Os efeitos terapêuticos da musicalização em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5399

Palavras-chave:

Crianças; Musicoterapia; Transtorno do espectro autista.

Resumo

Introdução: a musicalização é uma estratégia de intervenção que busca alcançar o desenvolvimento pessoal para conviver melhor em sociedade e gerar o bem-estar da criança com autismo, melhorando a cognição, motricidade, percepção e socialização. Objetivo: apontar os efeitos terapêuticos da musicalização em crianças com transtorno do espectro autista. Metodologia: estudo de revisão integrativa onde o levantamento bibliográfico foi realizado utilizando as seguintes bases de dados: Scielo, LILACS, Portal de Periódicos Científicos da Kroton e Portal de Periódicos da CAPES. Através das palavras chave: crianças; musicoterapia e transtorno do espectro autista e derivados em inglês children; music therapy and autism spectrum disorder utilizando o operador Boleano “AND” para instrumentalizar a busca das publicações. Os critérios de inclusão foram: artigos experimentais e casos clínicos condizentes com a temática do estudo, escritos nos idiomas português e inglês, publicados entre os anos de 2015 a 2019, disponíveis na íntegra de forma gratuita em acervo online. Foram excluídos da amostra artigos referentes à outra área da saúde, incompletos e revisões integrativas, sistemáticas, bibliográficas ou de meta-análise. Resultados e Discussão: a partir dos descritores selecionados foram encontrados 198 artigos, mas, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram eliminados 193. Dessa forma, restaram 05 artigos condizentes com a temática do estudo e que cumpriram com os critérios pré-estabelecidos para análise e discussão dos resultados, fazendo parte do escopo principal deste trabalho. Conclusão: a música sendo em forma de terapia ou como auxílio para outras formas de tratamento, traz resultados relevantes demonstrando o quanto é válido a musicalização na vida da criança autista, tendo como enfoque a comunicação, interação social, percepção e desenvolvimento cognitivo.

Referências

Chaves, P. P. P., Barbosa, P., & Estrela, M. (2018). O uso da musicoterapia para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com o transtorno do espectro autista, p. 65-75, Fortaleza, 2018. Documento eletrônico disponível em:

<https://repositorio.pgsskroton.com.br/>. Acesso em 24 ago. 2019

Da Silva, C. R. S., & da Silva, J. C. (2017). Música e autismo–um encontro perfeito: musicalização e expressão corporal em uma escola de educação especial. Arte revista, (8). 46-55.

Dalfovo, M. S., Lana, R. A., & Silveira, A. (2008). Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, 2(3), 1-13.

De Souza Ricardo, A. M., Ferreira, E. H. P., Freire, M. H., & Sampaio, R. T. (2016). Musicoterapia, Autismo e Son-Rise: um estudo exploratório através de entrevista. Revista InCantare, 7(2). 41-49

De Lima Reis, D. D., Neder, P. R. B., da Conceição Moraes, M., & Oliveira, N. M. (2019). Perfil epidemiológico dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista do Centro Especializado em Reabilitação. Pará Research Medical Journal, 3(1), 0-0.

Franzoi, M. A. H., Santos, J. L. G. D., Backes, V. M. S., & Ramos, F. R. S. (2016). Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto & Contexto-Enfermagem, 25(1).

Freire, M., Moreira, A., & Kummer, A. (2015). Protocolo de atendimento de Musicoterapia Improvisacional musico-centrada para crianças com autismo. Revista Brasileira de Musicoterapia, 1(18), 104-117.

Freire, M. H., Martelli, J., Estanislau, G., &Parizzi, M. B. (2018). O desenvolvimento musical de crianças com autismo em Musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso. ORFEU, 3(1), 145-171.

Magagnin, T., Zavadil, S. C., de Souza Nunes, R. Z., Neves, L. E. F., & da Silva Rabelo, J. (2019). Relato de Experiência: Intervenção Multiprofissional sobre Seletividade Alimentar no Transtorno do Espectro Autista. ID online REVISTA DE PSICOLOGIA, 13(43), 114-127.

Souza, M. T. D., Silva, M. D. D., & Carvalho, R. D. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8(1), 102-106.

Trindade, N. G., Prestes, E., & Farias, N. C. (2016). A música como auxílio no tratamento fisioterapêutico em pacientes com autismo: estudo de caso. Revista FisiSenectus, 3(2), 3-11.

Downloads

Publicado

05/07/2020

Como Citar

SILVA, L. F. da; SILVA NETO, F. S. da; FREITAS, G. D. de M. Os efeitos terapêuticos da musicalização em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Uma revisão da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e299985399, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5399. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5399. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão