Entre o azul do mar e o verde da mata existe uma escola pública socialmente referenciada
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i10.390Palavras-chave:
Escola Municipal Antônio Campos; Comunidade Educativa; Fenômeno de sucesso escolar.Resumo
Este artigo discute a ação educativa escolar da Escola Municipal Antônio Campos, objetivando compreender o sucesso dessa instituição, localizada no bairro de Mãe Luiza, Região Leste do município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. São três indicadores do sucesso: primeiro lugar no Prêmio Nacional Referência em Gestão Escolar, etapa estadual; 6.5 no IDEB; e não evasão ou repetência dos estudantes. Pesquisamos orientados pelo Materialismo Histórico e Dialético, a partir dos documentos da escola, pela a aplicação de entrevista livre conversacional e pela a observação da rotina diária da instituição. Concluímos que a rotina escolar, a relação dos responsáveis pelo estudante com a instituição, a tríade avaliar-planejar-avaliar, concretizada no acompanhamento contínuo e permanente do processo de ensino e aprendizagem do estudante, são aspectos que não restringem o pedagógico aos saberes que ocorrem, especificamente, no processo de interação aluno e professor na aula, nem é uma tarefa exclusiva desse profissional. Demais autores e atores da comunidade escolar também se sentem implicados com o processo de educação escolar dos estudantes. Esse pensar e agir pedagógico se apresenta, portanto, como um campo fértil, para uma escola socialmente referenciada.
Referências
BARBOSA JR., Walter Pinheiro. O Ethos humano e a práxis escolar: dimensões esquecidas em um projeto político-pedagógico. 203f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2002.
BARROS, Maria Luciene Urbano de. A função Política-Pedagógica do Conselho Escolar da Escola Municipal Antônio Campos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós Graduação em Educação. Natal, RN, 2018.
GARCIA, Luciane Terra dos Santos; BATISTA, Maria do Socorro da Silva; BARBOSA JÚNIOR, Walter Pinheiro. A construção da qualidade da educação brasileira fundamentada na avaliação e na gestão democrática In: FRANÇA, Magna et al. (Org.). Sistema Nacional de Educação e o PNE. Brasília: Liber Livro, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NATAL. Lei Complementar nº 058, de 13 de setembro de 2004. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Remuneração e Estatuto do Magistério Público Municipal de Natal, e dá outras providências.
PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL (PMN). Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Antônio Campos. Atas de reuniões do Conselho Escolar da Escola Municipal Antônio Campos (2012 a 2017). Natal, RN: Escola Municipal Antônio Campos, 2017.
PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL (PMN). Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Antônio Campos. Dossiê do Prêmio Referência em Gestão Escolar 2015. Natal, RN: Escola Municipal Antônio Campos, 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL (PMN). Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Antônio Campos. Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Antônio Campos. Natal, RN: Escola Municipal Antônio Campos, 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL (PMN). Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Antônio Campos. Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico (Elaborado por Raquel Marinho de Meneses) In: Registros da Coordenação Pedagógica. Natal, RN: Escola Municipal Antônio Campos, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.