Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3322

Palavras-chave:

Informe de experiencia; Educación popular; Promoción de la salud.

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência a luz de Paulo Freire acerca de uma vivência realizada em uma vila de moradores do município de Maracanaú-Ceará. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência. A vivência foi realizada a partir da disciplina educação popular e escola na perspectiva da promoção da saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. A visita ocorreu no segundo semestre de 2018, e foram entrevistados os moradores, no intuito de compreender a visão e perspectiva da educação popular e saúde realizada no ambiente a qual eles residiam. Realizou-se conversas dialógicas utilizando a estratégia de roda de conversa para registrar informações. Pode-se constatar que o estilo de vida dos moradores é de forma compartilhada no qual possibilita a inter(ação) de todos que residem no ambiente em atividades diárias e financeiras. Conclui-se que o ambiente não formal como prática de ensino possibilita conhecimentos e saberes de forma compartilhada e amadurecimento do ser humano enquanto ser social.

Biografia do Autor

Samuel Miranda Mattos, Universidade Estadual do Ceará

Professor de Educação Física, Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). MBA em Gestão de Academias e Negócios em Esporte e Bem-Estar pelo Centro Universitário Farias Brito (FFB). Membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq). Pesquisador na área da atividade física e saúde, promoção de saúde, epidemiologia e doenças crônicas não transmissíveis. E-mail para contato: profsamuelmattos@gmail.com.

 

Referências

Bonetti, O. P; Pedrosa, J. I.S; Siqueira, T.C.A. (2011). Educação Popular em Saúde como Política do Sistema Único de Saúde. Revista de Atenção Primária a Saúde, 14(4), 397-407.

Botelho, B.O; Crus, P.J.G.B.; Alencar, I.C.; Carneiro, D.G.B. Participação. (2017). Extensão popular: educação e pesquisa. João Pessoa: Centro de Comunicação, Turismo e Arte.

David, H. M.S. L; Bonetti, O.P; Silva; M.R.F. (2012). A Enfermagem brasileira e a democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev Bras Enfermagem, 65(1), 179-85.

Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 43. ed.

Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas.

Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 março 2020.

Figueiredo, R. (2018). Teremos Tudo. [web]. Disponível em: http://reginaldofigueiredopoeta.blogspot.com/p/poesia.html. Acesso em: 31 março 2020.

Souza, I.P.M.A; Jacobina, R.R. (2009) Educação em saúde e suas versões na história brasileira. Revista Baiana de Saúde Pública, 33(4), 618-62.

Travassos, L.C.P. (2001). Inteligências Múltiplas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 1(2), sp.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

MATTOS, S. M.; ALENCAR, O. M. de; PEREIRA, F. H. L.; SILVA, M. R. F. da. Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e147953322, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3322. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3322. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais