Efeitos da realidade virtual em idosos com Doença de Parkinson: Revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33665

Palavras-chave:

Doença de parkinson; Realidade virtual; Idoso.

Resumo

Objetivo: Identificar os efeitos gerados pela Realidade Virtual (RV) em idosos com Doença de Parkinson (DP). Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Com o propósito de desenvolver a questão norteadora desta RIL, aplicaram-se os domínios da estratégia PICo, resultando na questão: “Quais os efeitos da RV em idosos com DP?” Efetuou-se um levantamento bibliográfico em junho de 2022 nas bases de dados: Embase via Cochrane Library, LILACS via BVS e MEDLINE via PubMed. As estratégias de busca foram formuladas a partir dos descritores mencionados em português, inglês e espanhol, interligadas pelo operador booleano “AND”. Resultados: 10 artigos científicos foram selecionados para compor esta RIL. Discussão: Assim, as particularidades da RV a tornam uma alternativa para alcançar uma variedade de objetivos para a reabilitação, na qual, inclui-se o incentivo ao aprendizado dos pacientes, sua participação ativa, proporcionando espaços desafiadores e seguros, flexibilidade na personalização e graduação dos planos de tratamento, registrando a objetividade do desempenho dos mesmos, além da capacidade de motivar o paciente com DP a realizar sua capacidade máxima. Considerações finais: Portanto, as evidências científicas demonstram que a RV é um recurso terapêutico com potencialidades para o uso na reabilitação, especialmente na aprendizagem e controle motor, funcionalidade, marcha, capacidade cognitiva e no equilíbrio em idosos com DP.

Referências

Albiol-Perez, S., Gil-Gómez, J. A., Munoz-Tomas, M. T., Gil-Gómez, H., Vial-Escolano, R., & Lozano-Quilis, J. A. (2017). The effect of balance training on postural control in patients with Parkinson’s disease using a virtual rehabilitation system. Methods of information in medicine, 56(02), 138-144.

Berg, D., Siefker, C., & Becker, G. (2001). Echogenicity of the substantia nigra in Parkinson's disease and its relation to clinical findings. Journal of neurology, 248(8), 684-689.

Brandín-De la Cruz, N., Secorro, N., Calvo, S., Benyoucef, Y., Herrero, P., & Bellosta-López, P. (2020). Immersive virtual reality and antigravity treadmill training for gait rehabilitation in Parkinson's disease: a pilot and feasibility study. Rev Neurol, 71(12), 447-54.

Campo-Prieto, P., Rodríguez-Fuentes, G., & Cancela-Carral, J. M. (2021). Can immersive virtual reality videogames help Parkinson’s disease patients? A case study. Sensors, 21(14), 4825.

Costa, R. C. S., Filho Silva, E. M., Gomes, C. L. A., Lima, N. M. F. V., Cacho, R. O. & Cacho, E. W. A. (2018). Balance training in individuals with Parkinson disease with virtual reality use. Fisioterapia Brasil;19(3):368-376.

Dockx, K., Bekkers, E. M., Van den Bergh, V., Ginis, P., Rochester, L., Hausdorff, J. M., & Nieuwboer, A. (2016). Virtual reality for rehabilitation in Parkinson's disease. Cochrane Database of Systematic Reviews, (12).

Feng, H., Li, C., Liu, J., Wang, L., Ma, J., Li, G., ... & Wu, Z. (2019). Virtual reality rehabilitation versus conventional physical therapy for improving balance and gait in Parkinson’s disease patients: a randomized controlled trial. Medical science monitor: international medical journal of experimental and clinical research, 25, 4186.

Ferreira, F. D., Ferreira, F. M. D., Heleno, R. B., & Júnior, S. E. M. (2010). Doença de Parkinson: aspectos fisiopatológicos e terapêuticos. Saúde e Pesquisa, 3(2).

Fiusa, J. M., & Zamboni, J. W. (2020). Atualizações na doença de Parkinson através do tratamento com realidade virtual em 2018/2019. Revista Neurociências, 28, 1-8.

Fontoura, V. C. B., de Macêdo, J. G. F., da Silva, L. P., da Silva, I. B., de Sales, M. D. G. W., & Coriolano, D. M. (2017). The role of rehabilitation with virtual reality in functional ability and quality of life of individuals with Parkinson’s disease. CEP, 53140, 160.

Holden, M. K., & Dyar, T. (2002). Virtual environment training-a new tool for neurorehabilitation?. Neurology Report, 26(2), 62-71.

Horstink, M. W., & Morrish, P. K. (1999). Preclinical diagnosis in Parkinson's disease. Advances in Neurology, 80, 327-333.

Maggio, M. G., De Cola, M. C., Latella, D., Maresca, G., Finocchiaro, C., La Rosa, G., ... & Calabrò, R. S. (2018). What about the role of virtual reality in Parkinson disease’s cognitive rehabilitation? Preliminary findings from a randomized clinical trial. Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology, 31(6), 312-318.

Pazzaglia, C., Imbimbo, I., Tranchita, E., Minganti, C., Ricciardi, D., Monaco, R. L., ... & Padua, L. (2020). Comparison of virtual reality rehabilitation and conventional rehabilitation in Parkinson’s disease: a randomised controlled trial. Physiotherapy, 106, 36-42.

Pompeu, J. E., dos Santos Mendes, F. A., da Silva, K. G., Lobo, A. M., de Paula Oliveira, T., Zomignani, A. P., & Piemonte, M. E. P. (2012). Effect of Nintendo Wii™-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy, 98(3), 196-204.

Santana, C. M. F. D., Lins, O. G., Sanguinetti, D. C. D. M., Silva, F. P. D., Angelo, T. D. D. A., Coriolano, M. D. G. W. D. S., ... & Silva, J. P. D. A. (2015). Effects of treatment with non-immersive virtual reality in the quality of life of people with Parkinson's disease. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18, 49-58.

Santos, C. M. D. C., Pimenta, C. A. D. M., & Nobre, M. R. C (2007). A estratégia PICO para a construção da questão de pesquisa e busca de evidências. Revista latino-americana de enfermagem, 15, 508-511.

Severiano, M. I. R., Zeigelboim, B. S., Teive, H. A. G., Santos, G. J. B., & Fonseca, V. R. (2018). Effect of virtual reality in Parkinson's disease: a prospective observational study. Arquivos de neuro-psiquiatria, 76, 78-84.

Souza, M. T. D, Silva, M. D. D., & Carvalho, R. D. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8, 102-106.

Vieira, G. D. P., de Araujo, D. F. G. H., Leite, M. A. A., Orsini, M., & Correa, C. L. (2014). Realidade virtual na reabilitação física de pacientes com doença de Parkinson. Journal of human Growth and Development, 24(1), 31-41.

Downloads

Publicado

21/08/2022

Como Citar

MARQUES , D. S. .; NUNES, A. S. .; VERAS, R. O. .; MARTINS, T. M.; VENANCIO, D. B. R. .; SANTOS, S. B. C. dos .; CABRAL, A. A. S. .; SANTOS, L. L. da S. .; SILVA, V. R. V. da .; CUSTÓDIO, D. de F. .; LACERDA, K. W. R. .; GRECO, G. dos S. . Efeitos da realidade virtual em idosos com Doença de Parkinson: Revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 11, p. e230111133665, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i11.33665. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33665. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde