Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42880Palavras-chave:
Enfrentamento; Pesquisa; Leishmaniose visceral; Ação.Resumo
Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade.
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