O efeito da música ambiente na avaliação sensorial de cerveja artesanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31620

Palavras-chave:

Cerveja; Gênero musical; Percepção sensorial; TDS; Aceitabilidade.

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar a influência de diferentes gêneros musicais na descrição temporal das sensações e na aceitabilidade global da cerveja artesanal estilo IPA New England. As sensações dominantes foram determinadas pelo método de Dominância Temporal das Sensações (TDS) com 50 participantes submetidos a cinco condições sonoras: ausência de música e quatro gêneros musicais (rock clássico, sertanejo, pop e soft rock). A aceitabilidade sensorial da cerveja artesanal foi avaliada por meio da escala hedônica de 9 pontos, com 140 consumidores, nos mesmos contextos de consumo. As curvas TDS indicaram diferenças significativas (p < 0,05) na percepção sensorial da bebida nos diferentes ambientes de consumo. A sensação de amargor esteve presente em todas as condições sonoras. No entanto, para cada gênero musical estava presente uma sensação diferente, relatada como sabor frutado para o rock clássico, refrescante para o pop, leveza para o soft rock e adstringência para o sertanejo. A cerveja artesanal apresentou maior aceitação quando consumida ao som do rock clássico. Assim, alguns gêneros musicais podem ser efetivamente utilizados para influenciar a experiência de degustação e consumo de alimentos e bebidas, como a cerveja artesanal, possibilitando modificar ou intensificar a sensação dominante e a aceitabilidade da bebida. Além disso, a música ambiente pode ser utilizada por produtores e comerciantes como ferramenta para diferenciar e ampliar as atrações para o público-alvo desse produto.

Referências

Araújo, F. B., Silva, P. H. A. & Minim, V. P. R. (2003). Perfil sensorial e composição físico-química de cervejas provenientes de dois segmentos do mercado brasileiro. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, 23(2), 121–128.

Björkman, I., Karlsson, F., Lundberg, A. & Frisman, G. H. (2013). Gender differences when using sedative music during colonoscopy. Gastroenterology Nursing, 36(1), 14–20.

Biswas, D., Lund, K., Szocs, C. (2019). Sounds like a healthy retail atmospheric strategy: Effects of ambient music and background noise on food sales. Journal of the Academy of Marketing Science, 47, 37–55, 2019.

Blood, A. J. & Zatorre, R. J. (2001). Intensely pleasurable responses to music correlate with activity in brain regions implicated in reward and emotion. Proceedings of the National Academy of Sciences, 98(20), 11818–11823.

Brejas. Roteiro para Degustação e Avaliação de Cervejas. Disponível em: <http://www.brejas.com.br/roteiro_avaliacao_degustacao_cervejas.shtm>. Acesso em: 4 out. 2017.

Carvalho, N. B., Minim, L. A., Nascimento, M., Ferreira, G. H. C. & Minim, V. P. R. (2018). Characterization of the consumer market and motivations for the consumption of craft beer. British Food Journal, 7(4–6) SPEC. ISS., 24-33.

Eitan, Z. & Timmers, R. (2010). Beethoven’s last piano sonata and those who follow crocodiles: Cross-domain mappings of auditory pitch in a musical context. Cognition, 114(3), 405–422.

Iwanaga, M., Kobayashi, A.& Kawasaki, C. (2005). Heart rate variability with repetitive exposure to music. Biological Psychology, 70(1), 61–66.

Kantono, K., Hamid, N., Shepherd, D., Yoo, M. J. Y., Grazioli, G. & Carr, T. (2016). Listening to music can influence hedonic and sensory perceptions of gelati. Appetite, 100, 244-255.

Knöferle, K. & Spence, C. (2012). Crossmodal correspondences between sounds and tastes. Psychonomic Bulletin and Review, 19(6), 1–15.

Lawless, H. T.; & Heymann, H. (2010). Sensory Evaluation of Food: Principles and Practices. 2ª ed. Springer. 596 p.

Norman-Haignere, S.; Kanwisher, N. G.; Mcdermott, J. H. (2015). Distinct Cortical Pathways for Music and Speech Revealed by Hypothesis-Free Voxel Decomposition. Neuron, 88(6), 1281–1296.

North, A. C. (2012). The effect of background music on the taste of wine. British Journal of Psychology, 103(3), 293–301.

North, A. C., Hargreaves, D. J. & Mckendrick, J. (2000). The effects of music on atmosphere in a bank and a bar. Journal of Applied Social Psychology, 30(7), 1504–1522.

Nunes, C. A. & Pinheiro, A. C. M. (2012). Sensomaker. Version 1.8. Lavras: UFLA, Software.

Pineau, N. & Schlich, P. (2015) Temporal dominance of sensations (TDS) as a sensory profiling technique. Cambridge: Woodhead Publishing Limited, 584 p.

Pineau, N., Bouillé, A. G., Lepage, M., Lenfant, F., Schlich, P., Martin, N. & Rytz, A. (2012). Temporal Dominance of Sensations: What is a good attribute list? Food Quality and Preference, 26(2), 159–165.

Ramírez, G. P., Martínez, A. S., Fernandez, V. M., Corti Bielsa, G., & Farina, W. M. (2010). The influence of gustatory and olfactory experiences on responsiveness to reward in the honeybee. PLoS One, 5(10), e13498.

Reinoso-Carvalho, F., Wang, Q. J., Van Ee, R. & Spence, C. (2016). The influence of soundscapes on the perception and evaluation of beers. Food Quality and Preference, 52, 32-41.

Reinoso- Carvalho, F., Dakduk, S., Wagemans, J. and Spence, C. (2019). Not Just Another Pint! The Role of Emotion Induced by Music on the Consumer's Tasting Experience. Multisensory research, 32, 4-5.

Schellenberg, E. G. & Hallam, S. (2005). Music listening and cognitive abilities in 10- and 11-year-olds: the blur effect. Annals of the New York Academy of Sciences, 1060, 202–209.

Seo, H. S. & Hummel, T. (2011). Auditory-olfactory integration: Congruent or pleasant sounds amplify odor pleasantness. Chemical Senses, 36(3), 301–309.

Spence, C. (2012). Auditory contributions to flavour perception and feeding behaviour. Physiology and Behavior, 107(4), 505–515.

Spence, C., & Shankar, M. U. (2010). The influence of auditory cues on the perception of, and responses to, food and drink. Journal of Sensory Studies, 25(3), 406-430.

Spence, C., Michel, C. & Smith, B. (2014). Airplane noise and the taste of umami. Flavour, 3(2), 1–4.

Spence, C., Velasco, C. & Knöferle, K. (2014). A large sample study on the influence of the multisensory environment on the wine drinking experience. Flavour, 3(1), 8-19.

Stafford, L. D., Fernandes, M. & Agobiani, E. (2012). Effects of noise and distraction on alcohol perception. Food Quality and Preference, 24(1), 218–224.

Stroebele, N., & De Castro, J. M. (2004). Effect of ambience on food intake and food choice. Nutrition, 20(9), 821-838.

Thompson, W. F., Schellenberg, E. G. & Husain, G. (2001). Arousal, mood, and the Mozart effect. Psychological Science, 12(3), 248–251.

Tieppo, G. M. S., Reis, G. G. & Picchiai, D. (2016). Mozart, Rock e a Ativação da Criatividade. Revista de Administração Contemporânea, 20(3), 261–282.

Downloads

Publicado

20/07/2022

Como Citar

PAULO, F. J. de .; SIMIQUELI, A. A. .; TABET, C. J. .; CREPALDE, L. T. .; MINIM, L. A. .; MINIM, V. P. R. . O efeito da música ambiente na avaliação sensorial de cerveja artesanal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e27611931620, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.31620. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31620. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra