Uso das técnicas de agrupamento aplicado aos números de infectados por Covid-19 nos Estados brasileiros comparando com o IDH de cada Estado
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32625Palavras-chave:
Métodos; Estados brasileiros; Covid-19; Cluster.Resumo
O presente artigo tem por objetivo mostrar como pode ser feita a análise de cluster, através da técnica hierárquica e não hierarquia na taxa de infectados por Covid-19 dos estados brasileiros através dos números de infectados de cada estado para assim identificar a similaridades entre os estados através dos números de infectados, oferecendo um contraponto ao critério utilizado de análise do número de infectados dos estados, se baseando no tamanho da população e comparando com seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).Utilizou-se dados da Covid-19 retirado de uma plataformas públicas e gratuitas chamado Coronavírus//Brasil e o Atlas Brasil 2013 com relação ao IDH de 2010. Para a análise de agrupamento foi utilizado a matriz de Mahalanobins com o método hierárquico, aplicou-se os métodos de ligação simples, completa, média, ligação de ward e um método não hierárquico através do método de K-means, também foram aplicados o coeficiente de correlação confénetica para medir o grau de ajuste entre as matrizes similares originais e a matriz resultante da simplificação proporcionada pelo método de agrupamento. No entanto foi verificado o método que melhor representa os dados é o de ligação completa. Ao agrupar os estados de ambos os dados levou em consideração a semelhança entre as variáveis dos dados e a correlação onde pode se observar que os dados são correlacionados.
Referências
Albuquerque, M. A, de Oliveira Barros, K. N. N., Gouveia, J. F., & Ferreira, R. L. C. (2016). < b> Determinação e validação de números de grupo em uma análise de cluster: Um estudo de caso aplicado à ciência florestal. Acta Scientiarum. Tecnologia, 38 (3), 339-344.
Albuquerque, M. A., & Barros, K. N. N. O. (2020). Introdução à Análise de Agrupamento: teoria e prática com aplicações em R.[e-book]. EDUEPB. http://eduepb. uepb. edu. br/download/introducao-a-analise-de-agrupamento-teoria-e-pratica-com-aplicacoes-em-r.
Albuquerque, M. A., & de Oliveira Barros, K. N. N. (2020). Determinação do número de grupos em análise de agrupamento via de raio de influência. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38342-38355.
Bezerra, A. C. V., Silva, C. E. M. D., Soares, F. R. G., & Silva, J. A. M. D. (2020). Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(suppl 1), 2411-2421.
Costa, G. D. (2019). Análise multivariada de países da América do Sul por meio de Indicadores socioeconômicos.
Dourado. P. B. M. (2021). Relação da COVID-19 com o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Síntese de Evidências e Análise Exploratória, Subsecretaria de Saúde, Gerência de Informações Estratégicas em Saúde CONECTA-SUS, 2021.
Duarte, S. R. N. (2021). Um guia para agrupamento com pacote cluster do R utilizando dados do Spotify (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Fávero, L. P, & Belfiore, P. (2019). Ciência de dados para negócios e tomada de decisões. Imprensa Acadêmica.
Nascimento, ER, de Albuquerque, MA, de Oliveira Barros, KNN, & Barros, PSN (2022). Análise de cluster aplicada ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11 (2), e18011225747-e18011225747.
Neto, D. M. F., Morbeck, N. B. M., Welter, Á., & Panontin, J. F. (2021). Relação entre índice de desenvolvimento humano e número de casos de covid-19 em cidades do tocantins. Singular. Saúde e Biológicas, 1(2), 23-27.
Olivatto, T. F., & Lollo, J. A. D. (2022). Urban Sustainable Development Index: a geospatial approach to add Tree Cover to HDI in São Paulo City. Sociedade & Natureza, 34.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acessado em 2022.
Paula Alves, H. J, Fernandes, F. A, de Lima, K. P, de Oliveira Batista, B. D, & Fernandes, T. J. (2020). A pandemia da COVID-19 no Brasil: uma aplicação do método de clusterização k-means. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (10), e5829109059-e5829109059.
Silva Campos, S. L. (2019). Busca nao supervisionada de padroes por técnicas de agrupamento clássica e nebulosa.
Souza, M. V. V. D. (2022). Análise multivariada de países da América e Europa utilizando indicadores sobre a Covid-19 e dieta da população.
Tizotte, T. R. L., Thesing, N. J., & Gomes, F. B. M. (2021). Análise bibliométrica dos artigos da base de dados da Scopus sobre a Produção Científica Brasileira da Covid-19 Bibliometric analysis of articles from the Scopus Database on the Brazilian Scientific Production of Covid-19. Brazilian Journal of Development, 7(7), 73457-73474.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mácio Augusto Albuquerque; Emanuela Rodrigues do Nascimento; Cleanderson Romualdo Fidelis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.