Estudo comparativo entre as composições de preço unitário dos bancos de dados dos sistemas SINAPI, EMLURB e TCPO
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42954Palavras-chave:
Orçamento; SINAPI; EMLURB; Composição de preço unitário; TCPO.Resumo
O orçamento é o primeiro meio pelo qual se conhece os custos de uma obra, e nele devemos atender todas as especificações técnicas definidas no projeto e a disponibilidade financeira do cliente. Dentre os principais pontos chaves para a obtenção de um valor orçamentário competitivo com o do mercado, está a montagem de composições de preço unitário de serviços que adotem técnicas construtivas que diminuam o consumo de material e o gasto com mão de obra, de forma que a qualidade final do serviço não seja prejudicada. Neste trabalho, será feita uma análise da diferença de custo que se obteve fazendo-se 3(três) orçamentos para uma mesma casa unifamiliar utilizando as diferentes composições de preço unitário das seguintes bases de dados: o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB) e a Tabela de Composições de Preços para Orçamento (TCPO) da editora Pini, com objetivo de apresentar e analisar os possíveis fatores que motivaram as diferenças de custo entre os orçamentos, verificando os itens de cada composição e seus respectivos coeficientes. Ao final da análise dos orçamentos, verificou-se que a TCPO é a base de dados mais conservadora, visto que a mesma usa técnicas construtivas mais antigas nas composições unitárias, a EMLURB traz custos baseados em preços de insumos e mão de obra desatualizados. E o SINAPI apresenta CPU’s com técnicas construtivas melhores e mais adaptadas a nossa realidade atual e com preços atualizados mensalmente.
Referências
Construção de mercado. Revista Construção Mercado: Custos diretos e indiretos (95a ed., p.20). Ed. Pini
Badra, P. A. L. (2012). Guia prático de orçamento de obras do escalímetro ao Bim. Ed. Pini.
Caixa Econômica Federal (2023). Custos de composições analíticas. Brasil. http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads. aspx#categoria_653
Caixa Econômica Federal (2023). Metodologias e conceitos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. (9a ed.). https://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-manual-de-metodologias-e-conceitos/Livro1_SINAPI_Metodologias_e_Conceitos_9_Edicao.pdf
Chagas, L. R., Ayoub, J. P. & Oliveira, M. R. N. (2019). Engenharia de Custos: verificação dos índices de produtividade de sistemas de referências para elaboração de orçamento de obras. Pascal Editora.
Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (2019). Blog Gestão: Composição de Preço Unitário: como fazer? Descubra! IBEC. https://ibecensino.org.br/composicao-de-preco-unitario-como-fazer-descubra/
Dias, P. R. V. (2011). Engenharia de custos: uma metodologia de orçamentação para obras civis (8a ed.). IBEC.
Dias P.R.V. (2012). Engenharia de custos: novo conceito de BDI. (5a ed.). IBEC.
Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana da Cidade do Recife (2018). Tabela de preços para contratação de obras e serviços de engenharia. http://www.recife.pe.gov.br/eosei/mostraTabela.php?tabela=072018.
Gil, A.C (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. (7a ed.). Atlas.
Lima, M. L. S. C (2021). Manual de Construção Civil: Técnicas construtivas. Ekoa Educação.
Tisaka, M. (2006). Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. Ed. Pini
Mattos, A. D. (2006). Como preparar orçamento de obras. (1 ed., pp. 26-34). Oficina de Textos.
Martins, G. (2015). Como fazer um orçamento de obras de maneira eficiente. (1a ed.). http://engenheiro-decustos.com.br
Melo, W. M., F. (2016). Estudo Comparativo de Composições de Preço Unitário dos Sistemas Sinapi-Caixa Econômica Federal e Tcpo-Pini (Trabalho de Conclusão de Curso) - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.
Pinheiro, A. C. F.; & Crivelar, M. (2014). Planejamento e Custos de Obras. Editora Érica.
Sindicato da Indústria da Construção Civil em Pernambuco (2023). Referência de custos indiretos. http://www.sindusconpe.com.br/servicos/obras-publicas.
Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos (2017). (15a ed.). Ed. Pini.
Taves, G. G. (2014). Engenharia de Custos Aplicada à Construção Civil (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011477.pdf
Tribunal de Contas da União (2014). Composição do BDI para obras e serviços de engenharia. Brasil. http://licitacoes.ufsc.br/files/2014/10/Acord%C3%A3o-TCU-Abordagem-BDI.doc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Avelino da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.