A utilização do socrative como uma alternativa pedagógica para a realização do team-based learning (TBL) em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3149Palavras-chave:
Metodologia; Tecnologia; Inovação; Docentes.Resumo
Ciente da constante inserção de dispositivos eletrônicos entre os alunos em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor o uso do aplicativo socrative como uma alternativa pedagógica para a realização do Team-Based Learning (TBL) em sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizada uma atividade em sala de aula dividida em etapas com 13 alunos do curso de farmácia. Inicialmente foi disponibilizado o material de estudo e realizado uma conferência, no segundo momento foi aplicado o TBL pelo aplicativo socrative e posteriormente foi disponibilizado um questionário através do Google Forms, com finalidade de avaliar a metodologia utilizada. Após a realização da atividade observou-se que a metodologia utilizada teve um resultado satisfatório, visto que o rendimento dos alunos melhorou consideravelmente no que se diz respeito a autonomia, capacidade de decisão e trabalho em equipe, obtendo-se um índice de aceitação de 93%. Conclui-se que o uso deste aplicativo pode auxiliar aos docentes na elaboração e realização do TBL, e no desenvolvimento de outras atividades em sala de aula, uma vez que possui diversas vantagens, além de ser gratuito.
Referências
Anastacio, M. A. S., & Voelzke, M. R. (2020). O uso do aplicativo Socrative como ferramenta de engajamento no processo de aprendizagem: uma aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Física. Research, Society and Development, 9(3):1-13.
Bollela, V. R., Senger, M. H., Tourinho, F. S. V. & Amaral, E. (2014). Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista Medicina (Ribeirão Preto), 47(3):293-300.
Churkin, O. M. (2017). Gameficação na educação - o quizz socrative como processo maiêutico nos logradouros soteropolitanos. Plurais Revista Multidisciplinar, 2(3):78-88.
Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Rev. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3): 603-610.
Feitosa-Filho, J. C., Costa, M. J. M., Lima, M. S. N. M., & Bottentuit-Junior, J. B. (2018). Criação, Engajamento e Avaliação em Dispositivos Móveis: potencialidades e contribuições do Nearpod na aprendizagem móvel. Revista Tecnologias na Educação, 10:1-16.
Krug, R. R., Vieira, M. S. M., Maciel, M. V. A., Erdmann, T. R., Vieira, F. C. F., Koch, M. C., & Grosseman, S. (2016). O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, 40 (4):602-610.
Oliveira, N. C., & Silva, A. L. B. (2015). Docência no Ensino Superior: O uso de Novas Tecnologias na Construção da Autonomia do Discente. Rev. Saberes, 3 (2):03-13.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acesso em 25 de março de 2020, em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Pereira, G. H. F. & Coelho, A. (2017). Aplicativos móveis para fins educacionais: a utilização do aplicativo e-inst para contribuição no ensino da instrumentação industrial. Revista Tecnologias na Educação, 19 (9):1-10.
Riedneri, D. D. T., & Pischetola, M. (2016). Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?. Revista Educação, Formação & Tecnologias, 9(2):37-55.
Silva, J. M. A., Canedo, R. V., Abrantes, T. A. S., Santos, R. T., Souza, R. A., & Utagawa, C. Y. (2010). Quiz: um Questionário Eletrônico para Autoavaliação e Aprendizagem em Genética e Biologia Molecular. Revista Brasileira de Educação Médica, 34 (4):607-614.
Silva, P. F., Silva, T. P., & Silva, G. N. (2015). StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, 13(7):1-10.
Verri, J. B., & Endlich, A. M. (2009). A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. Revista Percurso – NEMO, 1(1):65-83.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.