O cinema como elucidação teórica: estudos sobre Bauman em Eu, Daniel Blake

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.34187

Palavras-chave:

Cinema; Modernidade Líquida; Trabalho.

Resumo

Este artigo compõe uma série de estudos teóricos que aproximam alguns filmes da obra Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês; neste texto, será apresentada uma análise do filme Eu, Daniel Blake, tomado como representativo do capítulo Trabalho, da referida obra. O artigo tem, por objetivos, estabelecer uma conexão entre a linguagem cinematográfica e os estudos do sociólogo, além de advogar pelo uso de obras cinematográficas em aulas de diferentes cursos e níveis, visando à experiência estética enquanto possibilidade formadora do ser no mundo. Como metodologia de análise do filme, foram utilizadas as análises textual e de conteúdo, por meio de fotogramas escolhidos. Como resultado da análise, percebe-se que o filme pode ser tomado como uma metáfora do capítulo Trabalho, o que facilita sua compreensão teórica, quando aborda questões como o trabalho informal e as pessoas que se veem alijadas para fora do mundo do trabalho e dos sistemas de proteção do Estado.

Biografia do Autor

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Graduado em Matemática (UFPel) Mestre em Educação Matemática (UFRN) Doutor em Educação para a Ciência (UNESP) Pós doutor Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

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Publicado

02/09/2022

Como Citar

DUARTE, C.; MONTOITO, R. O cinema como elucidação teórica: estudos sobre Bauman em Eu, Daniel Blake. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 11, p. e565111134187, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i11.34187. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34187. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais