Habilidades em oftalmoscopia direta entre estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32102Palavras-chave:
Ensino; Oftalmologia; Oftalmoscopia direta.Resumo
Oftalmoscopia direta é parte do exame físico do paciente e é relevante para o diagnóstico e prognóstico de diversas doenças, haja vista que muitas doenças sistêmicas levam a alterações no segmento posterior do olho. O objetivo da presente pesquisa é investigar a habilidade de graduandos em Medicina em reconhecer alterações do fundo de olho normal, decorrente de enfermidades que afetam o corpo humano. A metodologia da pesquisa adotada baseou-se na realização de oficinas de oftalmoscopia direta com um grupo de 49 acadêmicos; foram aplicados questionários contendo alternativas de múltipla escolha que abrangiam 8 imagens de manifestações fundoscópicas, 1 retinografia normal e 7 imagens com manifestações sistêmicas de doenças prevalentes. Os resultados demonstraram a pouca familiaridade de parte dos participantes com a identificação e diferenciação de anormalidade do fundo de olho de acordo com as doenças abordadas. Contudo, foi possível observar que os acadêmicos participantes do estudo não possuíam conhecimento sobre fundo de olho normal. Logo, formandos em Medicina têm dificuldade em distinguir os diferentes padrões de achados fundoscópicos compatíveis com suas respectivas doenças. No entanto, apresentam domínio sobre o que se espera encontrar no fundo de olho normal.
Referências
Abreu, Acácia Maria Azevedo et al. Conhecimento dos Alunos de Medicina sobre oftalmologia. Revista Brasileira de Educação Médica, 43, 100-109, 2019. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3RB20180219.
American Academy of Ophthalmology. Papilledema. https://eyewiki.aao.org/Papilledema.
American Society of Retina Specialists. Retina Image bank. Normal Fundus Photo. https://imagebank.asrs.org/file/3541/normal-fundus-photo.
Community Eye Health Journal. Retinal detachment. https://www.cehjournal.org/article/retinal-detachment/.
Ferreira, Mariana de Almeida et al. Perfil multicêntrico do acadêmico de Medicina e suas perspectivas sobre o ensino da oftalmologia. Revista Brasileira de oftalmologia, 78, 315-320, 2019.
Instituto Penido Burnier. Retinopatia diabética. https://penidoburnier.com.br/2015/05/18/retinopatia-diabetica/.
Manual MSD. Retinopatia hipertensiva. https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-oftalmol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-da-retina/retinopatia-hipertensiva.
Martins, Thiago Gonçalves dos Santos et al. Training of direct ophthalmoscopy using models. The Clinical Teacher, 14 (6), 423-426, 2017.
Oftalmologista Dr. Pedro Paulo Cabral. Uveite. https://oftalmologistapedropaulo.com.br/2020/12/01/uveite/.
Retina Associates of Kentucky. Retinal vein occlusion (RVO). https://www.retinaky.com/retinal-vein-occlusion-ashland/.
Salcedo, Jorge Enrique Mendoza. Construção de simulador para o ensino e avaliação da oftalmoscopia direta. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2017.
The University of Iowa. Dominant Optic Atrophy. http://webeye.ophth.uiowa.edu/eyeforum/cases/47-autosomaldominantopticatrophy.htm.
Yusuf, Imran H.; Salmon, John; Patel, C. K. Direct ophthalmoscopy should be taught to undergraduate medical students—yes. Eye, 29 (8), 987-989, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Francisco Jorge Haggi Benício; Roberto Zonato Esteves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.