Análise dos impactos causados pela população nas margens do Rio Arinos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5013Palavras-chave:
Rio Arinos; Impactos; Homem; Ilha do NetinhoResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma investigação sobre o processo dos impactos causados pela população juarense, do estado de Mato Grosso, nas margens do rio Arinos, especificamente em um lugar conhecido como balneário Ilha Bela. No discorrer, apresenta breve entrevista com o dono do restaurante, relatos dos moradores e visitantes, fotos para uma melhor compreensão e análise crítica do que foi observado. Buscou-se verificar como o homem influencia na degradação do meio em que vive, seu comportamento e sua ética perante o ambiente em que busca refúgio do seu cotidiano. Também procurou-se compreender a importância deste local como lazer para os moradores da cidade, sua influência cultural e a relação do homem com as paisagens naturais em face ao entretenimento. Perceber as consequências negativas que a sociedade exerce sobre o espaço natural ali presente, e quais medidas e olhares é preciso ter sobre tal problemática. Com isso, de acordo com todos os dados coletados foi elaborado um mapa topográfico para uma fiel localização do ponto visitado e melhor compreensão desse assunto.
Referências
Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março.
Lakatos, Eva M.; Marconi, M. de A. (2005). Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Logarezzi, A. J. M. (2006). Educação ambiental em resíduo: o foco da abordagem. In: Cinquetti, H. C. S; Logarezzi, A. (orgs.) Consumo e resíduo – Fundamentos para o trabalho educativo. São Paulo: EdUFSCAR, p. 119- 144.
Maduenho, A. de S. (2014). Lixo tecnológico: o que fazer? PDE. Paraná.
Paraná. (2006). Governo do estado do. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para a Educação Básica. Curitiba: SEED - Pr: 2006. 56.p. Retirado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Santos, M. (1978). Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.