Gameficação: relato de aplicação da metodologia em planejamento urbano e regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3649

Palavras-chave:

Gameficação; Planejamento urbano e regional; Aprendizagem ativa.

Resumo

A Gameficação consiste em envolver mecanismos de jogos no ensino com o intuito de produzir mais engajamento no aluno na produção de tarefas. Atentos a isso, foi utilizada, no curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Planejamento Urbano e Regional, a Gameficação para tratar de parte do conteúdo da disciplina. Objetiva-se, assim, neste artigo, analisar a aceitação dos alunos com relação a essa metodologia. O game foi elaborado a partir de uma experiência didática proposta e publicado por Silva et al. (2016). A partir dessa experiência, foram feitas adaptações para que efetivamente se caracterize uma atividade como sendo um game. O jogo chamado de “Agentes produtores da cidade” objetivou apresentar aos alunos como os agentes da cidade são diversos e interferem diretamente na sua construção, explicitando como interesses públicos e privados divergentes moldam o espaço urbano. Para tanto, elaborou-se roteiro, caracterização, impressão de moeda e mapa base para inserção das informações. Assim, as equipes são os agentes, cada um com o seu objetivo a ser alcançado por meio de negociação com os demais, sempre elaborando um plano de ação embasado em pesquisas bibliográficas. Ao final, foram aplicadas questões relativas ao conteúdo, para verificar o aprendizado efetivo e relativas a metodologia. Analisando as respostas, foi possível observar que a experiência foi positiva, pois os alunos, a partir do momento que estão competindo, sentem-se mais motivados a pesquisar e participar da aula; no entanto, sentiram dificuldade de responder as questões conteudistas, pois, em alguns momentos, não fizeram pesquisa o suficiente para se embasar no jogo.

Referências

Busarello, RI, Ulbricht, VM & Fadel, LM. (2014). A gameficação e a sistemática do jogo: conceitos sobre a gameficação como recursso motivacional. In: Fadel, LM, Ulbricht, VM, Batista, CR & Vanzim, T (Org). Gameficação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural.

Hannas, TR. (Org) (2017). Metodologias ativas de ensino: manual de aplicação. Belo horizonte: 3i Editora.

Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Schimti, B, Klemke, R, Specht, M. (2012). Effects of mobile gaming patterns on learning outcomes: a literature review. Journal Technology Enhanced Learning.

Silva, J, M, P, Benfatti, DM, Moreira, T, Ribeiro, JAZMT. (2016). Prática de ensino de planejamento urbano e regional. Desenho como ferramenta de discussão e agentes como protagonistas. Arquitextos, São Paulo, 16(191) .07, Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.191/6014>.

Zicherman, G & Cunningham, C. (2011). Gamefication by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media inc.

Downloads

Publicado

20/05/2020

Como Citar

TRINDADE, F. C.; ARAUJO, G. L.; SOUZA, R. A. de; VENTURA, R. de C. M. O.; MENDES, A. A.; ALTINO FILHO, H. V. Gameficação: relato de aplicação da metodologia em planejamento urbano e regional. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e426973649, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3649. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3649. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais