Marketing digital como diferencial competitivo nas vendas de uma loja de lingerie de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31278

Palavras-chave:

Competitividade; COVID-19; Comunicação; Marketing.

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 as empresas precisaram inovar para se manter no mercado, e o marketing digital foi um meio para contribuir para melhoria das vendas e aumento da visibilidade das organizações no mercado. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o marketing digital pode impulsionar as vendas de uma loja de lingerie. Com relação à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória quantitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas a uma amostra não probabilística de clientes e possíveis clientes da empresa em estudo. Após análise dos resultados encontrados, pode-se observar que a maioria dos entrevistados destacou que o meio de comunicação mais utilizado para encontrar novas lojas é o Instagram e que compram na loja devido à variedade de produtos e pelo bom preço ou pela qualidade. Os dados indicam que a loja consegue maior visibilidade por meios digitais e que a utilização do marketing digital contribui para aumento das vendas dos produtos, sendo que os clientes afirmaram que a qualidade da foto dos produtos interfere totalmente na escolha. Por isso enfatiza-se a importância de se investir em marketing digital buscando melhorar a relação entre empresa e cliente, e consequentemente aumentar a posição da organização no mercado competitivo atual.

Biografia do Autor

Suiane dos Anjos Alves , Centro Universitário Estácio de Sergipe

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. 

Vanessa Kelly Silva Santos, Centro Universitário Estácio de Sergipe

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. 

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Centro Universitário Estácio de Sergipe

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual. Professora de Administração e Pró-reitora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Sergipe. 

Joenison Batista da Silva, Universidade Tiradentes

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenador Operacional de Curso da Universidade Tiradentes.

Raquel Nominato Araújo , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestra em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente, é docente no Instituto Federa de Educação Ciências e Tecnologia de Sergipe - Campus Tobias Barreto.

Luciano Paulo de Araújo Maia , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutorando em Física pela Universidade Federal de Sergipe.

Referências

Arcanjo, T. S., Souza, M. C., Franco, M. L., Pompermayer, R. S., Costa, A. S. V., Souza, A. O. & Novais, A. F. O. (2020). O marketing de conteúdo em plataforma digital: análises bibliométrica e textual. Research, Society and Development, 9(10), e4159108783. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8783/7752

Banov, M. R. (2017). Comportamento do consumidor: vencendo desafios. Cengage Learning Brasil.

Cobra, M. (2009). Administração de marketing no Brasil. (3a ed.), Elsevier.

Costa, L. M., Dias, M. M. S., Santos, E. A., Ishii, A. K. S. & Sá, J. A. S. (2015). A evolução do marketing digital: uma estratégia de mercado. In: XXXV encontro nacional de engenharia de produção Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção. Fortaleza.

Farias, D. M. & Oliveira, M. M. (2019). Marketing digital e suas contribuições na divulgação das lojas de Cajazeiras –PB. Research, Society and Development, [S. l.], 8(12), e088121405. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1405/1189

Freitas, E. C. & Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale.

Gonsalves, E. P. (2001). Iniciação à Pesquisa Científica. (2a ed.), Editora Alínea.

Köche, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. (12a ed.), Pearson Prentice Hall.

Kotler, P. & Kotler, K. L. (2012). Administração de marketing. (14a ed.), Pearson Education do Brasil.

Las Casas, A. L. (2001). Marketing – Conceitos, Exercícios e Casos. Atlas.

Las Casas, A. L. (2008). Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. Atlas.

Merlo, E. & Ceribeli, H. (2014). Comportamento do consumidor. LTC.

Révillion, A. S. P. (2019). Marketing Digital. SAGAH.

Saraiva, P. M. (2019). Marketing Digital: A Utilização das Mídias Sociais como um Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE.

Schiavini, J. M. & Marangoni, E. (2020). Marketing digital e sustentável. Porto Alegre: SAGAH.

Silva, I. F., Silva, M. S. & Oliveira, R. L. (2021). A utilização do marketing digital pelas microempresas de poá-sp durante a pandemia do covid-19. In: 6º Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP – Suzano.

Solomon, M. R. (2011). O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. (9a ed.), Bookman.

Tavares, C. V. C. C. (2013). Marketing na região do cariri: melhores marcas, merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. CRV.

Tontini, J., Deutschmann, M. R., Silva, V. L., Rossato, V. P., Malheiros, M. B. & Wegner, R. S. (2020). Marketing digital: um estudo da produção científica brasileira entre 1999 e 2016. Research, Society and Development, 9(5), e119953271. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3271/4959

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

ALMEIDA, S. S. de .; DOS ANJOS ALVES , S. .; SANTOS, V. K. S. .; CRUZ, C. A. B. da .; SILVA, J. B. da .; ARAÚJO , R. N. .; MAIA , L. P. de A. . Marketing digital como diferencial competitivo nas vendas de uma loja de lingerie de Sergipe. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e59611831278, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31278. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31278. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais