Jogos didáticos para ensino de linha de balanço na Engenharia Civil

Autores

  • Bruno Barbosa de Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Luiz Fernando Mählmann Heineck Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7275-4184
  • Miguel Adriano Gonçalves Cirino Universidade Regional do Cariri - URCA
  • João Marcos Pereira de Morais Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Eduarda Morais da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Eliezio Nascimento Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Synardo Leonardo de Oliveira Pereira Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4425

Palavras-chave:

Jogos; Linha de balanço e Ensino de engenharia.

Resumo

A utilização de jogos e simulações é um método alternativo de ensino que pode tornar o aprendizado mais eficaz por meio da relação entre conhecimento e prática, sem os riscos de falha das situações reais. Os jogos e simulações também podem ser utilizados como instrumentos de auxílio em treinamentos, de modo a formar as competências necessárias onde o conhecimento atual não é suficiente. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir o uso do jogo de Lego System® para o ensino da técnica de linha de balanço para alunos de engenharia, utilizado na disciplina de planejamento e custos do curso de pós-graduação em engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. Para isso foi realizada uma simulação de planejamento de construção de casas com jogos: constou da construção de um conjunto de quatro casas. Utilizou-se conceitos como programação de serviços com intensa fase de planejamento, sistema de pallets para materiais, durações das atividades, organização do chão de fábrica (layout do canteiro), padronização de serviços, uso kambans de transporte e produção. Constatou-se que a utilização de jogos para o ensino da programação de obra com de linha de balanço facilita a compreensão dos conceitos teóricos e sua aplicação prática.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de Fortaleza (2010) e mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará (2014). Professor Assistente na Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil

Luiz Fernando Mählmann Heineck, Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará

ossui graduação em Administração de Empresas e Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com titulação respectivamente em 1977 e 1976. Participou da 1ª turma de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, opção Construção (Norie,) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978, quando recebeu sua primeira bolsa de pesquisa pelo CNPq, vínculo que mantém com esta instituiçao há 37 anos, hoje na qualidade de pesquisador I - C. É Ph.D. ( Doctor of Philosophy) pela Leeds University, Inglaterra, com tese na área de Administração da Construção (Construction Management) publicada em 1983. Fez pós-doutorado na área de Economia da Construção e Habitação pela Universidade de Utrecht, Holanda em 1999. Participou das atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Civil e Gestão da Produção (Engenharia de Produção) nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul (1983-1988), Universidade Federal de Santa Catarina (1989 - 2006),admitido por concurso como professor titular, e Universidade Federal do Ceará ( 2006 - 2013), onde se aposentou nesta qualidade. É professor adjunto do CESA, Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, até a presente data. Atua nas áreas de tecnologia da construção civil e sua inovação, mercado imobiliário, gestão da construção, produtividade, planejamento e controle de obras, economia da construção e habitação. Na sua carreira acadêmica orientou 63 alunos de mestrado com dissertações concluidas e 15 alunos de doutorado com teses concluidas. Dos mestrandos 38 continuaram seus estudos a nível de doutorado. Do total de orientandos, 50 são professores universitários .

João Marcos Pereira de Morais, Universidade Regional do Cariri - URCA

Tecnólogo em Construção Civil e pós-graduando em Gerenciamento de Obras pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Eduarda Morais da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Eliezio Nascimento Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE, Monitor da disciplina de Física Geral II (2019) e (2020). É bolsista do Grupo de Pesquisa em Estudos Ambientais - GEA/Laboratório de Estudo Ecológicos - LEECO, atuando no Projeto de Pesquisa intitulado como: Identificação das Ilhas de Calor da Região Metropolitana do Cariri e projeto de extensão Horta: Sentir e vivenciar. Possui curso técnico em Desenho de Construção Civil (2017). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em: Geoprocessamento, Geografia Física, Planejamento Urbano e Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Synardo Leonardo de Oliveira Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Engenharia de Transportes (UFC); Especialização em Engenheiro de Campo: Construção e Montagem (UFC/PROMINP); Técnico em Edificações - Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), atual Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atuou em diversas construtoras no planejamento, acompanhamento e gerência de obras. Atuou como Gerente da Área de Solos do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP-UFC). Atuou como Engenheiro da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na análise e acompanhamento de obras de saneamento. Foi Professor nas faculdades Fanor/DeVry e Fametro nos cursos de Construção Civil, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica Iniciou Doutorado em Engenharia de Transportes (UFC). Possui experiência em caracterização de materiais e projetos de infraestrutura de transportes. Tem interesse em topografia, estradas, ferrovais e obras de terra. Atualmente é Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Doutorando do Curso de Doutorado Inter-Institucional (Dinter) em Economia da Universidade Federal Fluminense e Universidade Regional do Cariri (UFF/URCA).

Referências

Depexe, M. D., Dorneles, J. B., Kemmer, S. L., Silveira, J. P., Santos, D. G., & Heineck, L. (2006). Aprendizado da técnica de programação da linha de balanço por meio de jogos didáticos. Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 11, 2209-2218.

Doyle, D., & Brown, F. W. (2000). Using a business simulation to teach applied skills–the benefits and the challenges of using student teams from multiple countries. Journal of European industrial training. p. 330-336.

Dressler, J. (1974). Stochastic Sheduling of Linear Construction Sites. Journal of the Construction Division. p. 571-587.

Lumsden, C. E. (1968). Nervous tissue in culture. In The structure and function of nervous tissue. p. 67-140.

Lutz, J. D. (1990). Planning of Linear Construction Using Simulation and Line of Balance (Doctoral dissertation, Ph. D. Dissertation, School of Civil Engineering, Purdue University, W. Lafayette, IN).

Mendes Jr, R. (2000). Jogo de programação da construção de edifícios na internet. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.p.1-9.

Rauch-Geelhaar, C., Jenke, K., & Thurnes, C. M. (2003). Gaming in industrial management-quality and competence in advanced training. Production Planning & Control, 14(2), 155-165.

Santos, D.G., Borges, V.P., Prado, R.L. & Heineck, L. F. M. (2002). O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, p. 767-776.

Sumichrast, R. T., & Russell, R. S. (1990). Evaluating mixed‐model assembly line sequencing heuristics for just‐in‐time production systems. Journal of Operations Management, 9(3), 371-390.

Vargas, C. L. S. A., Krüger, J. A., Heineck, L. F. M., & Coelho, R. D. Q. (1998). Avaliação de produtividade e de perdas na construção civil: simulação utilizando modelo reduzido para demonstrar as vantagens do uso da linha de balanço na programação da obra e de inovações tecnológicas no canteiro. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 159-168.

Vargas, C. L. S. A., Mendes Júnior, R., Heineck, L. F. M., & Krüger, J. A. (1998). Programação e controle de atividades repetitivas na execução de obras com modelo reduzido utilizando a técnica da linha de balanço. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, p. 21-28.

Downloads

Publicado

25/05/2020

Como Citar

OLIVEIRA, B. B. de; HEINECK, L. F. M.; CIRINO, M. A. G.; MORAIS, J. M. P. de; SILVA, E. M. da; BARBOZA, E. N.; PEREIRA, S. L. de O. Jogos didáticos para ensino de linha de balanço na Engenharia Civil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e525974425, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4425. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4425. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Engenharias