Brasilidade em cena no espetáculo artístico da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35574Palavras-chave:
Identidade Nacional; Jogos Olímpicos; Rio 2016; Cerimônia de Encerramento; Espetáculo artístico.Resumo
A primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul gerou diversos focos de investigações, dentre eles o segmento dos espetáculos artísticos, denominados como cerimônias de abertura e encerramento. Tais eventos são responsáveis pelas maiores audiências dentro do megaevento olímpico, e servem como estandartes identitários da nação-sede. Deste modo, o estudo visou decodificar simbologias da identidade nacional brasileira no espetáculo artístico da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tendo como método a “Análise de Imagens em Movimento”, aqui alicerçado pela epistemologia da vertente semiótica peirceana. Fez-se uso de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo, com base em levantamentos bibliográfico e documental. Os resultados sinalizaram que a cerimônia de encerramento transitou pela arte brasileira em suas múltiplas formas, desde as pinturas e gravuras rupestres, as manualidades indígenas, as heranças culturais europeias, até chegar aos artistas contemporâneos como Roberto Burle Marx. O espetáculo detém ainda, uma maior abrangência de atributos da identidade nacional no segmento sonoro quando comparado com a cerimônia de abertura, incluindo ritmos musicais como marchinhas de carnaval, maxixe, xaxado, música indígena e clássica.
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