A utilização da cultura maker em um ambiente socioeducativo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i4.45623Palavras-chave:
Educação; Inovação; Ensino; Interação.Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo de pesquisa-ação do projeto que teve como finalidade utilizar dentro da cultura maker, materiais lúdicos adaptados no contexto educacional, Destaca-se neste caso, na educação básica em sua totalidade, com a intenção de ampliar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como colocar em prática, metodologias de ensino e/ou metodologias ativas que possam utilizar no decorrer no ano letivo e incluídos nas atividades interdisciplinares, como forma de auxiliar o docente em sua metodologia de ensino, e de consequentemente, ampliar as potencialidades e habilidades do aluno. Nesta perspectiva, a cultura maker, pode dentro das possibilidades e da experimentação, criar meios originais para que o aluno possa criar, recriar e desenvolver projetos com a utilização de materiais do dia a dia até a máquinas de impressão a laser. A cultura maker, destaca a amplitude da informação e do conhecimento humano, capaz de criar, copiar e recriar, possibilitando aos alunos o conhecimento e a prática necessária para iniciar a sua inclusão no mercado de trabalho, e no caso dos participantes deste projeto, a sua ressocialização.
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