Robótica educacional e utilização de drones na educação: um mapeamento sistemático da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.39115Palavras-chave:
Robótica educacional; Drones na educação; Robótica educativa; STEAM.Resumo
A Robótica Educacional e a utilização de drones na educação têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. Isto se deve, principalmente, às possibilidades que estas ferramentas possuem, quando utilizadas em harmonia, uma maior capacidade de envolvimento dos alunos para o entendimento de disciplinas como a matemática e a física. Dessa forma, percebe-se que a robótica educacional e o uso dos drones na educação podem contribuir para o desenvolvimento potencial, científico e tecnológico dos alunos. Este estudo objetivou realizar um mapeamento sistemático da literatura existente em língua portuguesa publicadas nos últimos cinco anos (2018-2022) sobre a temática: Robótica Educacional e utilização de drones na Educação. Esta pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo utilizou como procedimento técnico um mapeamento sistemático de literatura. É uma pesquisa de caráter secundário que visou identificar e selecionar as publicações sobre Robótica Educacional e Utilização de Drones na Educação. O estudo consultou duas plataformas digitais de grande importância para a comunidade acadêmica, a Biblioteca Nacional Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa compreendeu o período de 2018 a 2022, procurando identificar as produções existentes nessas plataformas, bem como identificar possíveis lacunas existentes sobre a temática pesquisada. Definidas e aplicadas as estratégias de busca, inicialmente foram encontrados 20 documentos entre artigos, dissertações e teses, dos quais 5 foram selecionados por sua pertinência direta com as questões de pesquisas aqui trabalhadas.
Referências
Albertoni, N. R. M. et al. (2020). Metodologias de Ensino de Matemática na Robótica Educacional: um mapeamento sistemático. RENOTE, 18(2), 460-469.
Andrade, J. W. (2018). Robótica educacional: uma proposta para a educação básica. Dissertação de Mestrado Profissional. Universidade Federal da Fronteira Sul.
Braga, M., Ferreira, R. C., & Pinto, C. S. (2021). A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia,14(3), 83-102.
César, D. R.C. (2013). Robótica Pedagógica Livre: uma Alternativa Metodológica Para a Emancipação Sociodigital e a Democratização do Conhecimento. 220 f. 2013. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) –Curso de Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Da Silva, V.B. (2021). A Robótica Educacional como Ferramenta Mediadora em uma Formação Continuada com Professores de Ciências à Luz da Teoria da Atividade.149 f. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife. Pernambuco. Brasil. Disponível: https://ww2.ppgec.ufrpe.br/sites/default/files/testes-dissertacoes/A%20Rob%c3%b3tica%20Educacional%20como%20ferramenta%20mediadora%20em%20uma%20forma%c3%a7%c3%a3o%20continuada%20com%20professores%20de%20ci%c3%aancias%20%c3%a0%20luz%20da%20teoria%20da%20atividade.pdf
De Farias Junior, I. H., & Vieira, J. K. M. (2022). Oficinas de Robótica Livre Educacional: relato de experiência de um projeto de inovação pedagógica. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, 16, 1-10.
De Oliveira, O., & Mill, D. (2020). Robótica pedagógica na produção científica brasileira: um estudo bibliométrico. Revista NUPEM, 12 (26), 138-155.
De Souza Lemos, A., & Brito Filho, F. A. (2020). Avaliação da robótica educacional no aprendizado de alunos de escolas públicas. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E28, 337- 343.
De Souza, I. M. L., De Andrade, W. L., & Sampaio, L. S. C. (2021). Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 44-54.
Francisco Júnior, N. M. (2009). Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula. Dissertação de Mestrado. UNISUL.
Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in software engineering. EBSE Technical Report EBSE
Maffi, C. (2018). Inserção da robótica educacional nas aulas de matemática: desafios e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Mafra, J. R. S., Araújo, C. A. P., Santos. J. P., & Meireles, J. C. de. (2017). Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica. REMATEC, 12(26), 100 - 114.
Mattick K, Johnston J, & De La Croix, A. (2018). How to…write a good research question. Clin Teach.15(2):104-108.
Menezes, E. T. D., & Santos, T. H. D. (2002). dicionário Interativo da educação brasileira-Educabrasil. São Paulo: Midiamix Editora.
Petersen, K. et al. (2008). Systematic Mapping Studies in Software Engineering. 12Th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering,17, 10. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228350426_Systematic_Mapping_Studi es_in_Software_Engineering. Acesso: 18/07/2021.
Yepes, I. (2020). Uso de drones como Tecnologia pedagógica em disciplinas steam: um enfoque voltado ao aprendizado significativo com metodologias ativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.
Yepes, I., & Barone, D. A. C. (2018). Robótica educativa: drones e novas perspectivas. RENOTE, 16(2), 210-219.
Zilli, S. R. et al. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Repositório Institucional da UFSC. Teses e Dissertações Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Aritan de Oliveira Ventura; José de Lima Albuquerque; Karine Rosália Felix Praça Gomes; Stella Maria do Nascimento; Emanuel Ferreira Leite; José Luiz Alves; Juliana Regueira Basto Diniz; Sônia Virgínia Alves França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.