Jogos digitais como ferramentas para o trabalho da corporeidade e movimento no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34499Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais; Movimento corporal; Exerlearnings.Resumo
O movimento deve fazer parte da vivência na escola, transformando-se numa parte construtiva da aprendizagem. Esse processo de formação não está atrelado apenas a aprendizagem cognitiva, mas também a do sentido e a do corpo. Visando atrelar a interdisciplinaridade ao movimentar-se, com vistas a quebrar essa barreira dualística, busca-se validar jogos capazes de perceber os movimentos da criança a fim de gerar uma interação em tempo real com dinâmicas digitais que estimulem o mesmo. Nesse sentido, este artigo busca desenvolver protótipos de jogos utilizando o Scratch para auxiliar crianças na aprendizagem, envolvendo a interação física. Nessa perspectiva, há a inserção da criança em um ambiente digital lúdico com atividades que desenvolvam as habilidades esperadas, onde os movimentos interagem com a mesma. Para embasar esta discussão, o presente trabalho tem como fundamentação teórica a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais combinada com exercícios físicos, os exerlearnings. Os exerlearnings para este trabalho traz a possibilidade de integração do movimento na área de linguagens, deixando de ser fator exclusivo para a disciplina de Educação Física. Espera-se que o artefato contribua de forma positiva na educação das crianças, fazendo com que os conceitos da área de linguagens sejam trabalhados e vivenciados.
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