Como se tornou docente? Sua trajetória, suas motivações
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4373Palavras-chave:
Educação; Ensino Superior; Ensino Público.Resumo
Quando estamos em sala de aula recebendo informações e ensinamentos de um docente, percebemos que muitas vezes não dispomos de informações sobre como essas pessoas chegaram até ali, quais foram suas motivações para sua formação? Qual a trajetória percorrida até aquela sala de aula? Pensando nessas questões procurei elaborar uma pesquisa quantitativa, particularmente em Instituições Públicas de ensino; como recém-formado e servidor técnico administrativo em uma universidade federal, procurei saber dos professores dessas instituições, quais foram as suas referências (professores, amigos, parentes, etc.) e fatores decisivos (financeiros, empatia, etc.) que fizeram com que esse docente chegasse até ali. O presente trabalho busca apresentar e quantificar percentuais formativos dos docentes no ensino público Superior.
Referências
Minayo, M. C. de S. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde, 12.ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.
Weisz, T. O. Diálogo entre ensino e aprendizagem, 2.ed..: São Paulo: Ática, 2006.
Zanchet, B. M. A., Fagundes, M. V., & Facin, H. Motivações, Experiências Iniciais e Desafios: O que expressam os docentes universitários iniciantes, IXª ANPED Sul, 2012.
Martins, E. Mas como é a vida do professor universitário?, Disponível em: www.mettzer.com, Acesso em: 14 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.