Os avanços significativos na escolarização do Ensino Fundamental e profissional: Inclusão social e a transformação do educando através do programa Projovem Urbano na Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i12.47921Palavras-chave:
Ensino Fundamental; Ensino Profissional; Inclusão Social; Projovem.Resumo
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o ensino fundamental, profissional, inclusão e transformação na vida de jovens no Programa Projovem Urbano na cidade de Manaus-Am. O trabalho apresenta experiência dos educandos participantes de inclusão social, considerando seu contexto de criação relacionado aos altos índices de evasão escolar, elevado número de jovens que não conseguiram concluir seu Ensino Fundamental, nem profissional, sendo que os educandos que participam do programa são excluídos da sociedade. Metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso. Constatou-se que os jovens necessitam de ajuda e precisa ser formado para exercer sua cidadania, a diferença nesse programa é buscar o tempo perdido, conseguir recuperar por meio da escolarização e profissional as mudanças de vida dos educandos. Assim, observou-se que o Projovem Urbano é uma política nacional destinada à jovens de 18 a 29 anos, que não completaram seus estudos e que estão em situação da pobreza, o mesmo oferta a possibilidade no jovem concluir seu ensino fundamental, numa proposta que venha beneficiar aos educandos para o mercado de trabalho profissional. A pesquisa procura com a reflexão de que desafios não estão apenas nos resultados para com a juventude beneficiária do Projovem, mas, principalmente, na implementação e a construção do próprio programa.
Referências
Abad, M. (2020). Crítica política das políticas de juventude. In.: Políticas Públicas: Juventude em pauta. São Paulo: Cortez/Ação Educativa.
André, M. (2013). O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, 95-103.
Castel, R. (2023). As armadilhas da exclusão. In: Wanderley, M, B.; Bógus, L, Iabec. Maria C. Desigualdade e a questão social. SP: EDU.
Brasil. (2022). Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem. Subsistema de avaliação do programa. Relatório parcial de avaliação do PROJOVEM 2007. Brasília.
Brasil. (2020). Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem. Subsistema de avaliação do programa. Relatório de atividades. Brasília.
Blanco, D. M. (2020). As infâncias “construídas” em São Leopoldo. In.: CEDECA – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber. Pesquisa: crianças e adolescentes em situação de rua. São Leopoldo: Série Cadernos.
Carneiro, M. T. (2021). Para além do descaso: o monitoramento e avalição do Projovem Urbano em Natal (2008-2012).
Cunha, I. M. D. (2023). Análise semiótica do programa projovem urbano.
Draibe, S. M. (2021). A Reforma dos Programas Sociais Brasileiros: panoramas e trajetórias. XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), GT12: Política e Economia. Petrópolis.
Ianni, O. (2020). Pensamento social no Brasil. Bauru: EDUSC; ANPOCS, 2020.
Instituto Cidadania. (2023). Projeto Juventude: documento de conclusão. Rio de Janeiro.
Gomes, J. V. (2020). Jovens urbanos pobres – Anotações sobre escolaridade e emprego. Revista Brasileira de Educação, maio,/jun./jul./ago.
Leão, G. M.P. (2021). Experiência da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.1, pp.31-48, jan./abr./.
Martins, J. d. S. (2020). A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes.
Novaes, R. et el. (2022). (orgs.). Política Nacional de Jeventude: Diretrizes e Perspectivas. São Paulo: Conselho Nacional de Juventude? Fundação Friedrich Ebert.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa cientifica. (free-e-book). Editora UAB/NTE/UFSM.
Reis, H. B. D. (2023). Projovem Urbano e a realidade escolar da EJA: perspectivas políticas, sociais e econômicas.
Rizzini, I. (1995). Arte de Governar Crianças. A história das Políticas Sociais, da Legislação da Assistência a Infância no Brasil. Instituto Interamericano Del Nino: Ed. Santa ùrsula/AMAIS.
Rummert, S. M., & da Silva Gaspar, L. (2017). Projovem Urbano. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, 2(3), 397-424.
Tavares, J. A. V. (2023). Programa Projovem Urbano: juventude, educação, qualificação profissional e a ação comunitária. ETS EDUCARE-Revista de Educação e Ensino, 1(1), 33-45.
Vieira, E. (2021). Estado e miséria social no Brasil. De Getulio a Geisel. SP: Cortês, 2021.
Yin, R. K (2015). O estudo de Caso. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Antonio Evangelista; Maria Nifa Mendonça dos Santos; Maria Miriam Evangelista Rodrigues; Elden do Carmo de Deus; Ana Maria da Silva Gama Barbosa; Lúcio Coelho de Lima; Evelyn Regina Pinheiro do Nascimento; Yasmin Souza Vital; Francisca Cláudia Fernandes de Souza; Adenira Sousa Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.