A segunda Lei de Newton: teoria versus aplicação no cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.5727

Palavras-chave:

Cotidiano; Ensino de Física; Segunda Lei de Newton.

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo despertar nos alunos o interesse pela física e seus fenômenos da natureza, de modo que o aluno poderá ter mais curiosidade em observar seu cotidiano, e associar a física à sua vida. As leis de Newton estão bastante presentes no nosso cotidiano, já que elas abordam os conceitos de força e massa. Todos os dias observamos vários tipos de movimento: MRU, MRUV, MCU e etc., movimentos que se alteram a cada instante. Estas alterações no movimento são determinadas pela força resultante e pela massa dos corpos, gerando assim uma aceleração. A lei física responsável pela explicação de tal fenômeno é a segunda lei de Newton. Para a realização desse trabalho, será aplicado um questionário na turma de 1 ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Josélia Ramos de Almeida, em São João dos Patos – Maranhão. Os alunos irão observar todos os fenômenos físicos durante sua rotina, no período de uma semana. E em seguida irão associar quais fenômenos estão relacionados com a segunda lei de Newton, podendo assim, compreender que as explicações para muitas atividades realizadas, muitos fenômenos que ocorrem e fazem parte da sua vida cotidiana podem ser explicados pela física. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos abraçaram o trabalho e se mostraram bastante interessados em participar do mesmo. Eles conseguiram enxergar a física ao seu redor, puderam comprovar que realmente a física faz parte do seu cotidiano.

Biografia do Autor

Antonio Marques dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Atualmente sou professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Macau) Classe D III Nível I (Adjunto I). Sou graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Física ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Matéria Condensada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob orientação do Prof. Dr. Luciano Rodrigues da Silva. Fui professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos de Dezembro de 2015 à Abril de 2020. Sou membro dos seguintes grupos de pesquisa do IFMA: Ambientes Inteligentes, IoT e Sistemas Educacionais - GRAISE e Tecnologias Digitais no Ensino- GPTeDE. Avaliador ad hoc de projetos de pesquisa do IFMA, IFPE, IFF e IFTO. Parecista dos seguintes periódicos: Carpe Diem: Revista Cultural e Científica, EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Ciências & Ideias, Revista do Professor de Física, e-Boletim da Física, Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física e Reseach, Society and Development. Possuo 3 livros publicados na editora Novas Edições Acadêmicas, 1 capítulo publicado no livro ?O Parfor, na formação e a ação dos professores da educação?. Desenvolvo pesquisas na área de Mecânica Estatística com ênfase no estudo Crescimento, Falhas e Ataques em Redes Complexas e Processos Epidêmicos. Divulgação Científica, Ensino de Física, Levitação Magnética. Energia Eólica. Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Física.

Jade Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Licenciada em Física

Referências

Araújo, F. L. (2008). Laboratórios didáticos de física em nível médio na região de Ituiutaba-MG: Levantamento dos recursos e proposta de atividades. USP.

Araújo, L. N.. (2014). O ensino de física e a tecnologia a partir das Leis de Newton. Brasília: UnB.

Bonadiman, H; & Nonenmacher, S. E. B. (2007). O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Rio grande do Sul: UNIJUÍ.

Coelho, F. (2014). Física. Juiz de fora: UFJF.

Garcia, V. G. (2010). A gravitação universal na filosofia da natureza de Isaac Newton. UFP.

GREEF. (1998). Leituras de Física. São Paulo: USP.

Luz, A. M. R. (2013). Física contexto e aplicações: ensino médio.Scipione

Menezes, L.S.. (2016). Sequência didática para aprendizagem ativa das Leis de Newton. Sergipe: UFS.

Miranda, W.. L. A. (2014). Física geral I. IFB.

Pinto Neto, A. P. (2002). Notas de aula da disciplina mecânica teórica I. São Luís: UFMA.

Oliveira, R. A. P de. (1967). Isaac Newton. UFPB, abril de 2009. OREAR, Jay. Peso e massa.

Pietrocola, M. (2001). Ensino de Física. UFSC.

Rodrigues, G. O. (2016). Estágio supervisionado em ciências – um relato de experiências.: UEPB.

Silva, R. T. (2016). Notas de aula de física.

Silva, C. X.. (2008). Física aula por aula. Vol1,: FTD

Trivinos, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Editora – Atlas

Downloads

Publicado

07/02/2021

Como Citar

SANTOS, A. M. dos; SILVA, J. S. da . A segunda Lei de Newton: teoria versus aplicação no cotidiano . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e1321025727, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.5727. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5727. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Educacionais