Prática pedagógica de professores do ensino fundamental no uso da internet como fonte de informação para pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i11.43443Palavras-chave:
Prática pedagógica; Fonte de informação da internet; Alfabetização científica; Pesquisa científica; Ensino.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é identificar a prática pedagógica de professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, no uso da internet como fonte de informação para a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica. O trabalho se caracteriza como descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram as fontes de informação da internet que os professores utilizam são sites, blogs, vídeos do youtube, links, livros didáticos e jogos didáticos. Conclui-se que o estudo demonstra a fragilidades dos professores quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.
Referências
Ander-Egg, E. (1974). Introducción a las técnicas de investigación social. Humanitas.
André, M. E. D. A. (2000). A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa Educacional. (6a ed.), Cortez.
Araújo, N. C. & Fachin, J. (2015). Evolução das fontes de informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 29(1), 83-96.
Bizzo, N.M.V. (2002). Ciências: fácil ou difícil? Ática.
Brasil. (2015). Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Ciências da Natureza no ciclo de alfabetização. Caderno 08. MEC, SEB.
Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89-100.
Conceição, S. S, & Lindner, E. L. (2021). Alfabetização científica dos professores de 4. e 5. anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão de literatura sobre o uso da internet como fonte de informação para subsidiar as pesquisas científicas no ensino de ciências. Research, Society and Development, 10(9), 1-14.
Conforto, E. C., Amaral, D. C. & Silva, S. L. (2011). Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8º. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edivandro-Conforto/publication/267380020_Roteiro_para_Revisao_Bibliografica_Sistematica_Aplicacao_no_Desenvolvimento_de_Produtos_e_Gerenciamento_de_Projetos/links/585c18ef08aebf17d386967e/Roteiro-para-Revisao-Bibliografica-Sistematica-Aplicacao-no-Desenvolvimento-de-Produtos-e-Gerenciamento-de-Projetos.pdf. Acesso em 20 nov. 2021.
Delors, J. (1999). Educação: um tesouro a descobrir. (3a ed.), Cortez, MEC: Unesco.
Demo, P. (1997). Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados.
Demo, P. (2008). Metodologia para Quem Quer Aprender. Atlas.
Freire. (1999). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (12a ed.), Paz e Terra.
Freire. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Horland, B. (2012). Methods for evaluating information sources: an annotated catalogue. Journal of information science, 38(3), 258-268.
Lemke, J. L. (2006). Investigar para el Futuro de la Educación Científica: Nuevas Formas de Aprender, Nuevas Formas de Vivir. Enseñanza de las Ciencias, 24(1), 5-12.
Montalli, K. M. L. & Campello, B. S. (1997). Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, 26(3), 1-6.
Moraes, R. & Galiazzi, M. C. (2013). Análise Textual Discursiva. (2a ed.), Ed. Unijuí.
Rosa, C. W., Perez, C. A. S. & Drum, C. (2016). Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em ensino de ciências, 12(3), 357-368.
Rudio, F. V. (1986). Introdução ao projeto de pesquisa científica. Vozes.
Sasseron, L. H., Carvalho, A. M. P. & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em ensino de ciências, 16(1), 59 -77.
Tomaél, M. I. (org.). (2008). Fontes de informação na internet. Eduel.
Unesco/IFLA. Directrizes da IFLA/Unesco para bibliotecas escolares. (2002). <https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simone da Silva Conceição; Edson Luiz Lindner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.