A importância do cuidado diário na saúde da pele
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41571Palavras-chave:
Pele; Hidratação; Cuidado.Resumo
A pele é considerada um dos maiores órgãos do corpo e que protege de produtos químicos, físicos, bactérias, fungos e raios solares. O cuidado da pele é essencial para prevenção de doenças como câncer de pele. Além de vários produtos para limpeza e hidratação, outros cuidados como uma boa noite de sono, alimentação saudável e consumo de água pode contribuir para evitar o envelhecimento precoce. Existem vários tipos de peles como oleosa, normal, seca, mista e sensível, para descobrir o seu biotipo deve procurar um profissional habilitado para identificação. Ainda, para realizar os cuidados diários com a pele é fundamental escolher uma rotina adequada para sua pele, pois uma utilização inadequada de produtos pode agravar a saúde da pele. O objetivo da pesquisa é descrever sobre o que é a pele, informando suas camadas, quais tipos de peles e quais cuidados para cada tipo e o que pode causar com a falta de cuidados. A pesquisa foi realizada por meio da revisão sistemática da literatura em materiais publicados em bases de dados e os resultados serão apresentados por meio de tabela e textos com citações. O hábito de cuidar da pele deve fazer parte da rotina de homens e mulheres de todas as idades, não sendo apenas para fins estéticos, mas também por questões de uma vida saudável.
Referências
Amaral, K. F. V., & Souza, R. B. A. (2019). A importância da Hidratação Cutânea para melhor tratamento das disfunções estéticas. Rev. Mut. Psi, 13, 48.
Bernardo, A. F. C., Santos, K. D., & Silva, D. P. D. (2019). Pele: alterações anatômicas e fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em foco, 1(11), 1221-33.
Candellório, C. D. R., & Vidmantas, S. (2021). Lesão por fricção, prevenção e tratamento: uma revisão integrativa. Anais Do Enic.
Canteiro, E. L. O., Weckerlin, E. R., & da Silva Oliveu, C. A. (2022). Tratamentos Para Sinais De Envelhecimento Facial: Uma Revisãode Literatura. Revista Magsul de Estética e Cosmética, 1-26.
Ferraz, I. N., dos Reis, L. A., Assis, W. C., Rabelo, L. A. N., de Oliveira Guimarães, F. E., de Britto, I. T., & dos Reis, L. A. (2021). Impactos dos fatores extrínsecos no envelhecimento precoce: Uma reflexão teórica. Research, Society and Development, 10(6), e21210615761-e21210615761.
Ghellere, I. C., & Brandão, B. J. F. (2020). A pele e o melasma: prevenção e tratamento na gravidez. BWS Journal, 3, 1-11.
Júnior, E. L. S., & Gonzalez, L. F. C. (2021). Uso da fitoterapia no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2(3), 14-14.
Hijazi, A. A. L., Sampaio, K. K. N., Vasconcelos, G. B., de Carvalho Oliveira, D. E., Marques, R. S. S. L., Pereira, D. R. M., & Calcagnotto, L. S. (2021). Tipos de pele e skincare. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas (2763-5953), 1(2).
Kerber, V. L., Santos, N. Q., Garcia, R. C., Simões, N., Oliveira, D. V., & Bertolini, S. M. M. (2020). Envelhecimento: hábitos dos idosos em relação à exposição solar e ao uso de fotoprotetor. Revista Valore, 5, 5026.
Lima, F. P. P. (2018). Envelhecimento cutâneo da pele: relação entre o excesso de carboidratos e a Reação de Maillard na formação de produtos de glicação avançada (AGES). Scire Salutis, 8(1), 1-7.
Lima, M. M., de Lima, M. R. R., de Souza, H. A., & Calcagnotto, L. S. (2021). Importância dos cuidados com a pele. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas (2763-5953), 1(2).
Negreiros, K. O. A. (2022). Exposição ao sol e envelhecimento cutâneo. (Doctoral dissertation, Universidade Iguaçu).
Niehues, I. (2019). Estudo comparativo sobre os cuidados com a pele e prevenção da melanose solar de mulheres da zona rural e da zona urbana do município de São Ludgero-SC. Tecnologia em Cosmetologia e Estética-Tubarão.
Oliveira, A. Z., Torquetti, C. B., & do Nascimento, L. P. R. (2020). O tratamento da acne associado à limpeza de pele. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde.
Rangel, R. L. G. (2021). A importância da hidratação cutânea para melhor tratamento das disfunções estéticas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, 6(01), 165-179.
Rebello, T. (2019). Guia de produtos cosméticos. Editora Senac São Paulo.
Santos, M. C. O., Elizeu, S. O., da Mota Matos, L., dos Santos Soares, G., da Silva Macri, S. P. C., & da Silva Nali, L. H. (2020). Análise da exposição a fatores de risco extrínsecos associados ao envelhecimento da pele em universitários. Temas em Educação e Saúde, 16(2), 621-629.
Santos, T., Souza, J., Ayres, A. E., & Silva, S. (2022). O envelhecimento cutâneo e o papel dos procedimentos estéticos para amenizar os sinais do envelhecimento facial. TCC de Graduação e Especialização- RUNA - Repositório Universitário da Ânima.
Saturno, J. D. S., & Martins, S. F. (2019). Estudo comparativo das etnias italiana e negra de acordo com o fototipo cutâneo e os cuidados com a pele. Tecnologia em Cosmetologia e Estética-Tubarão.
Silva, A. C., de Socorro Alves, E. S. A., de Sousa Brito, A., de Freitas, J. G. A., Barros, L. F. L., & Barbosa, D. B. M. (2021). Envelhecimento e ativos cosméticos antienvelhecimento. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 37(72), 113-127.
Silva, M. C. D. J. (2020). Os benefícios da limpeza de pele e extração de comedões no tratamento da acne vulgar. TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Soares, E. G. M., & Mascarenhas, M. Á. (2021). Esfoliação Facial: efeito benéfico e reações adversas. Ciência em Movimento, 23(47), 39-47.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Caetano de Lima; Heloísa de Borba Martins; Krystal Silva Pereira Santos; Francicero Rocha Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.