Proposta de melhorias em uma empresa de radiadores
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i14.44470Palavras-chave:
Radiador; Gestão; KPI; Melhoria; Empresa.Resumo
A gestão correta de negócios é essencial para sobrevivência das empresas, principalmente no cenário da Indústria 4.0, onde as mudanças são cada vez mais rápidas e complexas, aumentando a competitividade no mercado. O objetivo do estudo de caso foi avaliar uma empresa familiar de reparo de radiadores localizada Volta Redonda-RJ, em quatro dimensões: operacional, financeira, comercial e de qualidade, buscando propor melhoriais sem oneração ou com baixo custo para o proprietário, considerando sua capacidade de operação atual. Além disso, implementou-se ferramentas para auxiliar na gestão cotidiana da empresa, otimizando a organização de dados relevantes e visando criar parâmetros e metas relevantes para análise da qualidade do serviço prestado. Para tais objetivos, foram utilizadas ferramentas da qualidade, como os KPI (Key Performance Indicator), bibliografias, como Motta, Lobato e Pereira, além de fontes do IBGE, SEBRAE e publicações acadêmicas anteriores. Com isso, concluiu-se que havia diversos pontos a melhorar, sendo então priorizados os que tem maior impacto no crescimento e operacionalidade da empresa para aplicação de ferramentas e sugestão de métodos de gestão.
Referências
Assad Neto, A. (2010). Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. (9a ed.). Atlas.
Brasil (2022). Mais de 1,3 milhão de empresas são criadas no país em quatro meses. https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/mais-de-1-3-milhao-de-empresas-sao-criadas-no-pais-em-quatro-meses.
Iudícibus, S. (2010). Teoria da Contabilidade. (10a ed.). Atlas.
Iudícibus, S. (2010). Contabilidade introdutória: equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. (11a ed.). Atlas.
França, V. L. D. S. (2023). Integração de dados para a construção de KPIs em uma empresa de varejo: um estudo comparativo entre uma abordagem distribuída e uma centralizada (Bachelor's thesis).
Francischini, A. S. N. & Francischini, P. G. (2017) Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação - Métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Ed. Alta books.
Gil, A. C. (2022). Como elaborar projetos de pesquisa. (7a ed.). Atlas.
Gomes, M. J. O. & Moraes, L S. (2011). A importância do fluxo de caixa para a organização financeira da empresa X. https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia-do-fluxo-de-caixa-para-organizacao-financeira-da-empresa-x.
Kiyan, F.M. (2001). Indicadores de desempenho como suporte estratégico. 118p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade de São Paulo.
Lawrence, G. J. (1997). Princípios de Administração Financeira. (7a ed.). Harbra.
Lobato D. M., Filho J. M., Torres M. C. S. & Rodrigues M. R. A. (2009). Estratégia de empresas. (9a ed.). FGV.
Machado Filho, M. C. (2021). Concepção e avaliação experimental de uma bancada estacionária para a análise do rendimento térmico de radiadores de veículos pesados. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa.
Marion, J. C. (2012) Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade empresarial. (7a ed.). Atlas.
Motta, P. R (2004). Gestão contemporânea: a arte de ser dirigente. (15a ed.). Record.
Neto, A. A. & Silva, C. A. T. (2006). Administração do capital de giro. (3a ed.). Atlas.
Parmenter, D. (2007). Key Performance Indicators (KPI): Developing, Implementing, and Using Winning KPIs.Hoboken: Wiley.
Pereira, M. F. (2011). Administração Estratégica. UAB.
Reis, A. C. de R. (2009). Demonstrações contábeis: estrutura e análise. (3a ed.). Saraiva.
SEBRAE (2023). Pequenos negócios aceleram emprego e PIB no país. https://agenciasebrae.com.br/dados/pequenos-negocios-aceleram-emprego-e-pib-no-pais/
SERASA (2021). Quais as maiores dificuldades das micro e pequenas empresas e como superá-las. https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/certificado-digital/quais-as-maiores-dificuldades-das-micro-e-pequenas-empresas-e-como-supera-las/
Takashina, N. T & Flores, M. C. X. (1996). Indicadores da qualidade e do desempenho: como estabelecer metas e medir resultados. Ed. Qualitymark. 103p.
Tavares, A. S. (2023). Utilização de ferramentas de business intelligence no apoio à decisão: análise de KPIS (Doctoral dissertation).
Yin, R.K. (2015). O estudo de caso. Bookman.
Zdanowicz, J. E. (2004). Fluxo de Caixa: Uma Decisão de Planejamento e Controle Financeiros. (10a ed.). Sagra Luzzato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Goulart Vancini; Ana Eduarda S. C. B. D. da Costa; Gabriela de Andrade Rodrigues; Júlia Machado Câmara; Raila Hausten Pagliares; Gustavo de Paiva Silva; Anderson de Oliveira Ribeiro; Adriana Lau da Silva Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.