Resolução de Problemas e o Ensino de Física: Panorama geral das Atas dos Eventos Acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5209

Palavras-chave:

Ensino; Resolução de problemas; Ensino de Física; Eventos acadêmicos.

Resumo

De acordo com os documentos que norteiam a Educação Básica, como a LDB, o Ensino também deve ter como princípio a vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais dos alunos. Dessa forma, entende-se que a sociedade exige um cidadão capaz de se posicionar, argumentar e tomar decisões. No Ensino de Ciências, uma das formas de instigar o aprimoramento desses conhecimentos atitudinais, aliados aos conhecimentos conceituais, é o uso do recurso Resolução de Problemas (RP). Pozo (1988) define que RP deve apresentar situações que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas. Diante de tais considerações e ao defendermos a relevância da RP, entendemos ser necessário conhecer e mapear a incidência e as formas de utilização do recurso em sala de aula ou laboratórios de pesquisa acadêmica. Com esse objetivo, consultamos as atas das últimas cinco edições de três eventos acadêmicos relevantes na área: ENPEC (ensino de ciências) e SNEF, EPEF (ensino de física). Foram localizados dezoito trabalhos que apresentam o uso de RP sob quatro ênfases. Concluímos que há uma preocupação com a formação docente para o uso desse recurso, bem como, as inserções em sala de aula com RP são analisadas baseadas na aceitação e desempenho dos alunos.

Referências

BRASIL - Ministério da Educação. (2002). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Acesso em 08 abr. 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>

Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre, Brasil: Artmed.

Clement, L., & Terrazzan, E. A. (2012). Resolução de problemas de lápis e papel numa abordagem investigativa. Experiências em Ensino de Ciências, Volume 7 (2), 99-104.

Pozo, J. I.(Org.). (1998). A solução de problemas: aprender a resolver problemas, resolver problemas para aprender. Porto Alegre, Brasil: Artmed.

Souza, S. E. (2007). O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Maringá, Brasil: 2007.

Downloads

Publicado

20/06/2020

Como Citar

WOLLMANN, V. A.; GONÇALVES, A.; SAUERWEIN, I. P. S. Resolução de Problemas e o Ensino de Física: Panorama geral das Atas dos Eventos Acadêmicos. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e17985209, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5209. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5209. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão