Marketing digital como diferencial competitivo nas vendas de uma loja de lingerie de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31278Palavras-chave:
Competitividade; COVID-19; Comunicação; Marketing.Resumo
Com a pandemia da COVID-19 as empresas precisaram inovar para se manter no mercado, e o marketing digital foi um meio para contribuir para melhoria das vendas e aumento da visibilidade das organizações no mercado. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o marketing digital pode impulsionar as vendas de uma loja de lingerie. Com relação à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória quantitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas a uma amostra não probabilística de clientes e possíveis clientes da empresa em estudo. Após análise dos resultados encontrados, pode-se observar que a maioria dos entrevistados destacou que o meio de comunicação mais utilizado para encontrar novas lojas é o Instagram e que compram na loja devido à variedade de produtos e pelo bom preço ou pela qualidade. Os dados indicam que a loja consegue maior visibilidade por meios digitais e que a utilização do marketing digital contribui para aumento das vendas dos produtos, sendo que os clientes afirmaram que a qualidade da foto dos produtos interfere totalmente na escolha. Por isso enfatiza-se a importância de se investir em marketing digital buscando melhorar a relação entre empresa e cliente, e consequentemente aumentar a posição da organização no mercado competitivo atual.
Referências
Arcanjo, T. S., Souza, M. C., Franco, M. L., Pompermayer, R. S., Costa, A. S. V., Souza, A. O. & Novais, A. F. O. (2020). O marketing de conteúdo em plataforma digital: análises bibliométrica e textual. Research, Society and Development, 9(10), e4159108783. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8783/7752
Banov, M. R. (2017). Comportamento do consumidor: vencendo desafios. Cengage Learning Brasil.
Cobra, M. (2009). Administração de marketing no Brasil. (3a ed.), Elsevier.
Costa, L. M., Dias, M. M. S., Santos, E. A., Ishii, A. K. S. & Sá, J. A. S. (2015). A evolução do marketing digital: uma estratégia de mercado. In: XXXV encontro nacional de engenharia de produção Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção. Fortaleza.
Farias, D. M. & Oliveira, M. M. (2019). Marketing digital e suas contribuições na divulgação das lojas de Cajazeiras –PB. Research, Society and Development, [S. l.], 8(12), e088121405. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1405/1189
Freitas, E. C. & Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale.
Gonsalves, E. P. (2001). Iniciação à Pesquisa Científica. (2a ed.), Editora Alínea.
Köche, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. (12a ed.), Pearson Prentice Hall.
Kotler, P. & Kotler, K. L. (2012). Administração de marketing. (14a ed.), Pearson Education do Brasil.
Las Casas, A. L. (2001). Marketing – Conceitos, Exercícios e Casos. Atlas.
Las Casas, A. L. (2008). Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. Atlas.
Merlo, E. & Ceribeli, H. (2014). Comportamento do consumidor. LTC.
Révillion, A. S. P. (2019). Marketing Digital. SAGAH.
Saraiva, P. M. (2019). Marketing Digital: A Utilização das Mídias Sociais como um Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE.
Schiavini, J. M. & Marangoni, E. (2020). Marketing digital e sustentável. Porto Alegre: SAGAH.
Silva, I. F., Silva, M. S. & Oliveira, R. L. (2021). A utilização do marketing digital pelas microempresas de poá-sp durante a pandemia do covid-19. In: 6º Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP – Suzano.
Solomon, M. R. (2011). O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. (9a ed.), Bookman.
Tavares, C. V. C. C. (2013). Marketing na região do cariri: melhores marcas, merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. CRV.
Tontini, J., Deutschmann, M. R., Silva, V. L., Rossato, V. P., Malheiros, M. B. & Wegner, R. S. (2020). Marketing digital: um estudo da produção científica brasileira entre 1999 e 2016. Research, Society and Development, 9(5), e119953271. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3271/4959
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Samuel Santana de Almeida; Suiane dos Anjos Alves ; Vanessa Kelly Silva Santos; Cleide Ane Barbosa da Cruz; Joenison Batista da Silva; Raquel Nominato Araújo ; Luciano Paulo de Araújo Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.