Política de alfabetização de jovens e adultos: o caso do MOBRAL no município de Riachuelo-RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v7i11.469Palavras-chave:
Educação; História da Educação; MOBRAL; Jovens e Adultos; Riachuelo-RN.Resumo
Este é um trabalho sobre o programa MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização – no município de Riachuelo-RN. O objetivo principal é o de compreender o funcionamento deste programa de alfabetização de jovens e adultos no município, analisando o seu funcionamento, formação de professores, método de ensino, constituição das aulas identificando o seu modelo programático inseridos no contexto histórico. A metodologia de pesquisa predominantemente é a da história oral versada em entrevistas orais e transcritas, narrativas e depoimentos dos principais agentes envolvidos no MOBRAL compuseram o teor desse trabalho. Foram utilizados outros documentos, como fotografia e arquivos da Prefeitura Municipal de Riachuelo-RN que permitiram o diálogo com as fontes orais, a construção e análise deste programa. Mediante tais circunstancias obtivemos um panorama local do funcionamento desta política pública de educação do Governo Militar no município de Riachuelo-RN identificando seu direcionamento e atendimento local.
Referências
BRASIL. Mobral: origem e evolução. Rio de Janeiro, 1973. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002033.pdf Acesso em 05 abril 2018.
BRASIL.. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 13. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
CAVALCANTE, José Cândido. História de Riachuelo: sabença do povo. Natal-RN: o autor, 2008.
COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba. Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Campinas-SP: Autores Associados, 2003.
MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002. 11
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 7 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1972.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2016.
SCCUGLIA, Afonso Celso. A educação de jovens e adultos: histórias e memórias da década de 60. Brasília: Plano Editora, 2003.
Fontes Orais
CRUZ, Cleudisson de Azevedo. Projetos Narrativas da Educação: depoimento. Riachuelo-RN [18 de abril, 2018] Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
SILVA, Laura Ribeiro da. Projeto Narrativas da Educação: depoimento. Riachuelo-RN [28 de abril, 2017] Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
SILVA, Maria de Fátima Bevenuto. Projeto Narrativas da Educação: depoimento. Riachuelo-RN [11 de abril, 2018]. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.