Análise da educação básica no município de Cruzeta/RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i2.662Palavras-chave:
Formação; Transformação; Profissional.Resumo
O presente estudo objetiva analisar a educação básica no município de Cruzeta/RN. A metodologia utilizada é qualitativa, consistindo em um estudo de caso com membros da equipe que formam a Educação e também sociedade civil do município. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário disponibilizado através de rede social, contendo quatro questões subjetivas sobre a educação básica. Dentre os resultados encontrados é evidenciado pelos sujeitos que a educação é uma prioridade para o sucesso de uma sociedade e que ela é fundamental para a transformação e desenvolvimento do ser humano como um ser social, criando assim uma base para o conhecimento e uma visão crítica sobre a realidade. Ao final do estudo é evidenciado que a educação básica do município de Cruzeta é considerada boa e vem sendo reconhecida a nível estadual e até nacional, tendo como destaque o cuidado com a estrutura física e com o quadro de professores, além da participação dos alunos em premiações, porém são necessárias algumas melhorias tendo como destaque a qualificação continuada para os professores do município.
Referências
BRASIL. Ministério da educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-fundeb> Acesso em 20 Setembro 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programa e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 abr. 2007.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica com direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento cientifico. 1.ed.7.reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.
FERNANDES, Francisco das Chagas. O Fundeb como política pública de financiamento da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 23-38, jan./jun. 2009. Disponível em:
HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008
LEAL, Telma Ferraz et al. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 187-211, Mar. 2017.
LERIA, Lucinda De Almeida et al . Enem Acessível: Autonomia para a Pessoa com Deficiência Visual Total no Exame Nacional do Ensino Médio. Rev. bras. educ. espec., Bauru , v. 24, n. 1, p. 103-120, Mar. 2018 .
RIBEIRO, Cintya Regina. Pensamento e sociedade: contribuições ao debate sobre a experiência do Enem. Educ. Soc., Campinas , v. 35, n. 127, p. 443-460, June 2014 .
SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
STADLER, João Paulo; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 23, n. 2, p. 391-402, June 2017 .
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
VIGGIANO, Esdras; MATTOS, Cristiano. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 94, n. 237, p. 417-438, Aug. 2013 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.