Uma análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores de uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4733Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho; Modelo de Walton; Cooperativa de crédito.Resumo
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tornou-se fundamental com a evolução das organizações, pois proporciona um melhor ambiente de trabalho e desempenho dos colaboradores. Este estudo objetivou analisar a qualidade de vida no trabalho segundo a perspectiva dos colaboradores de uma cooperativa de crédito situada no norte do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, com dados coletados por meio da escala de Walton (1973). Desse modo, as dimensões analisadas foram: compensação justa e adequada, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e desenvolvimento, integração social no trabalho e espaço total do trabalho na vida pessoal. A agência investigada conta com 7 colaboradores, os quais integraram a amostra. Os resultados obtidos contribuem fortemente para a cooperativa, pois foi possível compreender a percepção dos colaboradores sobre a temática estudada, favorecendo a tomada de decisão.
Referências
Dutra, J. S. (2010). Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo. Editora Atlas.
Gaier, A. F., Nunes, A. de F. P., Johann, D. A., & Scherer, N. (2019). Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola do Rio Grande do Sul. Observatorio de la Economía Latinoamericana, jun.
Loureiro, C. M. P., Costa, I. D. S. A. D., & Freitas, J. A. D. S. B. E. (2012). Trajetórias Profissionais de Mulheres Executivas: Qual o preço do sucesso? Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, 14(33).
Miguel, P. A. C., Fleury, A., Mello, C. H. P., Nakano, D. N., Lima, E. P., Turrioni, J. B., Ho, L. L., Morabito, R., Martins, R. A., Sousa, R., Costa, S. E. G., & Pureza, V. (2012). Metodologia de Pesquisa em Engenharia da Produção e Gestão de Operações. 2° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO.
Moretti, S., & Treichel, A. (2003). Qualidade de vida no trabalho x auto-realização humana. Revista Leonardo pós-Órgão de Divulgação Científica e Cultural do ICPG, Blumenau, 1(3), 73-80.
Paz, M. G. T. (2004). Poder e saúde organizacional: cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Pozzo, H., Tachizawa, T., & Picchiai, D. (2009). Qualidade de vida no trabalho: um programa estratégico para reduzir custo e melhorar o desempenho das micro e pequenas empresas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.
Spreitzer, G. M. (2008). Taking stock: A review of more than twenty years of research on empowerment at work. Handbook of organizational behavior, 1, 54-72.
Walton, R. E. (1973). Quality of working life: what is it. Sloan management review, 15(1), 11-21.
Warr, P. (2011). Work, happiness, and unhappiness. Psychology Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.