Docência universitária: percursos formativos de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4328

Palavras-chave:

Formação de professores; Professor; Licenciatura; Ensino superior.

Resumo

Os percursos da formação dos docentes do ensino superior para se constituírem professores perpassam caminhos diversos no ensino do terceiro grau, sejam, com as trajetórias vivenciadas nos cursos de educação ou de suas áreas específicas de atuação. Este estudo objetivou compreender a formação dos professores universitários que atuam nos cursos de licenciatura de Pedagogia, Química e Ciências Biológicas de uma Instituição do Ensino Superior do Estado do Ceará. Essa pesquisa possui a abordagem mista quali-quanti. Tivemos como principais fundamentos teórico metodológico os estudos dos especialistas na área de Educação. Concluímos que a formação inicial dos professores bacharéis se constitui como uma formação voltada para áreas especificas ligadas a formação inicial de cada um, não possuindo formação de caráter propriamente pedagógico para o exercício da docência, no entanto, por possuírem formação em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado esses profissionais se tornam aptos ao exercício da docência no ensino superior.

Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE / UECE. Bolsista de pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa em Docência Universitária, Formação, Saberes e Práticas dos Professores do Ensino Superior. Foi bolsista do PIBIC / CNPq no projeto de pesquisa "Cartografia das Relações de Saber / Poder dos Professores de Licenciaturas da UECE". Orientação: Dr. Antonio Germano Magalhães Junior (2016/2017). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE / UECE). 

Mayara Alves Loiola Pacheco, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Atualmente é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Pacatuba.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra de aulas de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exercer uma função de avaliação ad hoc do MEC / INEP e do Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre uma história temática da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gerenciamento de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gerenciamento de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realiza pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora de Didática - Cursos Referenciais e Atenas. Coordenadora de Educação Básica. Trabalhar como Pedagoga da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará atuando no Projeto Social Espaço Viva Gente como coordenadora dos cursos do eixo da capacitação. Docência nas áreas de Educação e Recursos Humanos, com ênfase em Educação na área de Avaliação Educacional e Administração na área de Recursos Humanos. Experiência em docência à distância no site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB / UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Experiência em docência à distância no site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB / UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Experiência em docência à distância no site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB / UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

Brasil. (2016). Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados.

Benachio, MN. (2011). Como os professores aprendem a ressignificar sua docência? São Paulo: Paulinas.

Cunha, MI. (2006). Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação. 11(32): 258-27, maio/ago. Disponível em <http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/Artigo%20MES%20Cunha.pdf> Acesso em: 08 mai. 2020.

Farias, IMS, Nóbrega, SMT & Moraes, LCS. (Orgs). 2017. Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luís: EDUFMA.

García, CM. (1999). Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação século XXI. Porto Editora.

Gauthier, C, Mortineau, S, Desbiens, J, Malo, A & Simard, D. (1998). Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí.

Gil, AC. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Gomes, A, Carvalho, ET & Maciel, CMLA. (2019). A Formação Continuada de Professores e suas Implicações no Fazer Pedagógico. Res., Soc. Dev. 2019; 8(10):e328101385. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1385. Acesso em: 06 mai. 2020.

Johnsin, RB, Onweugbuzie, AJ & Turner, LA. (2007). Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, 1(2), pp. 112-133. Disponível em: https://www.researchgate.net/journal/1558-6898_Journal_of_Mixed_Methods_Research. Acesso em 04 mar. 2020.

Lakatos, EM & Marconi, MA. (2001). Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas.

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui. [online]. 47(166): 1106-1133. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401106&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 06 abri. 2020.

Oliveira, VS & Silva, RF. (2012). Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. HOLOS, 28(2). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/%20913. Acesso em: 15 mar. 2020.

Pacheco, JA & Flores, MA. (1999). Formação e avaliação de professores. Porto, Portugal: Porto Editora.

Pereira, DC. (2018). Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Revista Eletrônica de Educação, 12(3): 741-756, set./dez. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0952/9add85b612207acbd253561508e0c24bde6f.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

Pereira, AS et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Pimenta, SG & Anastasiou, LGC. (2014). Docência no Ensino Superior. 5.ed. São Paulo: Cortez.

Santana, AFT & Pereira, MV. (2019). Da constituição da professoralidade ou como alguém se torna professor. REVELLI, 11, p. 11-18. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/9475. Acesso em: 10 abri. 2020.

Silva Neta, ML, Oliveira, DC, Pacheco, MAL & Barroso, MPS. (2020). Docência universitária no curso de Medicina Veterinária: percursos da formação docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, 18(1): 283-306 jan./mar. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 16 abri. 2020.

Tardif, M. (2002). Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Veiga, IPA.(2014). Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, 14(42): 327-342, maio/ago. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6515. Acesso em: 10. abri. 2020.

Yin, RK. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

18/05/2020

Como Citar

MONTEIRO, R. R. M.; PACHECO, M. A. L.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. de L. da. Docência universitária: percursos formativos de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e381974328, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4328. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4328. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais