Avaliação como processo de (trans)formação docente
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.42522Palavras-chave:
Avaliação educacional; Formação de professores; Aprendizagem.Resumo
Este estudo explora a importância da avaliação da aprendizagem na formação de professores e sua contribuição para o processo de transformação educacional. Nesse sentido, avaliações em larga escala são vistas como norteadoras de políticas públicas, usando as informações obtidas para melhorar as instituições. No entanto, deve-se reconhecer que a avaliação não se limita a aspectos objetivos ou subjetivos. O objetivo deste estudo foi investigar o papel da avaliação da aprendizagem no contexto da formação de professores. Para tanto, foi realizada uma discussão teórica com base em uma revisão da literatura. Os achados apontam que para aprimorar a atividade docente, é necessário estabelecer mecanismos sólidos de formação de professores. Além disso, é crucial explorar uma abordagem ampla e diversificada da avaliação, levando em consideração tanto os resultados quantitativos quanto os aspectos qualitativos do processo educacional. Portanto, verifica-se a necessidade de usar os resultados da avaliação para tomada de decisões e desenvolver políticas educacionais eficazes. Destaca-se a importância da avaliação reflexiva e crítica visando aumentar a eficácia da avaliação enquanto ferramenta de melhoria do processo educacional na busca um sistema de avaliação justo e inclusivo que promova o desenvolvimento profissional dos professores. O diálogo permanente entre educadores, gestores e demais envolvidos no campo educacional é fundamental para alcançar uma educação de qualidade que atenda às necessidades da sociedade contemporânea.
Referências
Brito, L. S. (2008). O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a avaliação da educação superior brasileira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 24(2), 207-220.
Carvalho, L. M. (2014). Avaliação em larga escala e políticas educacionais: implicações para a formação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(239), 307-329.
Furlan, R. C. (2007). A avaliação no processo de formação do professor. In R. C. Furlan & R. D. Pileggi (Eds.), Avaliação e formação de professores: um diálogo necessário (pp. 43-62). Editora Unijuí.
Hoffmann, J. (2001). Avaliar para promover: as setas do caminho. Mediação.
Hoffmann, J. (2005). Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Mediação.
Luckesi, C. (2009). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez Editora.
Perrenoud, P. (1999). Construir competências desde a escola. Artmed.
Perrenoud, P. (1999). Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed.
Pontes Junior, J. A. de F., Medeiros Filho, A. E. C., & Sousa, L. A. (2022). Avaliação da formação profissional: elementos conceituais para uma abordagem metodológica. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 12(29), 156–167.
Ribeiro, A. P. de M. (2011). A avaliação diagnóstica da alfabetização norteando os caminhos para o êxito do processo de alfabetizar crianças. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista De Enfermagem, 20(2), v–vi.
Silva Neta, M. de L. da, Magalhães Junior, A. G., & Bessa, M. J. C. (2019). Práticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docente. Revista Eletrônica de Educação, 13(3), 1156-1169.
Soares, J. R. (2011). Atividade docente e subjetividade: sentidos e significados constituídos pelo professor acerca da participação dos alunos em atividades de sala de aula. (Tese de Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo.Vianna, C. E. (2000). A avaliação em questão. Cadernos de Pesquisa, 110, 157-175.
Vianna, H. M. C. P. (1992). A avaliação no curso de formação do professor. Cadernos de Pesquisa, (82), 53-59.
Vianna, H. M. C. P. (2000). Reflexões sobre a avaliação educacional. In J. Hoffman & A. C. Sant'Anna (Eds.), Avaliação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurineide Amaro de Sousa; Evandro Nogueira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.