Estudo do conhecimento sobre Feira de Ciências nas Bases de Dados BDTD e CAPES: aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4823

Palavras-chave:

Feira de Ciências; Ensino de Ciências; Ensino Médio; Construção do conhecimento.

Resumo

Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas.

Referências

Assunção, TV, Almeida, RO & Almeida, MP. (2017). Perspectivas epistemológicas de Ciência e as feiras de ciências. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis, SC, Brasil.

Bezerra Neto, ML. (2015). Construção de uma Feira de Ciências que visa a integração de atividades de iniciação científica e tecnologia para o Ensino Médio a partir de questões ambientais e da prática social. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino em Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília.

Campos, DCF. (2017). Um modelo referencial para gestão da qualidade dos serviços de Feira de Ciências. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco, W & Castro, MC. (2017). Relações com o saber constituídas por estudantes durante visitação a uma feira de Ciências. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ. (1)1.

Gonzatti, SEM. et al. (2017). Análise de objetos de estudo escolares em uma Feira de Ciências: (possíveis) transgressões metodológicas e epistemológicas. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis, SC, Brasil.

Guijarro, MEC. (2017). A popularização da ciência e da tecnologia ambiental em feiras de ciências realizadas em escolas de Ensino Médio de Bauru. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) – Universidade do Sagrado Coração. Bauru: USC.

Izackson, RNR. (2016). Feira de Ciências: ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus: UFAM.

Lima, MLO. (2018). Feira de Ciências: interdisciplinaridade no Ensino de Biologia para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC.

Machado, SS, Blanco, AJV, Barros, VFA & Cardoso, EB. (2014). O Aluno

pesquisador. Congresso Ibero Americano de Ciência Tecnologia, Inovação e Educação.

Mancuso, R. (2012). Importância dos Centros de Ciências no contexto da educação científica no Brasil. In: BORGES, R. M. R., IMHOFF, A. L. & BARCELLOS, G. B. (org.). Educação e cultura científica e tecnológica: centros e museus de ciências no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 103-113.

Pereira, BAI. (2019). A presença de indicadores da alfabetização científica em trabalhos de feiras de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Federal do Pampa. Bagé: UNIPAMPA.

Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Porfiro, LD. (2018). História e memórias de Feiras de Ciências em espaços

escolares recurso eletrônico. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica. Goiânia: PUC-Goiás.

Rolan, CV. (2016). Feira de Ciências e Mostras Científicas: Debates e propostas sobre seus conceituais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia em Educação) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Pelotas: IFSul.

Santiago, MFC. (2016). Iniciação científica no Ensino Médio: Saberes Necessários À Formação Na Educação Básica. Dissertação de Mestrado / Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. PAU DOS FERROS – RN.

Silva, JRR. (2019). Percepção de alunos do ensino médio quanto ao uso das metodologias ativas no ensino de ciências. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Souza, KR & Kerbauy, MTM. (2017). Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, (31)61, 21-44.

Xavier, LA. (2019). Feira de Ciências: uma Proposição Metodológica para articular Teoria-Prática utilizando o Diagrama V. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória: UFES.

Downloads

Publicado

07/06/2020

Como Citar

PEREIRA, E. B.; ROBAINA, J. V. L. Estudo do conhecimento sobre Feira de Ciências nas Bases de Dados BDTD e CAPES: aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e697974823, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4823. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4823. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais