Avaliação do serviço (e-SUS - AB) na perspectiva dos gestores municipais de saúde da 7ª Região Paraibana
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6022Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Serviços de saúde; Gestores de saúde; Sistemas de informação.Resumo
Com o intuito de elevar a qualidade da gestão da informação o Ministério da Saúde lançou por meio da portaria 1412 de 13 de julho de 2013 o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), que é efetivado por meio da estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS-AB). O objetivo desse artigo foi objetivo avaliar o serviço e-SUS – AB na Perspectiva dos Gestores Municipais de Saúde do Vale do Piancó, como ele tem facilitado o desenvolvimento das atividades e tomadas de decisões dos gestores Municipais de Saúde, por meio dos relatórios gerados pelo Sistema. A metodologia utilizada foi a Grounded Theory (GT), método qualitativo de elaborar uma teoria a partir dos dados empíricos provenientes de uma realidade social. Diante da análise, foi possível entender como os gestores de saúde região utilizam os relatórios do e-SUS – AB e de que maneira as informações produzidas influenciem no processo decisório. Foi possível avaliar que a estratégia é indispensável para as atividades da gestão, porém alguns fatores ainda comprometem o trabalho.
Referências
ABNT NBR ISO/IEC 27005:2008 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Gestão de Riscos de Segurança da Informação. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ABNT. NBR 27001: Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão de segurança da informação — Requisitos. Rio de Janeiro, p. 10. 2006 (atualizada em 2015).
ABNT. NBR 25010-1: Engenharia de software - Qualidade de software. Rio de Janeiro, 2008.
Adoção da Inovação em Sistemas de Informações na Área de Saúde: Um Estudo do Prontuário Médico Eletrônico. (2017). Acesso 2 jul 2020, disponivel em http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/33/GCT-B550.pdf
Albuquerque, S. G. E. Buscando a qualidade da informação produzida pelo e-SUS-AB: influências, dificuldades e perspectivas dos gestores em saúde. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica: manual de implantação.Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS: Nota técnica – Relatório de Processamento/Validação– fichas válidas no SISAB, Brasília 2013.
Brasil, Ministério da Saúde. e-SUS atenção básica: manual do sistema com coleta de dados simplificada: CDS [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/manual_CDS_ESUS_1_2_0.pdf>. Acesso em: 22 ago 2019.
Dantas C. C.; Leite, J. L.; Lima, S. B. S.; Stipp, M. A. C. Teoria fundamentada nos dados – aspectos conceituais e operacionais: metodologia possível de ser aplicada na enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem, 4(17), 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n4/pt_21.pdf. Acesso em: 22 jun. 2019.
Laudon, K. C., & Laundon, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais. 11 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
Lima, C. R. A. Gestão da qualidade dos dados e informações dos sistemas de informação em saúde: subsídios para a construção de uma metodologia adequada ao Brasil. 2010. 154 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro.
Médici, A. Registros Eletrônicos de Saúde: Uma Ferramenta a Favor da Universalização e da Transparência. Monitor de Saúde, n. 13, maio 2010. São Paulo, 2010. Disponível em: http://monitordesaude.blogspot.com.br/2010/05/registros-eletronicos-de-saude-uma.html. Acesso em: 23 dez. 2019.
Ornellas S. R., & Takaoka, H. Qualidade da Informação: Divergências no entendimento e propostas de novas construções conceituais. Prisma, n. 19, São Paulo, Brasil, 2012.
Shortliffe, E., Barnett, G. O. Biomedical Data: Their Acquisition, Storage, and Use. Health and Biomedicine, 4th ed., Springer, 2013.
Sobral, L, A. GT4CCI: Uma Abordagem Baseada em Grounded Theory para a Identificação de Interesses Transversais em Documentos de Requisitos. Dissertação (Mestrado), NATAL – RN, 2013.
Strauss, A., & Corbin, J. Pesquisa Qualitativa: Técnica e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Universidade Federal Do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). O Plano de saúde como ferramenta de gestão. Regimarina Soares Reis (orgs.). - São Luís, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Anderson Mariano da Silva, Elicarlos Marques Nunes, Wellington Candeia de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.