Curadoria para uma Plataforma de Recursos Educacionais Digitais: conceitos e práticas analisadas e construídas para uma proposta

Autores

  • Julia Maria Gerhardt da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • ‌Ana‌ ‌Leticia‌ ‌ Oliveira‌ ‌do‌ ‌ Amaral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Ladvig Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Bazzo de Espindola Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina
  • ‌Ketlin‌ ‌ Souza‌ ‌ Nunes‌ Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3793

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Curadoria digital; Recursos Educacionais Digitais; Plataforma Educacional Digital; Processo de curadoria.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo propor um processo de curadoria digital para plataformas Digitais de Recursos Educacionais. Visto que, a partir da perspectiva crítica da tecnologia compreendemos que as tecnologias constituem processos não neutros, marcados pelas concepções e intencionalidades dos sujeitos e instituições que as concebem. Por meio de processos complexos de desenvolvimento, validação e avaliação, os produtos e conteúdos tecnológicos carregam valores. Assim, nos questionamos especificamente sobre os processos de avaliação e validação dos conteúdos disponibilizados em plataformas educacionais, reivindicando formas de garantir uma maior participação dos sujeitos nas decisões sobre o desenvolvimento destas tecnologias. Para tanto, a investigação está alicerçada nos referenciais teóricos da teoria crítica de tecnologia e em trabalhos do campo da tecnologia educacional sobre curadoria digital. Como procedimento metodológico dividiu-se em três fases de pesquisa: (I) uma revisão da literatura quanto aos conceitos e aplicações da curadoria digital; (II) pesquisa e análise da publicação e avaliação de Recursos Educacionais Digitais (RED) em plataformas Digitais e uma (III) pesquisa prospectiva com professores da educação básica brasileira. O estudo resulta em uma proposta de curadoria digital gestado num processo coletivo e abriga fluxos e critérios de curadoria, para todas as etapas necessárias em seu processo, considerando os fatores internos e externos presentes nas plataformas Digitais, entendo o cenário político que rege a sociedade e os mais variados contextos dos usuários dessas plataformas.

Referências

Abbot, D. (2008) “What is digital curation?”, In: Digital Curation Center.

Aguiar, B. & Correia, W. & Campos, F. (2011). Uso da Escala Likert na Análise de Jogos. Sbc - Proceedings Of Sbgames 2011, Salvador – BA.

Barros, N. N. (2014). Apropriação da curadoria na web por uma empresa de mídia tradicional: um caso de convergência entre narrativa e banco de dados. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

Beagrie, N. (2019). Preservation management of digital materials: The Handbook. Digital Preservation Coalition, nov. 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Situando a curadoria: avaliação e seleção de RED. In: Formação de curadores.

Belloni, E., & Bévort, M. L. (2019). Mídia-Educação: conceito, história e perspectivas. Educ. Soc. M Campinas, 30 (109). Tirado de http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf

Cechinel, C. (2017). Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais. In: Centro de Inovação Para A Educação Brasileira - Cieb.

Feenberg, A. (2003). O que é a Filosofia da Tecnologia. Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba.

Feenberg, A. (2010). O que é filosofia da tecnologia? In: Neder, Ricardo T. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos primeira versão: CCTS Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade.

Freire, P. (2010). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP.

Gadotti, M. (2003). Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Grubhas.

Ladvig, A.; Amaral, A.; Rocha, J.; Espíndola, M.; Cerny, R., & Vieira, D. (2019). Análise de critérios do processo de curadoria de RED em plataformas digitais: uma perspectiva comparativa. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 21.

Sales, L. F., & Sayão, L. F. (2012). O impacto da curadoria digital dos dados de pesquisa na comunicação científica. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 17 (2), 118-135.

Santos, T. N. C. (2016) Curadoria digital e preservação digital: cruzamentos conceituais. RDVCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 14(3):

Sossai, F. C.; Mendes, G. M. L., & Pacheco, J. A. (2010). Currículo e “Novas Tecnologias” em tempos de globalização. Perspectiva.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Como Citar

ROCHA, J. M. G. da; Amaral ‌. ‌. ‌. O. ‌. ‌.; LADVIG, A.; ESPINDOLA, M. B. de; CERNY, R. Z.; Nunes‌ ‌. ‌. S. ‌. Curadoria para uma Plataforma de Recursos Educacionais Digitais: conceitos e práticas analisadas e construídas para uma proposta. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e45973793, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3793. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3793. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais