Projeto Político Pedagógico: Uma análise da participação da comunidade escolar na sua construção
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31468Palavras-chave:
Comunidade escolar; Participação; Projeto Político Pedagógico.Resumo
O artigo apresenta o nível de participação dos atores sociais que compõem a comunidade escolar como os alunos, professores, pais, diretores, supervisores dentre outros em relação a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo principal deste artigo é analisar de que forma acontece a participação da comunidade escolar na elaboração do projeto político pedagógico das escolas pesquisadas. A pesquisa com abordagem quali-quantitativa investigou os atores pertencentes a comunidade escolar quanto a sua participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico. Na análise decorrente dos dados verificou-se que em relação ao PPP, os gestores ainda estão na frente desta elaboração do projeto político pedagógico, quase sem a participação dos demais atores que compõem a comunidade escolar como os pais, alunos, professores e demais funcionários da escola. Portanto o artigo tem a intenção dentre outras a de contribuir para uma participação mais eficaz dos atores sociais que compõem a escola, sendo esta, a principal responsável para promover uma participação mais efetiva dos seus colaboradores, fortalecendo assim as relações de coletividade no ambiente escolar e na comunidade na qual se localiza.
Referências
Bordenave, J. E. D. (1994). O que é participação. (8a ed.), Ed. Brasiliense.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes a bases da educação nacional. Brasília, DF.
Costa, C., & SILVA, I. (1995). Planejamento participativo: prática de cidadania ou cidadania na prática? Revista de Educação da AEC, 24(96), 37.
Dias, G. (2007). A dimensão política do projeto político-pedagógico: rumo à autonomia política e pedagógica da escola pública. Revista Pedagogia em Debate – Desafios Contemporâneos. UTP. mar. 28-45. http://www.diaadia.pr.gov.br/cge/arquivos/File/artigo_PDE_ELAINE
Falkembach, E. M. F. (1995). Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola. In: Veiga, I. A. (Orgs.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível, 26-40. Papirus.
Ferreira, R. (Coord.). (1999). Construindo a Educação na Cidade de Camaragibe. Camaragibe (PE): Secretaria de Educação.
Ferreira, N. S. C. (2009). Projeto Político Pedagógico. IBPEX.
Gadotti, M. (1994). Pressupostos do Projeto Pedagógico. Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC.
Gadotti, M. (2010). Qualidade na Educação: Uma Nova Abordagem. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
Libâneo, J.C. (2003). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez.
Luck, H. (1998). A dimensão Participativa da gestão escolar. Brasília: Gestão em Rede.
Luck, H. (2010). Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. (5a ed.), Ed. Vozes.
Luck, H. (2010). Liderança em gestão escolar. (6a ed.), Ed. Vozes.
Luck, H. (2010). A gestão Participativa na Escola. (8a ed.), Vozes.
Luck, H. (2017). A gestão Participativa na Escola. Ed. Vozes.
Luckesi, C. C. (1993). Filosofia da educação. Cortez.
Marques, J. C. (1981). Proposta básica para gestão. Revista Educação e Realidade. 109-120.
Mendes, R. E. A. (2000). Projeto político Pedagógico em favor da Escola. Revista AMAE educando. 12-25.
Orsolon, L. A. M. (2003). O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: Almeida, L. R. & Placco, V. M. N. S. (Orgs). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. 37-52. Loyola.
Paro, V. H. (2000). Gestão democrática da escola pública. (3a ed.), Ed. Ática.
Paro, V. H. (2010). Administração escolar: Introdução Critica. (16a ed.), Ed. Cortez.
Paro, V. H. (2017). Gestão democrática da escola pública. Cortez.
Resende, L. M. G. (1995). Paradigma – relações de poder – projeto político pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: Veiga, I. P. A. (Orgs.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24-40. Campinas-SP: Papirus.
Vasconcellos, C. S. (2006). Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. Libertad.
Vasconcellos, C. S. (2006). Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad.
Veiga, I. P A. (2004). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Veiga, I. P. A. (Orgs.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 12-20. Papirus.
Wittmann, L. C. (2009). Gestão democrática. IBPEX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hebison Almeida dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.