Ludicidade aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3136

Palavras-chave:

Ludicidade; Ambientes virtuais de aprendizagem; Educação a distância.

Resumo

O resultado do avanço e democratização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) possibilitou a ampliação de tendências educacionais contemporâneas como a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e a educação a distância (EAD).  Todavia, a implementação deste recurso educação online ainda tem, pela frente, grandes desafios, entre eles, o de engajar, envolver e motivar ações dos alunos no ambiente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre a utilização da ludicidade em ambientes virtuais de aprendizagem. A pesquisa evidenciou que a ludicidade aplicada a ambientes virtuais poderá possibilitar o enriquecimento das situações de aprendizagem, desde que seja bem planejada e implementada de forma sistemática considerando o contexto no qual o aluno está inserido. Por fim, acredita-se que a estratégia de utilizar a ludicidade em AVA poderá melhorar a eficiência de processos de aprendizagem na educação a distância.

Biografia do Autor

Larissa Torres Ferreira, Faculdades de Ciências e Tecnologia do Nordeste

 

 

 

Alfredo Saboya Dias Lopes, Centro Universitário Ateneu

Mestre em Administração de Empresas e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará

Ana Judite Gomes Barros, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

27/03/2020

Como Citar

FERREIRA, L. T.; SILVA, J. B. da; SOUZA FILHO, J. D. V. de; LOPES, A. S. D.; BARROS, A. J. G. Ludicidade aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e39953136, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3136. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3136. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais