Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3322Palavras-chave:
Informe de experiencia; Educación popular; Promoción de la salud.Resumo
O objetivo deste estudo foi relatar a experiência a luz de Paulo Freire acerca de uma vivência realizada em uma vila de moradores do município de Maracanaú-Ceará. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência. A vivência foi realizada a partir da disciplina educação popular e escola na perspectiva da promoção da saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. A visita ocorreu no segundo semestre de 2018, e foram entrevistados os moradores, no intuito de compreender a visão e perspectiva da educação popular e saúde realizada no ambiente a qual eles residiam. Realizou-se conversas dialógicas utilizando a estratégia de roda de conversa para registrar informações. Pode-se constatar que o estilo de vida dos moradores é de forma compartilhada no qual possibilita a inter(ação) de todos que residem no ambiente em atividades diárias e financeiras. Conclui-se que o ambiente não formal como prática de ensino possibilita conhecimentos e saberes de forma compartilhada e amadurecimento do ser humano enquanto ser social.
Referências
Bonetti, O. P; Pedrosa, J. I.S; Siqueira, T.C.A. (2011). Educação Popular em Saúde como Política do Sistema Único de Saúde. Revista de Atenção Primária a Saúde, 14(4), 397-407.
Botelho, B.O; Crus, P.J.G.B.; Alencar, I.C.; Carneiro, D.G.B. Participação. (2017). Extensão popular: educação e pesquisa. João Pessoa: Centro de Comunicação, Turismo e Arte.
David, H. M.S. L; Bonetti, O.P; Silva; M.R.F. (2012). A Enfermagem brasileira e a democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev Bras Enfermagem, 65(1), 179-85.
Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 43. ed.
Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 março 2020.
Figueiredo, R. (2018). Teremos Tudo. [web]. Disponível em: http://reginaldofigueiredopoeta.blogspot.com/p/poesia.html. Acesso em: 31 março 2020.
Souza, I.P.M.A; Jacobina, R.R. (2009) Educação em saúde e suas versões na história brasileira. Revista Baiana de Saúde Pública, 33(4), 618-62.
Travassos, L.C.P. (2001). Inteligências Múltiplas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 1(2), sp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.