A percepção dos docentes de biologia sobre o uso das tecnologias no ensino dos componentes curriculares do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão – Campus Barreirinhas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6257

Palavras-chave:

Ensino de ciências biológicas; Educação superior; IFMA; Tecnologias de informação e comunicação; Trabalho docente; Ensino.

Resumo

A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é a nomenclatura usada para se referir à comunicação mediada por instrumentos tecnológicos que oportunizam o acesso e a compreensão dos conhecimentos escolares e científicos do presente século. O objetivo geral desta pesquisa visa conhecer a percepção dos educadores biólogos sobre o uso das TIC no processo de ensino das matérias curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Município de Barreirinhas - MA. Quanto aos procedimentos metodológicos, a estratégia consistiu em um trabalho de leitura analítica e hermenêutica de artigos que tratassem sobre a temática em foco; aplicação de questionários com os sete professores de Biologia do IFMA – Campus Barreirinhas e tabulação das informações oriundas deste estudo. Com a pesquisa constatou-se que os educadores que lecionam os componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Barreirinhas, têm noção do que sejam as TIC, a ponto de usarem e recomendarem o uso destes para outros docentes de instituições de ensino brasileiras. Assim, entende-se que é necessário haver investigações sobre a temática em questão, tendo em vista que essa pode contribuir para disseminação de ideias e práticas que fortaleçam a atuação dos profissionais da educação, além de corroborar com a perspectiva de melhoria da participação dos estudantes, na superação de práticas consideradas “chatas e enfadonhas” e favorecendo os aspectos didáticos e a aplicação de estratégias ativas.

Referências

Alvarez, L. (2017). Ensino a distância 100% virtual amplia opções, mas desafio aumenta. São Paulo-SP. Website Folha. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/07/1904624-mec-atualiza-regras-de-ensino-virtual-mas-desafio-da-qualidade-aumenta.shtml.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2010). Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Filho, A. T. (2007). Os Professores na Educação Superior no Brasil e a Titulação Acadêmica. Pensamento & Realidade, v. 21.

Gil, A.C. (2008). Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas.

Meksenas, P. (2014). Sociologia da Educação. São Paulo-SP: Edições Loyola.

Minozzo, L. C., Cunha, G. F., & Spíndola, M. M. (2016). A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, 1(1), 22-25.

Moraes, R. S., Webber, C. (2017). Uso das Tecnologias da Informação na Motivação dos Alunos para as Aulas de Química. Scientia cum Industria, 5(2), 95-102.

Mororó, D. C. S., & Nascimento, J. M. (2017). Formação docente para o uso das TICs no contexto da educação profissional: por um diálogo com a formação humana integra. Rio Grande do Norte. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A9.pdf.

Downloads

Publicado

20/07/2020

Como Citar

COSTA, B. N.; MONTEIRO, F. da C. L.; COSTA, B. N. A percepção dos docentes de biologia sobre o uso das tecnologias no ensino dos componentes curriculares do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão – Campus Barreirinhas, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e807986257, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6257. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6257. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Objetos Educacionais