dried pure orange juice powder. LWT-Food Science and Technology, 62(1), 875-882.

Souza, K. O., Silveira, A. G., Lopes, M. M., Moura, C. F., Silva, E. O., Ayala-Zavala, J. F., ... & Miranda, M. R. A. (2019). AVG and GA3 prevent preharvest fruit drop and enhance postharvest quality of'BRS 189'cashew. Scientia Horticulturae, 257, 108771.

Tamiello-Rosa, C. S., Cantu-Jungles, T. M., Iacomini, M., & Cordeiro, L. M. (2019). Pectins from cashew apple fruit (Anacardium occidentale): Extraction and chemical characterization. Carbohydrate research, 483, 107752.

Torri, L., Tuccillo, F., Bonelli, S., Piraino, S., & Leone, A. (2020). The attitudes of Italian consumers towards jellyfish as novel food. Food Quality and Preference, 79, 103782.

Tuorila, H., & Hartmann, C. (2019). Consumer responses to novel and unfamiliar foods. Current Opinion in Food Science.

Yanniotis, S., Skaltsi, S., & Karaburnioti, S. (2006). Effect of moisture content on the viscosity of honey at different temperatures. Journal of Food Engineering, 72(4), 372-377.

Yousuf, B., & Srivastava, A. K. (2019). Impact of honey treatments and soy protein isolate-based coating on fresh-cut pineapple during storage at 4° C. Food Packaging and Shelf Life, 21, 100361.

Yu, P., Low, M. Y., & Zhou, W. (2018). Design of experiments and regression modelling in food flavour and sensory analysis: A review. Trends in Food Science & Technology, 71, 202-215.

Zhu, D., Ren, X., Wei, L., Cao, X., Ge, Y., Liu, H., & Li, J. (2020). Collaborative analysis on difference of apple fruits flavour using electronic nose and electronic tongue. Scientia Horticulturae, 260, 108879.

Downloads

Publicado

29/03/2020

Como Citar

HOLANDA, N. S. de O.; ROCHA, Érica M. de F. F.; SILVA, Álvaro G. F. da; FEITOSA, B. F.; OLIVEIRA, E. N. A. de; HOLANDA NETO, J. P. de. Efeitos de diferentes adoçantes na elaboração de bebidas compostas de caju (Anarcadium occidentale) e soro de leite. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e88953121, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3121. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3121. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas