Análise dos projetos políticos pedagógicos em escolas da cidade de Teófilo Otoni sob a ótica do planejamento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i1.609Palavras-chave:
Projeto; Planejamento; Estratégia.Resumo
O Projeto Político Pedagógico ou Proposta Político Pedagógica (PPP) é um documento norteador do trabalho de toda instituição de ensino, pois representa a unificação de decisões construídas de forma coletiva com a comunidade escolar, em prol da educação. Assim, este documento pode ser elaborado através de um planejamento estratégico,que é apresentado como forma de organização de grande importância, para o adequado desenvolvimento desse processo de ensino-aprendizado, pois a percepção futura acerca dos objetivos traçados e a tomada de decisões permitem o acompanhamento dos resultados e confronto com as expectativas criadas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar o Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial facilitadora no processo de condução do PPP, e consequentemente na execução de suas propostas, no contexto de construção. A partir do estudo e da análise dos PPP’sda cidade de Teófilo Otoni/MG foi possível observar que as instituições de ensino, poderiam estruturar melhor seus projetos, de acordo com as legislações pertinentes, pensando suas ações futuras de construção dos PPP’s no contexto do planejamento estratégico.
Referências
ANDREASI, Diego. Entenda a diferença entre eficiência e eficácia. Disponível em: <http://administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-eeficaci a-de-uma-vez-por-todas/81934/> Acesso em: 24 jun 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &view=download&alias=5367-pceb007-10&Itemid=30192>. Acesso em: 30 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014/2024: Lei No 13.005, de 25 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005 .htm>. Acesso em: 28 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 28 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. Acesso em: 29 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.
COLTRO, Alex; PAZZINI, Érica dos Santos F. O papel do planejamento estratégico em uma organização. Disponível em: <http://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/http wwwcadte cmpacombrojsindexphp/article/view/121> Acesso em: 02 de jun. 2018
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Curso de Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. Disponível em: <http://www.enap.gov.br/web/pt-br> Acesso em: 25 maio de 2018.
LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MORESCO, Marcielly Cristina; MARCHIORI, Marlene; GOUVEA, Daniela Modolo Ribeiro de. Pensamento estratégico e planejamento estratégico: possíveis inter-relações. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2018.
PRAZERES, Angela dos. Planejamento estratégico: um estudo sobre sua contribuição na gestão das organizações. Disponível em: . Acesso em: 28 de maio 2018.
RIBEIRO, Hélio Alessandro; ANDRADE, Macson Alysson Vieira. A importância do planejamento estratégico nas organizações atuais. Disponível em: Acesso em : 28 maio 2018
SEIXAS, Manuel Valcy. A construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas Estaduais da Coordenadoria Regional de Alvarães/AM. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufjf.br:8080/xmlui/handle/ufjf/4800>. Acesso em: 25 maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.