Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observado e projetado, das escolas estaduais do norte do Brasil e do estado do Amapá entre 2007 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4871Palavras-chave:
IDEB; Ensino Médio; Qualidade educacional.Resumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) representa um indicador educacional medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para avaliar a qualidade das escolas brasileiras. Sua composição é analisada através do fluxo escolar e do desempenho de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática compilados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi comparar o IDEB observado e projetado, das escolas estaduais do Norte do Brasil e do Estado do Amapá entre 2007 e 2017. Para tanto, realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico. Verificou-se que o Estado do Amapá ainda apresenta um dé ficit de rendimento de aprendizagem em relação à média dos outros estados da região Norte do Brasil. Diante do exposto, o artigo sugere que o IDEB cumpra sua função social descrita na meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) que trata o indicador como norteador de políticas públicas a serem implementadas no cotidiano escolar.
Referências
Brasil. (2015). Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília DF: INEP
Carino, G. L., & Prado, A. P. (2018). Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio. Revista Contemporânea de Educação, 13(26).
Casagrande, A. L., Alonso, K. M., & Silva, D. G. (2019). Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Rev. Diálogo Educ, 19(60), 407-425.
Chirinéa, A. M., & Brandão, C. F. (2015). O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significado. Ensaio: aval. pol. públ., 23(87), 461-448.
Figuereido, D., Carmo, E., Maia, R., & Silva, L. (2018). Os cavalos também caem: Tratado das inconsistências do IDEB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 26(100), 552-572.
Gil, A.C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas
LDB. (2018). Lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9394/96. Brasília DF: Senado Federal.
Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.