Manifestações patológicas e restauração estrutural da ponte Estácio Coimbra (ponte do Derby no Recife)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32305Palavras-chave:
Manutenção; Construção; Estrutura; Corrosão; Concreto.Resumo
As primeiras pontes de concreto foram construídas no século XX, sendo bastante utilizadas no dia a dia da população, tendo como finalidade a locomoção de pessoas, automóveis e entre outros. Para que essas estruturas ofereçam uma boa utilidade, deve se existir um amplo estudo e um bom projeto do local que será executada essa construção, e sempre realizar uma manutenção periódica da estrutura, evitando assim transtornos para seus usuários. O objetivo deste trabalho foi à análise das manifestações patológicas presentes em pontes, tendo como referência de pesquisa a ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), localizada na cidade do Recife. Os resultados foram obtidos através dos registros do local e observadas algumas manifestações patológicas como corrosão da armadura, desagregação do concreto, eflorescência e fissuras, diversos motivos ocasionaram o desgaste da estrutura, por exemplo, a falta de manutenção. Ocorrendo-se essas falhas a mesma se torna insegura para os usuários. Portanto, a estrutura encontrava-se bastante danificada, devido à falta de manutenção, que resultou nas manifestações patológicas apresentadas nesse artigo, no qual foi necessário fazer a manutenção corretiva.
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2014). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto-procedimento. ABNT.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2019). ABNT NBR 9452: Vistorias de pontes e viadutos de concreto. ABNT.
Batista, C. C. P. (2022). Estudo das manifestações patológicas e técnicas de reparos nas estruturas dos reservatórios elevados da Cidade de São José de Piranhas/PB (Bachelor's thesis).
Bolina, F. L., Tutikian, B. F., & Helene, P. (2019). Patologia de estruturas. Oficina de Textos.
Camargo, R. G. (2017). Estudo de patologia em concreto armado e proposta de soluções: análise de caixa de areia no sistema de tratamento de efluentes em uma cooperativa de lacticínios.
da Silva, J. C., & dos Santos, B. (2017). Patologia em pontes-estudo de caso em patologias da ponte Pedro Ivo Campos e orientação de reforma. Engenharia Civil-Pedra Branca.
Emlurb. (2018). Relatório técnico. Ponte Estácio Coimbra.
Fioriti, C. F., Christófani, M. P. H., Tsutsumoto, N. Y., & Okimoto, F. S. (2017). Um Estudo das Manifestações Patológicas em Vigas e Lajes de Concreto: Edificações da FCT/UNESP. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 2(3).
Gaspar, M. M. (2021). Estudo de caso: análise de patologias, recuperação e reparo em estrutura de concreto armado em ambiente marítimo (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Marchetti, O. (2018). Pontes de concreto armado. Editora Blucher.
Marsico, M. L., de Medeiros, R., Delatorre, V., Costella, M. F., & Jacoski, C. A. (2017). Aplicação de BIM na compatibilização de projetos de edificações. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 9(17), 19-41.
Melo, F. S. V. D. (2019). Estudo das condições gerais da ponte Piquet Carneiro no município de Icó/CE: estudo de caso.
Milagres, E. A. (2019). Retração e secagem do concreto: estudo da retração do concreto e o aparecimento de patologias.
Monteiro, D. K. (2020). Retroanálise, inspeção e recuperação de pontes rodoviárias: estudo de caso–Ponte sobre o Rio das Pedras–Areia Branca/SE.
Oliveira, M. R., Oliveira, T. N., & Araújo, S. C. (2019, November). Patologias nas edificações, seu diagnóstico, e suas causas. In Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar.
Prandov, C. C., & Freitas, E. C. D. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade FEEVALE. (2ª ed.), 1-277.
Santos, F. P. S. L. D. (2017). Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado.
Santos, B. S. (2019). Análise de manifestações patológicas incidentes em reservatório semienterrado executado em concreto armado na cidade de Pariconha: estudo de caso.
Santos, K. S. D. (2021). Análise das condições de desenvolvimento de fungos em edificações-uma revisão da literatura.
Tecomat Engenharia. (2019). Laudo técnico de inspeção.
Vasconcelos, F. D. O. (2018). Análise das manifestações patológicas em pontes de concreto armado: estudo de caso.
Zago, S. D. C. (2019). Avaliação da durabilidade do concreto da construção civil com a utilização de agregados de escória de aciaria LD (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Carollina Silva dos Santos ; Dieska Rayane da Silva Gomes; Mattheus Karryery Coelho Rodrigues Gonçalves de Sá; Alison Lopes da Silva; Pryscilla de Barros Gonçalves; Eliana Cristina Barreto Monteiro; Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani; Yeda Vieira Póvoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.