Produtividade da cana–de-açúcar com aplicação de água residuária da indústria sucroenergética
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3167Palavras-chave:
Reaproveitamento de resíduos; Fertirrigação; Água de qualidade inferior.Resumo
A fertirrigação com água residuária como a vinhaça pode ser uma alternativa viável para a nutrição e fornecimento de água para a cana-de-açúcar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo uma análise descritiva sobre a produtividade da cana-de-açúcar durante 5 safras em função da aplicação de vinhaça em uma indústria sucroenergética localizada no Sudoeste Goiano. Foram coletados dados de produtividade de quarenta talhões distintos cultivados com cana-de-açúcar durante 5 anos (safras 14/15; 15/16; 16/17; 17/18; 18/19), em cada safra foram selecionadas quatro áreas com cultivos de 2°; 3°; 4° e 5° em condição de sequeiro e fertirrigado com vinhaça. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva em planilha eletrônica (Excel) com nível de confiabilidade de 95%, foi calculada a média para as safras e os cortes e posteriormente calculado o desvio padrão, os resultados foram apresentados em tabelas e figuras. Comparando as áreas fertirrigadas com vinhaça e sequeiro, as áreas fertirrigadas apresentaram produtividades médias superiores à de sequeiro em 7,51; 12,48; 15,29 e 16,43% para o 2°, 3°, 4° e 5° corte, respectivamente. A fertirrigação com vinhaça promove incrementos de produtividade para o 2°, 3°, 4° e 5° corte em relação à condição de sequeiro. A vinhaça utilizada via fertirrigação é recomendada para suprir as necessidades hídricas e de nutrientes essenciais no cultivo de cana-de-açúcar.
Referências
Caldareli, C.E. & Gilio, L. (2018). Expansion of the sugarcane industry and its effects on land use in São Paulo: Analysis from 2000 through 2015. Land Use Policy. 76(1), 264-274.
Elia Neto, A. (2016). Estado da Arte da Vinhaça. ÚNICA - União da Industria de Cana de açúcar. Piracicaba.
Gomes, A.W.A. (2012). Simulação da produtividade de cana-de-açúcar nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, utilizando o modelo DSSAT. 2012. 67p. Tese (Doutorado em Agronomia). Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho” Faculdade De Ciências Agronômicas, Jaboticabal.
Lacerda, A.R.S.; Souza, A.R.; Santos, T.M.; Clemente, J.M., Duarte, A.R. & Machado, M.G. (2019). Produtividade da cana-de-açúcar em resposta a adubação NPK em diferentes épocas. Humanidades & Tecnologia em Revista (finom), 18(1), 1-7.
Linnenluecke, M.K.; Han, J.; Zheyao, P.; Smith, T. (2019). How markets will drive the transition to a low carbon economy. Economic Modelling, 77(1), 42-54.
Taiz, L; Zeiger, E.; Moller, I.M.; Murphy, A. (2017). Fisiologia e desenvolvimento vegetal. Editora Artmed, 6, 121 p.
Martins, Y.A.M.; Oliveira, C.F. (2016). Uso da vinhaça via fertirrigação por sistemas de irrigação. in: Jornada Acadêmica – Ciência, Inovação e Tecnologia no Bioma Cerrado, 05, Santa Helena. Anais.
Moro, C.C.; Rodrigues, J.A.; Silva, M.C.; Lima, E.P.; Macedo, M.F. (2013). Utilização da Vinhaça como fertilizante no cultivo da cana de açúcar. Revista Unilins, 19(1), 25-43.
Penhabel, L.A. (2013). Vinhaça: Bio-fertirrigação e impacto ambiental. COGNITIO. Pós Graduação (MBA em Gestão Sucroalcooleira do Centro), UNILINS Centro Universitário de Lins. Lins.
Quintana, K.A. (2010). Irrigação e fertirrigação por gotejamento para cana-de-açúcar na presença e ausência de boro. 47 p. Tese (Doutorado em Agronomia). Universidade estadual paulista “Júlio de Mesquita filho” faculdade de ciências agrárias e veterinárias campus de Jaboticabal, Jaboticabal.
Silva, A.P.M.; Bono, J.A.M. Pereira, F.A.R. (2014). Aplicação de vinhaça na cultura da cana-de-açúcar: Efeito no solo e na produtividade de colmos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 18(1), 38-43.
Silva, N.F.; Cunha, F.N.; Teixeira, M.B.; Soares, F.A.L.; Moura, L.C. (2015) Crescimento vegetativo da cana-de-açúcar submetida a lâminas de irrigação e fertirrigação nitrogenada via gotejamento subsuperficial. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, 9(2), 79 – 90.
Silva, S.D.A.; Nava, D.E.; Montero, C.R.S.; Sturza, V.S. (2017). Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar de base ecológica, 47 - 55.
Souza, J.K.C.; Mesquita, F.O.; Dantas Neto, J.; Souza, M.M.A.; Farias, C.H.A.; Mendes, H.C.; Nunes, R.M.A. (2015). Fertirrigação com vinhaça na produção de cana-de-açúcar. Revista ACSA: Agropecuária Científica no Semiárido. 11 (2), 7-12.
Teixeira, R.A.; Couto, M.S.D.S. (2013). Análise dos impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da cana-de-açúcar na Bacia do Rio Meia Ponte, Goiás. Terceiro Incluído. 3(1), 128–143.
Togneti, S.A.S. (2016). Os resíduos da indústria sucroenergética: A vinhaça concentrada como potencial fertilizante. 2016. 103p. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional). UNOESTE-Universidade de Oeste Paulista, Presidente Prudente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.