Gestão da moda sustentável: Espaço Behrens Secondhand
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i6.45595Palavras-chave:
Brechó de luxo; Marketing estratégico; Desenvolvimento empresarial.Resumo
O presente trabalho abordou um brechó de luxo, focando seu desenvolvimento ao longo do tempo em aspectos como gestão financeira, estratégias de marketing, qualidade operacional e iniciativas de responsabilidade social e ambiental. No âmbito operacional, o Espaço Behrens adotou ferramentas de qualidade e direcionou esforços para o desenvolvimento da sua presença online, investindo em um site intuitivo, estratégias de marketing digital e parcerias com influenciadores. O projeto de extensão à comunidade do Espaço Behrens foi destacado como uma iniciativa abrangente, visando estender os benefícios da empresa para além do aspecto comercial. A busca pela responsabilidade social e ambiental, aliada ao comprometimento financeiro sólido, destaca o Espaço Behrens como um agente de mudança positiva na comunidade. O desenvolvimento de marketing e qualidade do Espaço Behrens reflete um progresso notável na construção de uma marca forte no mercado de moda de luxo de segunda mão. O objetivo geral do tema abordado foi analisar o padrão de qualidade dos serviços prestados pelo Second Hand e a aplicação do marketing. E a metodologia se caracteriza-se como um projeto de extensão a comunidade, de metodologia qualitativa. A empresa adotou estratégias inovadoras, colaborações exclusivas, e práticas sustentáveis para consolidar sua posição como um brechó de luxo inovador e alinhado com as expectativas do consumidor moderno. o trabalho proporciona uma visão abrangente do Espaço Behrens, destacando seu compromisso com a excelência operacional, inovação no marketing, integridade financeira e responsabilidade social, elementos que contribuem para o sucesso e impacto positivo da empresa no cenário do comércio de moda de luxo de segunda mão.
Referências
Berlim, L. (2012). Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. Editora Estação das letras e cores
Carvalhal, A. (2020). A moda imita a vida: Como construir uma marca de moda. Editora Paralela.
CNN BRASIL. (2022). Roupas descartáveis: novo padrão de consumo na era do “ultra fast fashion”. https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/roupas-descartaveis-novo-padrao-de-consumo-na-era-do-ultra-fast-fashion/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20revista,usadas%20ao%20menos%2050%20vezes).>.
Cobra, M. (2007). Marketing e moda. Senac SP.
Duarte, G. (2011). Dicionário de Administração e Negócio. KBR.
FORBES. (2019). Three Reasons Why Fast Fashion Is Becoming A Problem. <https://www.forbes.com/sites/theyec/2019/05/13/three-reasons-why-fastfashion-is-becoming-a-problem-and-what-to-do-about-it/?sh=791c4d144b2b>.
Gil, A. C. (2022). Como elaborar projetos de pesquisa. (7a ed.), Atlas.
Gwilt, A. (2015). Moda sustentável: Um guia prático. Editora Gustavo Gili.
Hugues, M. (2003). **As 7 leis do marketing**. Sextante, 121.
Kotler, P. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante.
Lobo, R. N. (2020). Gestão da Qualidade. (2a ed.), Érica.
Lombardi, L. (2001). Industria Têxtil de Blumenau: consolidação, crise e reestruturação.
Machado, S. S. (2012). Gestão da Qualidade. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria.
ONU NEWS. (2021). Na COP26, mais de 130 empresas de moda prometem reduzir emissões de CO2. <https://news.un.org/pt/story/2021/11/1769992#:~:text=Entre%20os%20dados%20estudados%20pelo,de%20ser%20descartada%20diminuiu%2036%25.>.
Paladini, E. P. (2019). Gestão da Qualidade: Teoria e prática. (4a ed.), Atlas.
UN (2023). Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). https://www.unep.org/pt-br.
THE WALL STREET JOURNAL. (2022). Fast-Fashion Juggernaut Shein’s Sales Close In on Zara, H&M. <https://www.wsj.com/articles/fast-fashion-juggernaut-sheins-sales-close-in-on-zara-h-m-11666949403>.
SEBRAE. (2023). Pequenos negócios aceleram emprego e PIB no país. <https://agenciasebrae.com.br/dados/pequenos-negocios-aceleram-emprego-e-pib-no-pais/>.
SERASA. (2023). Quais as maiores dificuldades das micro e pequenas empresas e como superá-las. <https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/certificado-digital/quais-as-maiores-dificuldades-das-micro-e-pequenas-empresas-e-como-supera-las/>
Zdanowicz, J.E. (2004). Fluxo de Caixa: Uma Decisão de Planejamento e Controle Financeiros. (10a ed.), Editora Sagra Luzzato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Natiely Côrrea Cardoso; Thaynná Henriques Duarte; Arthur Lau Martins; Andreza de Jesus Dutra Silva ; João Henrique Brandenburguer Hoppe; Gustavo de Paiva Silva; Anderson de Oliveira Ribeiro; Adriana Lau da Silva Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.