Diabetes mellitus: Os Saberes dos Estudantes de uma Instituição de Ensino Pública do Município de Santarém, Oeste do Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6239Palavras-chave:
Síndrome Metabólica; Diabetes mellitus; AdolescentesResumo
Objetivo: Identificar os saberes dos alunos de ensino médio de uma escola do município de Santarém-PA acerca do Diabetes mellitus, e ressaltar a importância da informatização e conhecimento sobre a doença. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo com abordagem descritiva, partindo da observação da realidade, seguida da definição do problema, teorização, construção de hipóteses de solução e posterior aplicação de um questionário e intervenção por meio de palestra segundo o Arco de Manguerez. O questionário abordou perguntas relacionadas ao DM, possibilitando identificar os saberes dos alunos sobre a mesma. Resultados: Foram entrevistados 56 alunos do ensino médio, com faixa etária de 15 à 28 anos, no qual foi aplicado um questionário utilizado para a coleta de dados onde abordou-se características sócio demográficas e os saberes dos estudantes acerca do DM. Conclusões: Constatou-se, que a maioria dos participantes da pesquisa tem conhecimento sobre o DM, como adquirir e quais as consequências da doença.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. (2013). Estratégias para o cuidado com a pessoa com doença crônica: Diabete Mellitus.Caderno de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. (2018). Percentual de mulheres com diabetes cresce em Belém do Pará. Brasília, Ministério da Saúde.
Campos, T. S. P. (2014). Percepções das pessoas com diabetes mellitus acerca da doença e das complicações crónicas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Enfermagem-Mestrado em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Chaves, M. D. O., Teixeira, M. R. F., & Silva, S. É. D. D. (2013). Percepções de portadores de diabetes sobre a doença: contribuições da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(2), 215-221.
de Aquino Salles, L. C., & Mansur, S. F. (2017). Revista e-saúdecasu, Vol. 2, No 1 (2017). Revista e-saúdecasu, 2(1).
Evangelista, I. A. S. Metodologias ativas: Concepções e práticas. Rev. Em foco. n.17, 2012.
Gomes, H. G., Dias, S. M., de Medeiros, J. S. N., do Carmo, T. J. A. V., & da Rocha Neto, J. M. (2018). Níveis de conhecimento de pacientes diabéticos sobre a Diabetes Mellitus tipo II. Revista Interdisciplinar, 11(3), 14-21.
Guyton, A. C. (2011). Tratado de Fisiologia Médica/Arthur C Guyton, John E. Hall: tradução Bárbara de Alencar Martins, et al. 12ª ed. Rio de Janeiro: Elsiever.
Machado, L. E., & Campos, R. (2014). O impacto da diabetes melito e da hipertensão arterial para a saúde pública. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, 3(2), 53-61.
Maciel, C.L., Dos Santos, R. M., Filho, M. L., De Assis, I. B., Marins, F. R. (2018). Impacto do diabetes tipo 1 e 2 na qualidade de vida do portador. Revista Saúde em Foco – Edição nº 10.
Martins, M. M. F., & Rodrigues, M. L. (2019). DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE. Revista de Atenção à Saúde, 17(59).
Neves, C. et al. (2017). Diabetes Mellitus Tipo 1. Revista Portuguesa de Diabetes, v. 12, n. 4, p. 159-167.
Nunes, M. (2016). Apoio social na diabetes. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 135-149.
Santos, E. B., Zamai, C. A., Dalla Pria, A. B., & Maria, C. P. (2016). Efeitos de um programa progressivo de exercícios de reabilitação funcional e cardiorrespiratória em obesos, hipertensos e diabéticos. Revista Saúde e Meio Ambiente, 2(1), 1-11.
Skyler, J. (Ed.). (2012). Atlas of diabetes. Springer Science & Business Media.
Sociedade Brasileira de Diabetes. (2015). Tratamento de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-tipo-1/003-Diretrizes-SBD-Tratamento-Criancas-Adolescentes-pg89.pdf>.
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. São Paulo : Editora Clannad, 2017.
Thiollent, M. (2008). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.
World Health Organization. Global report on diabetes., 2016. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204871/1/9789241565257_eng.pdf?ua=1> .
Yamada, A. T. T., Lavras, C., Demuner, M. S., Murro, A. L. B., Tambascia, M., & Ramos, M. D. C. (2011). Manual de orientação clínica: diabetes mellitus. In Manual de orientação clínica: diabetes mellitus (pp. 46-46).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raiane Cristina Mourão do Nascimento, Juliana Farias Vieira, Nathaly Silva Freitas, Rafaela de Souza Santos Carvalho, Remita Viegas Vieira, Zaline de Nazare Oliveira de Oliveira, Letícia Gomes de Oliveira, Giovanni Moura Sotelo, Lenara da Silva Carvalho, Andrei Silva Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.