Desafios sociais da construção da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAÍ) : Reflexões sobre a Legislação e a Educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i11.47507Palavras-chave:
Políticas públicas; Educação de jovens, adultos e idosos.Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a educação de jovens, adultos e idosos na atualidade e como a legislação brasileira deve garantir uma educação adequada a este público. Assim, faz uma leitura de documentos oficiais para compreender a trajetória das políticas públicas voltadas para o público adulto no Brasil. Para isso foi realizada a leitura de aporte teóricos como Carneiro, Souza, Sales, Freire, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Constituição brasileira de 1988.
Referências
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nº 1/1992 a 70/2012, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas constitucionais de Revisão nº 1 a 6/1994. (36ed.). Brasília, DF: Câmara dos deputados, 2012.
Brasil. (1996). Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e basesda educação nacional. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723.
Carneiro, M. A. (2012). LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo a artigo. (19 ed.). Vozes.
Costa. Maria da Conceição. Farias. Maria Cleste Gomes. Conceição. Darinêz de Lima. Ejai na amazônia paraense: ataques e resistências na luta pela educação pública e gratuita. Revista Teias 22(65), abr./jun. 2021
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticaeducativa. Paz e Terra. (Coleção Leitura).
Novais, V. S. de Moraes & Akkari. Abdeljalil. (2024). A Educação de jovens e adultos na perspectiva das agendas internacionais e no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 32(122), 1 – 22, jan./mar. 2024.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Pontes, R. N. & Cruz, C. R. R. (2010). Educação inclusiva e violência nas escolas. Ed. Unama.
Santos, E. S. (2011). A produção de propostas curriculares nacionais de EJA eos desafios da prática docente. In: Souza, J. S. & Sales, S. R. (org.). Educação de jovens e adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: EDUR.
Silva, M. P. S. C. (2010). Quais os nomes de nossas crianças? In: Pontes, R N; Cruz, C R R (org.). Educação inclusive e violência nas escolas. Ed. Unama.
Silva, T. T. (2005). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudosculturais em educação. ( 6ed.). Vozes.
Souza, J. S. & Sales, S. R. (2011). Educação de jovens e adultos:políticas e práticas educativas organizadoras. EDUR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emerson Andion Souza Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.